terça-feira, 31 de outubro de 2023

Atividade 7 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Brasil: Domínios Morfoclimáticos

ATIVIDADE 7

Objeto de Aprendizagem: Brasil: Domínios Morfoclimáticos

Habilidades da BNCC: EF07GE09 / EF07GE11


1- Descreva o bioma abaixo.


2- Complete corretamente os espaços em branco com o nome dos biomas ou a numeração correspondente.

A- FLORESTA AMAZÔNICA
B- CERRADO
C- MATA ATLÂNTICA
D- CAATINGA
E- PAMPAS OU CAMPOS SULINOS
F- PANTANAL
G- ARAUCÁRIAS

Os _____________ correspondem a um tipo de vegetação composta, sobretudo, de gramíneas. No Brasil, eles são encontrados, principalmente, em áreas da região Sul do país, onde o clima é mais frio, e recebem a denominação de Pampas. Quando os Campos se desenvolvem sobre relevos levemente ondulados, recebem o nome de Coxilhas.

Conhecido também por Savana brasileira, o ___________ ocupa uma área de, aproximadamente, 22% de nosso território. A estação seca, em geral, coincide com o período de outono e inverno, entre os meses de abril a setembro, enquanto a estação de chuvas estende-se de outubro a março, no período da primavera e verão. Além de gramíneas, a vegetação do Cerrado apresenta principalmente árvores de pequeno porte e arbustos com cascas grossas e retorcidas, assim como formações arbustivas e florestais, conhecidas como Cerradão.

A _____________ é encontrada na região Sul do Brasil, onde predomina o clima subtropical. Essa formação vegetal é marcada pela presença da araucária ou pinheiro-do-paraná, árvore alta que pode atingir de 10 a 35 metros de altura, com folhas longas e pontiagudas.

O ________________ desenvolve-se em uma grande área de planície que se estende do sudoeste do estado do Mato Grosso a oeste do Mato Grosso do Sul. A área onde está localizado o Pantanal forma a maior planície alagada do mundo, em razão do transbordamento dos rios no período das chuvas. Esse bioma abriga uma grande variedade de espécies vegetais, como plantas típicas de formações da Floresta Amazônica, do Cerrado e até mesmo da Caatinga. A piúva (ipê-roxo) é a árvore-símbolo da vegetação do Pantanal.

A _____________ ocupa uma área de aproximadamente 11% do território brasileiro. Suas formações vegetais são adaptadas às condições do clima semiárido existente na região onde se desenvolve. Entre as diversas espécies que compõem a flora da Caatinga, estão algumas plantas arbustivas de raízes profundas ou que possuem espinhos, mecanismos que auxiliam sua manutenção em razão da falta de água do ambiente.

A _______________ se desenvolve em áreas de clima quente e úmido, e apresenta grande biodiversidade: por volta de 13% dos tipos de plantas conhecidas atualmente no mundo. Ocupando 49% do território brasileiro, ela é composta de árvores de porte pequeno, médio e grande. As de grande porte chegam a ultrapassar 40 metros de altura.

A ____________ desenvolve-se em uma faixa que se estende do litoral do Nordeste ao litoral do sul do Brasil, com uma largura variável, ora próxima ao litoral, ora adentrando o interior. Em sua extensão litorânea, recebe o nome de Mata Atlântica. Essa formação vegetal recebe influência dos ventos úmidos vindos do oceano e abriga grande quantidade de bromélias, orquídeas e samambaias.

3- Descreva o domínio morfoclimático abaixo.


4- Descreva o domínio morfoclimático abaixo.


5- Descreva o domínio morfoclimático abaixo.



GABARITO

1- A Caatinga ocupa uma área de aproximadamente 11% do território brasileiro. Suas formações vegetais são adaptadas às condições do clima semiárido existente na região onde se desenvolve. Entre as diversas espécies que compõem a flora da Caatinga, estão algumas plantas arbustivas de raízes profundas ou que possuem espinhos, mecanismos que auxiliam sua manutenção em razão da falta de água do ambiente.

2- E, B, G, F, D, A, C

3- A vegetação litorânea (mangue) desenvolve-se na faixa costeira do nosso território e constitui-se, principalmente, de formações de manguezais. O mangue caracteriza-se por espécies arbustivas desenvolvidas em ambientes de encontro entre a água dos rios e dos mares. Essas espécies estão adaptadas aos altos teores de salinidade e, nos períodos de maré baixa, deixam expostas suas raízes. A vegetação litorânea também é composta de vegetações arbustivas que se desenvolvem em áreas de restinga e de plantas rasteiras como as gramíneas.

4-  Resulta de uma associação de ambientes diferentes. Pode ser constituída por árvores de até 12 m de altura, por alguns tipos de vegetação aquática ou por gramíneas, que se desenvolvem em solos extremamente arenosos. Estende-se ao longo da costa brasileira, geralmente entre uma lagoa e o mar

5- A Mata dos Cocais localiza-se na faixa de transição entre o clima úmido da Floresta Amazônica e o clima seco da Caatinga. Tanto o babaçu quanto a carnaúba são palmeiras economicamente importantes na região dos cocais, pois são amplamente aproveitadas: o caule, como madeira; o coco, para extração de óleo; e as folhas, para a produção de fibras vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário