terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Atividade 14 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Espaço Urbano e Rural Brasileiro

  ATIVIDADE 14

Objeto de Aprendizagem: Espaço Urbano e Rural Brasileiro
Habilidades da BNCC: EF07GE01 e EF07GE11.


Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

Observe a imagem e responda as questões abaixo.

Fonte: https://imagens.portalzuk.com.br/blog/689/64107038d1726.jpg

1- Observe a fotografia e identifique quais elementos caracterizam o espaço rural e quais caracterizam o espaço urbano no município retratado.


2- Você conhece algumas atividades econômicas em que o Brasil se destaca?


3- Converse com seus colegas sobre isso cite algumas atividades econômicas desenvolvidas no município onde você mora.


4- Observe a imagem.

a) Como se caracteriza o espaço rural do Brasil?


5- Observe a imagem abaixo e responda como é formado o espaço urbano brasileiro?


6- Observe a imagem e explique porque o campo e a cidade dependem um do outro.

Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.


7- Você sabe o que significa a palavra agropecuária? Se sim, explique. Se não, pesquise.


8- Escreva um texto com as seguintes palavras:


Agropecuária – produção – adubo  - fertilizantes – técnicas - melhoramento


9- Leia o texto e escreva o significado das palavras abaixo:


Até meados do século XX, essa atividade foi desenvolvida por meios tradicionais de produção, isto é, pela utilização de arado de tração animal, práticas de queimada para a preparação do solo e utilização reduzida de fertilizantes, adubos e maquinários. A partir da década de 1970, a prática da agropecuária moderna foi ampliada no campo brasileiro, com a utilização de recursos mais avançados tecnologicamente na agricultura, como adubos, fertilizantes, sementes selecionadas, máquinas e implementos agrícolas. Na pecuária, verificou-se melhorias com a introdução de técnicas avançadas na criação de animais, como uso de medicamentos mais eficazes, melhoramento genético, vacinas e rações especiais.


Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.


a) Hectare:

b) implemento agrícola:

c) Melhoramento genético:




GABARITO


1ª QUESTÃO

Resposta: Espaço rural: predomínio de áreas agrícolas e de vegetação. Espaço urbano: predomínio de áreas com construções e algumas áreas com vegetação.

2ª QUESTÃO

Resposta pessoal

3ª QUESTÃO

Resposta pessoal

4ª QUESTÃO

A) Resposta esperada: No espaço rural do nosso país existe um grande número de pequenas propriedades com culturas desenvolvidas por meio de mão de obra familiar. Geralmente, nessas propriedades a produção é destinada ao sustento da família do agricultor, assim como parte dela é comercializada. Boa parte da produção das pequenas propriedades rurais abastece o comércio interno do país. No espaço rural brasileiro existem também grandes propriedades agropecuárias equipadas com maquinários sofisticados e técnicas modernas de produção. Muitas dessas propriedades estão voltadas para a produção de gêneros destinados ao comércio externo ou à indústria.

5ª QUESTÃO

Resposta: Já o espaço urbano brasileiro é formado tanto por pequenas áreas urbanas, como povoados e vilarejos, quanto por cidades de diversas extensões. O Brasil abriga cidades pequenas, médias e grandes, com número variado de habitantes. Em nosso país, a sede de um município está localizada na área urbana, ou seja, na cidade.

6ª QUESTÃO

Resposta esperada: As atividades econômicas realizadas tanto no campo quanto na cidade estão interligadas. A cidade depende do que é produzido no campo, e o campo, por sua vez, depende do que é produzido na cidade. Por exemplo, o algodão cultivado no campo é transformado pela indústria, muitas vezes localizada na cidade, para a produção do fio e, na sequência, do tecido. Com o tecido, são fabricados vestimentas, roupas de cama, toalhas, entre outros produtos que abastecem tanto o campo quanto a cidade. A interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano ocorre com relação às atividades econômicas, mas também em relação às pessoas que vivem em cada um desses espaços. Isso porque muitos moradores do campo trabalham nas cidades, por exemplo, no comércio e vice-versa, ou seja, também existem habitantes das cidades que exercem suas atividades no campo, como veterinários e agrônomos.

A interdependência entre esses dois espaços costuma ser intensificada, por exemplo, com o aumento da produção industrial, que leva a uma demanda maior por matérias-primas. Consequentemente, os agricultores necessitam aumentar sua produção para abastecer a indústria. Os produtores rurais, por sua vez, utilizam novas tecnologias, produzidas nas cidades, para aumentar sua produtividade.

7ª QUESTÃO

Resposta: A agropecuária compreende a prática da agricultura e da pecuária. É uma atividade econômica muito importante no Brasil e ocupa, aproximadamente, 283 milhões de hectares do território brasileiro.

8ª  QUESTÃO 

Resposta possível: Até meados do século XX, essa atividade foi desenvolvida por meios tradicionais de produção, isto é, pela utilização de arado de tração animal, práticas de queimada para a preparação do solo e utilização reduzida de fertilizantes, adubos e maquinários. A partir da década de 1970, a prática da agropecuária moderna foi ampliada no campo brasileiro, com a utilização de recursos mais avançados tecnologicamente na agricultura, como adubos, fertilizantes, sementes selecionadas, máquinas e implementos agrícolas. Na pecuária, verificou-se melhorias com a introdução de técnicas avançadas na criação de animais, como uso de medicamentos mais eficazes, melhoramento genético, vacinas e rações especiais.

9ª QUESTÃO

A) Hectare (ha): unidade de medida que equivale a 10 mil metros quadrados.

B) Implemento agrícola: conjunto de equipamentos utilizados como instrumentos auxiliares às atividades agrícolas, entre elas, a semeadura, o plantio e a colheita. 

C) Melhoramento genético: trabalho técnico-científico desenvolvido com o objetivo de alcançar a melhoria da produtividade, resistência a doenças, entre outros benefícios ao ser vivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário