sábado, 24 de fevereiro de 2024

Atividade 12 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Regiões Geoeconômicas Brasileiras.

  ATIVIDADE 12


Objeto de Aprendizagem: Regiões Geoeconômicas Brasileiras.
Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Existem outras propostas de regionalização do território brasileiro, entre elas a proposta criada, na década de 1960, pelo geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Nela, o geógrafo propôs uma maneira de regionalizar o território brasileiro dividindo- o em três complexos regionais, chamados regiões geoeconômicas.

Você sabe quais são as regiões geoeconômicas brasileiras?


2- Associe corretamente as proposições abaixo às regiões geoeconômicas do Brasil.

I- Corresponde a maior região geoeconômica do país, no entanto a briga somente 12% da população brasileira um aspecto marcante e a presença da floresta amazônica nessa região estão localizadas as áreas pertencentes à fronteira econômica do país onde se destaca a prática das atividades econômicas do extrativismo e da agropecuária.


Que região é essa?


II- Região que abriga área de povoamento mais antigas do país e por onde está distribuída 27% da população brasileira verifica-se grande contraste natural social e econômico entre as porções litorâneas e as áreas do interior dessa região.


Que região é essa?


III- Essa região pode ser considerada a mais a mais desenvolvida economicamente de nosso país apresenta uma atividade agropecuária moderna com ampla rede de serviço e com grande concentração industrial nessa região está concentrada a maior parte da população brasileira aproximadamente 61% dela principalmente em áreas urbanas.


Que região é essa?


3- Observe o mapa abaixo e identifique os estados que compõem cada região geoeconômica do Brasil.

Amazônia:


Nordeste: 


Centro-Sul:


4- Com base no que você estudou, leu e pesquisou, relate um pouco o que você aprendeu sobre cada região geoeconômica do Brasil.


5- Texto 1.

A riqueza dos manguezais

Os manguezais são ecossistemas localizados em zonas costeiras, ou seja, nas faixas litorâneas. Desenvolvem-se em locais onde há o encontro de águas doces com águas salgadas. Um dos mais ricos ambientes naturais, os manguezais são considerados “berçário dos oceanos”. Isso porque essas áreas abrigam fontes de nutrientes que sustentam uma vasta cadeia alimentar composta de diversas espécies, principalmente as de vida marinha, como peixes, crustáceos e mariscos, os quais servem de alimento para os seres humanos. A vegetação dos mangues é composta, principalmente, de árvores com raízes aéreas, adaptadas a locais predominantemente alagados e com presença de lama. Essas árvores formam uma espécie de proteção das zonas costeiras e evitam, por exemplo, a erosão do solo.

No Brasil, os mangues estendem-se do estado do Amapá até Santa Catarina, e são fontes de alimento e renda para povos tradicionais, que retiram seu sustento dessas áreas. Embora sejam repletos de riquezas naturais, os manguezais têm sofrido com diversos problemas ambientais em virtude de sua fragilidade. Esses problemas são causados pelos seguintes fatores: desmatamento, prática do extrativismo animal e vegetal sem controle e respeito pela reposição natural das espécies, aterramento de áreas para a expansão urbana, despejo de lixo e esgoto etc. Portanto, podemos compreender a importância de conservar os manguezais, e também outras formações naturais, a fim de manter o equilíbrio ambiental.


Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.


a) Qual a importância dos manguezais para a vida marinha? E para as populações que vivem desses ambientes? 


b) Os manguezais têm sofrido com diversos problemas ambientais. Em sua opinião, o que pode ser feito para evitá-los?


6- Sobre a história da ocupação brasileira e sua regionalização é correto o que se afirma em:


a) O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo o maior país do mundo em território.

b) A história da ocupação e da formação do Brasil, a partir do povoamento promovido por colonizadores europeus, teve início no século XVI. 

c) O Brasil foi ocupado pela primeira vez pelos portugueses no séc. XVI.

d) O processo de ocupação e organização do território brasileiro teve início na região Norte com a chegada dos portugueses.


7- Sobre o território brasileiro assinale a alternativa falsa.


a) A grande extensão territorial do Brasil abriga variadas características naturais de hidrografia, relevo, clima e tipos de solo. 

b) A inter-relação entre esses elementos naturais favorece a existência de diversas formações vegetais no país. 

c) As formações vegetais do Brasil têm sido intensamente desmatadas por causa da expansão da fronteira econômica no território brasileiro. 

d) As regiões são porções da superfície terrestre delimitadas com base em critérios que podem estar relacionados apenas ao clima.


8- Sobre as regiões geoeconômicas brasileiras analise as proposições se verdadeiras ou falsas.


I- A região Norte Corresponde a maior região geoeconômica do país, no entanto a briga somente 12% da população brasileira.

II- O Nordeste detém a floresta amazônica e nessa região estão localizadas as áreas pertencentes à fronteira econômica do país onde se destaca a prática das atividades econômicas do extrativismo e da agropecuária. 

III- A região nordeste abriga área de povoamento mais antigas do país e por onde está distribuída 27% da população brasileira verifica-se grande contraste natural social e econômico entre as porções litorâneas e as áreas do interior dessa região.

IV- A região Centro-Sul é considerada a mais a mais desenvolvida economicamente de nosso país.

V- O Centro-sul apresenta uma atividade agropecuária moderna com ampla rede de serviço e com grande concentração industrial nessa região está concentrada a maior parte da população brasileira aproximadamente 61% dela principalmente em áreas urbanas.


Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.

b) I, III, IV e V.

c) II, III, IV e V.

d) I, II, IV e V.




GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta: Nordeste, Amazônia e Centro-sul.

2ª QUESTÃO

I- Amazônia. 

II- Nordeste. 

III- Centro-Sul. 

3ª QUESTÃO

Amazônia: Amazonas (AM), Roraima (RR), Amapá (AP), Pará, Tocantins (TO), Rondônia, Acre (AC), parte do Mato Grosso.

Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Paraíba (PB),  Sergipe (SE), Alagoas (AL), Bahia (BA) e parte de Minas Gerais;

Centro-Sul: Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Distrito Federal (DF).

4ª QUESTÃO

A região Norte Corresponde a maior região geoeconômica do país, no entanto a briga somente 12% da população brasileira um aspecto marcante e a presença da floresta amazônica nessa região estão localizadas as áreas pertencentes à fronteira econômica do país onde se destaca a prática das atividades econômicas do extrativismo e da agropecuária. 

A região nordeste abriga área de povoamento mais antigas do país e por onde está distribuída 27% da população brasileira verifica-se grande contraste natural social e econômico entre as porções litorâneas e as áreas do interior dessa região. 

A região Centro-Sul é considerada a mais a mais desenvolvida economicamente de nosso país apresenta uma atividade agropecuária moderna com ampla rede de serviço e com grande concentração industrial nessa região está concentrada a maior parte da população brasileira aproximadamente 61% dela principalmente em áreas urbanas.

5ª QUESTÃO

a) Os manguezais abrigam fontes de nutrientes que sustentam uma vasta cadeia alimentar composta de diversas espécies, principalmente as de vida marinha, como peixes, crustáceos e mariscos, os quais servem de alimento para os seres humanos. Para as populações, os manguezais são fontes de alimento e renda, pois retiram seu sustento dessas áreas.

b) Resposta pessoal.

6ª QUESTÃO

letra B

7ª QUESTÃO

letra D

8ª  QUESTÃO 

letra B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário