sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Atividade 12 de Geografia - 9ª série - Anos Finais - Aspectos Gerais do Continente Europeu.

ATIVIDADE 12

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Gerais do Continente Europeu.
Habilidades da BNCC: EF09GE01 / EF09GE02 / EF09GE03 / EF09GE04 / EF09GE05 / EF09GE06 / EF09GE07 / EF09GE08 / EF09GE09 / EF09GE10 / EF09GE11 / EF09GE13

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- A Europa pode ser regionalizada em dois grupos de países. Identifique e descreva os principais aspectos que caracterizam cada um desses grupos. 

2- A Europa Ocidental compreende a porção da Europa que, durante a Guerra Fria, englobou os países que integravam qual bloco geopolítico? E a Europa Oriental? 

3- Podemos afirmar que, no decorrer da história, os limites territoriais dos países do mundo sempre foram estáveis? No caderno, justifique sua resposta com exemplos que podem ser encontrados nos mapas das páginas 18 a 21. 

4- Cite quais conflitos ou embates geopolíticos ocorridos no século XX tiveram mais influência sobre a configuração dos limites territoriais entre os países da Europa. 


5- Em relação à Europa, cite quais são as mudanças territoriais mais recentes no que se refere à configuração de países. 

6- Que fatores estão entre os principais responsáveis por desencadear conflitos territoriais na ex-Iugoslávia, no final da década de 1980? 

7- Quais países se formaram após a fragmentação da antiga Tchecoslováquia, em 1991? Qual a principal causa desse acontecimento?

8- Observe o mapa da colonização europeia e responda:


a) O mapa apresenta as áreas de colonização europeia, entre os séculos XVI e XX. Como esse domínio influenciou na regionalização do mundo em Ocidente e Oriente? 

b) Descreva as principais características do mundo ocidental e indique quais são os fatores responsáveis pelos aspectos culturais comuns entre as nações agrupadas nessa classificação. 

c) De que maneira a divisão entre mundo ocidental e mundo oriental tem se caracterizado no século XXI?

9- Leia os textos para responder às questões propostas.

Texto 1
[...] Na metade do século XIX, muitos europeus e americanos consideravam sua dominância no mundo como prova de superioridade biológica inata, não como indicação de vantagem cultural, tecnológica ou geográfica. França, Grã-Bretanha, Alemanha, Portugal, Bélgica e Estados Unidos usaram essa ideologia racial para justificar a conquista de novos territórios coloniais. [...] BROWN, Cynthia Stokes. Grande história: do big bang aos dias de hoje. Tradução: Vitor Paolozzi. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 321. 

Texto 2
[...] A Europa começou o século [XX] dominando e acabou em segundo lugar. Os vastos impérios ultramarinos cujos governos estavam na Europa Ocidental foram extintos ou continuaram apenas em poucas ilhas distantes, mantidas como curiosidades ou ornamentos. Do desaparecimento desses impérios emergiram várias nações independentes, sobretudo na África e na Ásia, mas muitas delas não sabiam o que fazer com sua independência. No início do século, os Estados Unidos sairiam cautelosamente de seu prolongado isolamento; no fim, prevaleciam como a única superpotência. [...] BLAINEI, Geofrey. Uma breve história do século XX. Curitiba: Fundamento, 2010. p. 305-306.

a) De acordo com o texto I, quais foram as principais causas que levaram potências europeias a colonizar territórios no século XIX? 

b) No século XIX era comum a definição de raças, principalmente na Europa. De acordo com o texto I, de que forma as nações da Europa utilizavam a ideologia racial? 

c) Relacione o conteúdo do texto I com a divisão entre mundo ocidental e mundo oriental apresentada nas páginas 16 e 17.


GABARITO


1ª QUESTÃO

A Europa pode ser regionalizada em Ocidental e Oriental. A Europa Ocidental compreende os países de economia desenvolvida e altamente industrializada, e a Europa oriental agrupa os países com economia menos desenvolvida, representados, sobretudo, por nações ex-socialistas.

2ª QUESTÃO

Integrava o bloco dos países capitalistas, sob a influência dos Estados Unidos. A Europa Oriental, por sua vez, englobava as nações socialistas com a influência da URSS. 

3ª QUESTÃO

3. Ao longo da história, as fronteiras e os territórios nacionais passaram por várias mudanças. Elas ocorreram, por exemplo, em razão da ampliação do território de um país, em virtude da anexação de novas áreas, do desaparecimento de um país ou, então, por causa da criação de um novo Estado.

4ª QUESTÃO

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Guerra Fria.

5ª QUESTÃO

A dissolução e a fragmentação da União Soviética, assim como de vários países sob sua influência no cenário internacional.

6ª QUESTÃO

Entre os principais fatores estão os interesses políticos e os sentimentos nacionalistas das diversas nações que compunham a região dos Bálcãs.

7ª QUESTÃO

A República Tcheca e a Eslováquia, em decorrência do enfraquecimento da União Soviética.

8ª QUESTÃO

A) Para justificar o processo colonial, muitos europeus compartilhavam uma visão de mundo na qual o continente e seus povos eram naturalmente superiores, o que ajudou a consolidar a disseminação de sua cultura e de seus hábitos nas áreas colonizadas. Desse modo, vastas regiões do mundo passaram a ter características culturais que, agrupadas, delimitam o Oriente e o Ocidente.

B) Predominância do Cristianismo, forte influência das culturas europeia e estadunidense.

C) Atualmente, essa divisão tem tido como principal motivo a religião, sobretudo no caso da oposição entre Cristianismo e Islamismo e a atuação de alguns grupos extremistas que se identificam como “inimigos do Ocidente”.

9ª QUESTÃO

A) Europeus e americanos consideravam sua dominância no mundo prova de superioridade biológica. 

B) Para justificar a dominação, no sentido de que, sendo nações superiores, sua dominação das diferentes áreas colonizadas seria um benefício às nações conquistadas. 

C) Em razão do colonialismo e da ideia de superioridade criada pelas potências europeias, o Oriente passou a ser visto como um mundo de culturas inferiores e exóticas, em um contexto que buscava justificar a exploração colonial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário