domingo, 24 de outubro de 2021

MODELO DE PROJETO PARA AULA DE CAMPO DE GEOGRAFIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

2ªCREDE – ITAPIPOCA

ESCOLA: EEEP FLÁVIO GOMES GRANJEIRO


AULA DE CAMPO


Tema: Visita aos biomas da caatinga e manguezal, Usina Eólica de Trairi, APA do Campo de Dunas de Trairi, Barra do rio Mundaú e Museu do mar.


  1. Subtítulo: Domínios morfoclimáticos / Biomas

  2. Público: Alunos do 1º Ano (A, B e C)

  1. Data: 06 e 07/11/2019

  2. Professores responsáveis: Diego Aragão e Jorge.

  3. Professores parceiros: Alberto Martins, Patrícia, Aurélio, Francilma Mendes, outros.


  1. Justificativa: Sabendo da necessidade de associar teoria à prática pretende-se promover a interação dos alunos com o meio físico relacionado ao conteúdo de domínios morfoclimáticos bem como a interdisciplinaridade das disciplinas da base comum envolvendo temas paralelos, como o estudo de energia, relevo e biota marinha. Além de proporcionar aos alunos uma aula diferente, as aulas de campo também são um instrumento fundamental no processo de ensino aprendizagem.


  1.  Objetivos:

  • Relacionar teoria à prática.

  • Compreender e maximizar os conteúdos estudados em sala sobre biomas, biota marinha, energia, geomorfologia e educação ambiental.

  • Dinamizar as aulas de geografia e biologia proporcionando ao aluno o contato direto com instrumentos naturais que auxiliam na aprendizagem.

  • Proporcionar a interdisciplinaridade.


  1. Detalhamento do percurso:

  2. Horário da saída: 7h e 30min

  3. Horário da chegada: 18h e 30min.

  4. Percurso: Primeiramente os alunos serão levados para o Distrito de Salgado dos Moreiras no município de São Gonçalo do Amarante para o estudo da caatinga. Em seguida seguirão viagem para a Usina Eólica de Trairi e para Barra do rio Mundaú, onde obterão aula prática sobre relevo, geomorfologia, educação ambiental e biota marinha. Ás 11:30 seguirão para o almoço na Escola Profissional de Trairi. Por volta das 13 horas os alunos serão encaminhados para a foz do rio Mundaú onde serão levados de catamarã para o manguezal. A aula terminará por volta das 16:00 com um momento de lazer para os educandos. 

Paraipaba, 05 de novembro de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário