sábado, 28 de outubro de 2023

Atividade 4 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Território e regionalização

ATIVIDADE 4

Objeto de Aprendizagem: Território e regionalização

Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11


1- As paisagens de nosso país retratam a organização do território brasileiro. Analisando essas paisagens, podemos identificar elementos que contam os processos históricos que resultaram na organização atual. Isso porque é possível observar nelas elementos do passado e do presente que nos auxiliam na compreensão da dinâmica do espaço geográfico brasileiro. Veja um exemplo na fotografia abaixo.


Na paisagem, podemos observar o centro histórico do Rio de Janeiro (RJ), 2018, com construções que marcam o processo de ocupação ocorrido no Brasil. Elas convivem lado a lado com novos elementos criados no dinâmico processo de transformação do espaço geográfico brasileiro.

a) No município onde você vive é possível observar paisagens em que existam elementos novos e antigos? 

b) Quais transformações esses elementos revelam na paisagem? 

2- Observe a imagem abaixo com os pontos extremos no mapa do Brasil.


a) Anote, também no caderno, quais são os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro.

B) Com relação à linha do equador, a maior parte do território brasileiro está localizada em qual hemisfério?

3- Explique a diferença entre limite e fronteira.

4- Utilize as palavras-chave a seguir para descrever, no caderno, as principais características da ocupação e organização do território brasileiro em cada período.


5- Ouro Preto tornou-se oficialmente cidade em 1823, em decorrência da atividade mineradora nas jazidas de ouro encontradas nos morros e córregos que circundam a cidade. Grande parte das edificações dessa cidade data dos séculos XVIII e XIX, como o edifício onde está instalado o Museu da Inconfidência, que teve sua construção concluída em 1855.


a) Descreva a paisagem mostrada.

b) Qual a relação entre a criação da cidade de Ouro Preto e a ocupação e organização do território brasileiro no século XVIII?

c) De acordo com o que você estudou, que outra atividade econômica se destacou na ocupação do norte do nosso país, também nesse mesmo século?


GABARITO

1- A) Resposta Pessoal.

B) É possível identificar o processo de transformação da paisagem ao longo do tempo, com a construções de prédios atuais e a preservação da igreja, patrimônio antigo.

2- A) Norte: Monte Caburaí; Sul: Arroio Chuí; Leste: Ponta do Seixas; Oeste: Serra da Contamana.

B) A maior parte do território brasileiro encontra-se no Hemisfério Sul, com relação à linha do equador.

3- O limite determina e separa os domínios de dois ou mais territórios, como de um país, estado ou município. Pode ser um marco natural (rio, montanha) ou um marco artificial, construído pelo ser humano (rua, estrada, obelisco). Quando nos referirmos a fronteiras, estamos mencionando uma faixa de terra que se estende ao longo da linha do limite.

4- Foi no século XVI, na faixa litorânea brasileira, que a ocupação portuguesa teve início, com a intensa exploração do pau-brasil e da produção do açúcar. As primeiras vilas e cidades formadas próximo ao litoral foram São Vicente, Olinda e Salvador. A atividade mineradora no Brasil teve início no século XVIII, nos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. As descobertas das jazidas de ouro e diamante incentivaram a ocupação do interior do país. No século XX, ocorreram diversas transformações no território brasileiro, entre elas o processo de industrialização e o de urbanização. Nesse período, também se ampliaram as vias de transporte tendo em vista as necessidades das atividades industriais, assim como de integração entre várias partes do território brasileiro.

5- A) A paisagem retrata construções antigas, como casas e igrejas da cidade de Ouro Preto. Também é possível verificar morros cobertos com vegetação.

B) A cidade de Ouro Preto foi um dos núcleos populacionais surgido em torno da atividade mineradora, com base na exploração das jazidas de ouro nos morros e córregos em suas proximidades.

C) A exploração de produtos nativos, chamados drogas do sertão, na região Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário