domingo, 24 de outubro de 2021

CAMINHOS PARA GARANTIR A SEGURANÇA PATRIMONIAL NO BRASIL


FONTE DA IMAGEM: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fmaxcomseguranca.com.br%2Fseguranca-patrimonial-como-voce-pode-proteger-seus-bens%2F&psig=AOvVaw1Sq6zWP0ALJkmsrivzuHoM&ust=1635175601470000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCJjk2_ut4_MCFQAAAAAdAAAAABAD


Os recentes episódios de deterioração de museus no Brasil representa, em primeira instância, a destruição de elementos culturais e identitários da nação e revelam um grande descaso governamental para com essas instituições. Posto isso, a situação pode ser fortemente freada frente à adoção de políticas públicas preocupadas com a garantia de segurança patrimonial e cultural do Brasil, bem como o debate sobre as consequências de uma não efetivação dessas políticas.

   Sob essa perspectiva, é pertinente apontar que, embora hajam programas e órgãos de fiscalização dos materiais histórico-culturais, estes não cumprem com seu papel principal - defender a memória do Brasil. Com efeito, José Mattoso, historiador brasileiro afirma a importância da história para a compreensão da realidade de um povo baseada na análise de suas produções culturais em um dado contexto. Dessa maneira, contrariando a importância dada pelo historiador, a negligência empregada pelos governantes está corroendo rapidamente os símbolos do país.

   Além disso, a problemática em questão escancara diversos resultados danosos à constituição da história da sociedade. Sob essa ótica, incidentes como o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018, denunciam a violência simbólica da qual a produção cultural é vítima. Nesse viés, mobilizações populares em torno do acidente, aludem sobre a necessidade de um intervencionismo estatal que proteja os outros espaços culturais que se encontram em situação análoga ao que foi incendiado em 2018 para que haja maior percebimento sobre o perigo de se perder todo o conteúdo que forma uma nação: sua história.

   Portanto, o Estado deve intervir rapidamente, criando planos de controle sobre a proteção dos patrimônios brasileiros e, por meio de investimentos governamentais em controle desses espaços, aumentar o número de museus equipados com segurança contra incêndios, pragas, inundações, com o objetivo de preservar adequadamente a herança que os museus resguardam. Somente adotando essas ações é que será possível garantir a segurança dos patrimônios no Brasil.

Por Victor Hugo Barbosa Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário