domingo, 24 de outubro de 2021

A MOBILIDADE URBANA

A MOBILIDADE URBANA

FONTE DA IMAGEM: https://jornalvr.com.br/wp-content/uploads/2019/05/8IBImobilidade.png


 A Política Nacional de Mobilidade Urbana prevê a universalidade do direito de ir e vir, porém a mobilidade urbana no cenário nacional não se configura de maneira homogênea, privando parcela da população desse direito. Posto isso, para atenuar essas disparidades é preciso entender como a urbanização brasileira aconteceu, bem como reforçar o debate sobre as consequências da urbanização, com ênfase nos problemas de deslocamento e mobilidade nos centros urbanos.

   Sob essa perspectiva, é coerente entender que a urbanização do Brasil foi acompanhada de uma agressiva industrialização, ambas muito rápidas e, por essa razão, não houve um correto planejamento. Com efeito, o geógrafo Milton Santos afirmava que por não ter havido um planejamento, as cidades cresceram de uma maneira descontrolada, possibilitando o surgimento de problemas de mobilidade, por exemplo. Nesse viés, a segregação dos meios de transporte é fruto dessa ligeira - e desorganizada - urbanização. Tal fato se explica, em partes, pela gentrificação, termo que designa o alheamento das camadas com menor poder aquisitivo da eficaz cidadania e, nesse caso, da eficaz mobilidade.

   Além disso, o deficiente e desigual acesso aos meios de locomoção escancara problemas como a negligência com problemas ambientais e sociais. Dessa forma, os incentivos para a aquisição de transportes individuais sugerem o abandono de transportes coletivos, e a ainda maior poluição. Por outro lado, os sucessivos aumentos dos preços de passagens dos transportes coletivos dificultam ainda mais a locomoção da população, uma vez que uma parcela significativa dos brasileiros é dependente desses transportes. Nesse sentido, a não alteração no caráter segregacionista proporcionará a permanência do mal.

   Portanto, o Ministério da Infraestrutura deve, imediatamente, se envolver com políticas públicas eficientes que, por meio de benefícios e incentivos fiscais, possibilitem uma maior diversidade e sustentabilidade dos meios de transportes, e assim possa, finalmente, atender a todas as exigências de diversas camadas sociais. Somente se adotadas essas ações, o problema com a mobilidade urbana e seu caráter de exclusão será extinguida da sociedade brasileira.

Por Victor Hugo Barbosa Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário