domingo, 24 de outubro de 2021

A PRÁTICA DE ESPORTES

 A PRÁTICA DE ESPORTES

FONTE: https://ifce.edu.br/tiangua/noticias/if-de-tiangua-abre-inscricoes-para-jogos-de-integracao/qual_esporte_voce_pratica_p.jpg/@@images/image.jpeg

Mesmo que a prática esportiva seja reconhecida com uma ferramenta de inclusão social, de desvencilhamento de estigmas e por proporcionar melhor qualidade de vida, é, ainda hoje, alvo de diversos impasses que dificultam sua difusão. Valendo-se disso, esses impasses podem ser minimizados através de uma ação estatal mais sólida e, além disso, o debate sobre as consequências que residem na não prática dessas atividades deve ser incentivado.

Sob essa perspectiva, é correto apontar a ineficiência do Estado em promover a universalização do esporte e, por essa razão, o distanciamento de grupos sociais. Com efeito, segundo o contratualista Thomas Hobbes, que afirmava o Estado como unificador e capaz de gerar segurança social, estaria nesse sentido, entrando em desconformidade com o que se propõe a fazer, uma vez que não consegue fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social. Nesse viés, é necessário compreender o esporte como importante forma de inclusão social, mas que infelizmente não tem tido seu valor reconhecido.

Outrossim, ter contato com histórias de superação por meio do esporte facilita a incorporação desse bem na sociedade. Sendo assim, histórias como a de José Aldo, lutador brasileiro, são importantes pois guiam e mostram como o esporte como elemento articulador de cidadania e, principalmente, dignidade. Em contrapartida, caso não reconhecido o problema ou se este não for solucionado, casos como o de Aldo não tornarão a se repetir e as lacunas sociais e econômicas que existem não deixarão de existir. Sendo assim, para que haja a descontinuação desses obstáculos para garantir o esporte é preciso que exista uma efetiva mobilização estatal.

Portanto, o Ministério da Cidadania deve criar polos poliesportivos municipais - ou intermunicipais -, por meio da ampliação da Política Nacional do Esporte, com o objetivo de tornar possível a prática dessas atividades e sejam aproveitados todos os seus inúmeros benefícios, que abrangem a inclusão social, por exemplo. A partir dessa alteração, histórias como a de José Aldo terão todos os insumos para se repetirem.

Por Victor Hugo Barbosa Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário