domingo, 15 de julho de 2018

PROVA SOBRE PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, GUERRA FRIA, GUERRA DA COREIA E GUERRA DO VIETNÃ


TEXTO 1
POR QUE EXISTEM AS GUERRAS?
Marcial Salaverry

Eis uma pergunta que nunca ninguém, jamais, em tempo algum, foi capaz de responder, apesar de que sempre se discutiu muito sobre a guerra, ou melhor, sobre as guerras, sem que se pudesse chegar a uma conclusão conclusiva sobre seus como e porquês.  Nunca se soube quais as reais causas. Ou seja, além da mais plausível das hipóteses, ou seja, as guerras devem-se à imbecilidade humana.
Voltando na História do Mundo, é fácil chegar-se à conclusão de que em todas as guerras havidas, não se conseguirá analisar o real porque dela ter começado.
Antigamente, guerreava-se muito por questões religiosas, e as Cruzadas que o digam.  Mas o fator religioso era mero subterfúgio.  O real motivo sempre foi a ambição exacerbada de alguém, com o desejo de dominar outros povos, e talvez o mundo.
Houve muitos tiranos que assumiram abertamente que seu único desejo era submeter a seu jugo todos os povos.  Seu sonho delirante era dominar o mundo.  Esses pelo menos foram coerentes, assumiram perante a História que o real motivo que os levou à guerra, era assumir a liderança mundial sem restrições.  Mesmo que apenas reinasse sobre ruínas.  Mas seria ele o “Dono do Mundo”.  Embora destruído, mas seria o “seu mundo”.
Agora esses mesmos motivos ficam ocultos sob a pretensa alegação de devolver a liberdade, ou de eliminar dissensões internas... Enfim, sob uma capa de magnanimidade, o mesmo velho e surrado motivo, que é simplesmente dominar.  Sempre a desenfreada ambição do poder. Sobre a guerra, recebi de L’Inconnu, uma mensagem bem adequada, principalmente analisando bem a realidade das guerras modernas:
"A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas que não se massacram." Uma grande verdade, pois os soldados que são enviados para o front, em sua maioria, não sabem o que estão fazendo lá. Apenas que precisam se defender de outros que vão tentar matá-los.  Não sabem quem são seus inimigos.  Apenas sabem que seus chefes disseram que eles precisam ser patriotas.  E que lhes disseram que precisam ser heróis e morrer pela Pátria.
Esqueceram de acrescentar que o verdadeiro heroísmo seria viver pela Pátria, trabalhando pela Paz, mas isso não convém àqueles "que se conhecem, mas que não se massacram...". E assim sendo, pode-se concluir que se guerreia por nada, simplesmente pelo prazer de matar...

1. Assinale a alternativa que indica o principal motivo responsável por ocasionar a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
(A) Descoberta de novas culturas com riquezas específicas.
(B) Divergências políticas e econômicas entre as nações.
(C) Nacionalismo impregnado aos alemães por Hitler.
(D) Descontentamento com o neocolonialismo na África e América.
(E) Expansão territorial e busca por novos mercados consumidores.
  

2. LEIA O TEXTO

“O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, era liberalismo.”

Com base nas características do capitalismo assinale o item INCORRETO.
(A) Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal, além do trabalhador receber um salário em troca do seu trabalho.
(B) Toda negociação é feita com dinheiro. O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).
(C) Os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade pública, ou seja, são de todos.
(D) A produção de mercadorias é efetivada originando um valor agregado ao produto que viabiliza o lucro.

3. Observe os mapas.
  


Após a Primeira Guerra Mundial a Europa obteve uma nova configuração geográfica com o surgimento de novos países. Assinale a alternativa que indica apenas novos países que surgiram pós 1918.
(A) Letônia, Lituânia e Polônia.
(B) Itália, França e Portugal.
(C) Alemanha, Áustria e Finlândia.
(D) Irlanda, Espanha e Grécia.
(E) Iugoslávia, Turquia e Itália.

4- São características do Tratado de Versalhes, exceto:

a) determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.
b) Devolução da Alsácia-Lorena a França.
c) Indenização pelos prejuízos da guerra.
d) a Alemanha perdeu todas as suas colônias [na Africa e no Pacífico]
e) Apesar das imposições do Tratado de Versalhes a Alemanha continuou crescendo economicamente.

5. Analise a imagem e assinale a alternativa incorreta.

EXPLOSÃO DE BOMBA ATÔMICA NA 2ª GUERRA MUNDIAL

(A) Dentro dos primeiros 2 a 4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil em Nagasaki.
(B) A Segunda Guerra foi o maior conflito no sec. XX, porém não ultrapassou o total de mortos na Primeira Guerra.
(C) entre 1941 a 1945 a força do eixo sofre constantes derrotas, principalmente com a entrado dos EUA na guerra.
(D) O conflito teve fim em 1945 com a rendição da Alemanha, Japão e Itália.
(E) Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí).

6. Observe a imagem.

A Guerra Fria dividiu o globo em duas vertentes, de um lado o mundo capitalista defendido por EUA e, do outro, o mundo socialista representado pela União Soviética. Nesse período o globo configurou-se em:
(A) Unipolar.
(B) Apolar.
(C) Bipolar.
(D) Multipolar.

 7. Leia o texto.
“As estimativas para o total de mortos na guerra variam, pois muitas mortes não foram registradas. A maioria sugere que cerca de 60 milhões de pessoas morreram no conflito, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. Somente na Europa, houve 36 milhões de mortes, sendo a metade de civis. Muitos civis morreram por causa de doenças, fome, massacres, bombardeios e genocídios
 deliberados.
A União Soviética perdeu cerca de 27 milhões de pessoas durante a guerra, quase metade de todas as mortes da Segunda Guerra Mundial. Um em cada quatro cidadãos soviéticos foram mortos ou feridos nesse conflito.”

O texto é uma referencia a Segunda Guerra mundial que culminou em uma nova ordem Bipolar. De um lado, os países capitalistas e do outro, os países socialistas. Com base nas informações assinale a alternativa que não caracteriza o socialismo.
(A) Falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia e com salários controlados pelo Estado.
(B) Fábricas, fazendas, bancos e outros meios de produção controlados pelo governo.
(C) Sistema de educação e saúde são inteiramente públicos.
(D) Liberdade econômica (livre concorrência), preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura e a existência de classes sociais.

8. Após a Segunda Guerra Mundial, os EUA estruturaram uma organização militar com o objetivo de estabelecer uma aliança de defesa contra o avanço socialista, criado em 1949:
(A) o Comecom
(B) o Kominform
(C) o Pacto de Varsóvia
(D) o Plano Marshall
(E) a Otan


9. Observe a imagem. 



A viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX.
Esse acontecimento teve grande significado político em função da conjuntura da época, marcada pela:
(A) aliança militar entre países não alinhados
(B) bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista
(C) coexistência pacífica entre regiões descolonizadas
(D) concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas

10- Responda os itens se socialismo ou capitalismo.
a) O Estado intervém de maneira permanente e eficiente na realização das atividades econômicas e sociais e controla os preços e os salários dos trabalhadores. ___________________________________SOCIALISMO
b) Este é o principal objetivo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado (trabalhadores).___________________________________CAPITALISMO
c) Distribuição de renda significa que tudo o que é produzido pela sociedade deve ser igualmente distribuído entre todas as pessoas. O lucro da produção é controlado pelo Estado e dividido entre os trabalhadores._______________________SOCIALISMO
d) Toda a estrutura produtiva de terras, empresas e máquinas é propriedade coletiva, de cooperativas ou empresas públicas. Essa estrutura é administrada pelo Estado, assim como todo o processo de produção de bens e serviços.____________________________SOCIALISMO
e) O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores (proletariado) tem o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.____________________________CAPITALISMO
f) Nesse sistema, os sistemas produtivos pertencem a uma pessoa ou a um grupo, de maneira geral.  Estes são bens particulares ou áreas de utilização individual.___________________________CAPITALISMO
g) Inexistência de sistema de classes. ___________________________________SOCIALISMO
h) Também é responsabilidade do Estado fazer o controle do valor e do pagamento dos salários. A economia planificada também é chamada de estatização da economia. ___________________________________SOCIALISMO
i) Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.______________________CAPITALISMO
j) A divisão de classes determina dentro do processo de trabalho coletivo, o lado que detém o poder e o lucro e o lado de quem trabalha para a produção deste lucro. __________________________________CAPITALISMO

11. A criação da Organização das Nações Unidas aconteceu em decorrência
(A) do fracasso da Liga das Nações após a Segunda Guerra Mundial
(B) da necessidade de uma diplomacia regional durante a Guerra Fria
(C) da união das potências bélicas mundiais ao final da Primeira Guerra Mundial
(D) do enfraquecimento da economia europeia durante a década de 1990

12. A imagem é uma referência ao Conselho de Segurança da ONU, que tem como membros
permanentes:















(A)   Brasil, Argentina, EUA, França e Itália.
(B)   EUA, Rússia, Reino Unido, China e França.
(C)   Japão, China, Alemanha, União Soviética e EUA.
(D)  Rússia, EUA, Brasil, China, França e Irã.

Leia o texto

“Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco iminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.
Uma das causas da guerra foi a divisão ocorrida em seu território, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos.
Após diversas tentativas de derrubar o governo do Sul, o Norte invadiu o Sul em 25 de junho de 1950 e conquistaram Seul (capital).
Logo após a invasão, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os soldados no Norte, e devolver o comando de Seul para os sulistas.
Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar o Norte.
Sangrentos conflitos ocorreram, provocando a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis.
Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra o Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição. Em 28 de março de 1953, o Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas. Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.

13- O texto se refere a Guerra:
a) do Vietnã.
b) da Coreia.
c) do Golfo.
d) do Iraque.
e) do Kwait.

14- A ordem mundial atual pode ser destacada pela consolidação dos Estados Unidos como a grande potência militar e a presença desse país ao lado de outras lideranças (UE e China) que se apresentam como grandes potências econômicas. Se seguirmos essa linha de raciocínio, podemos dizer que vivemos em um mundo:
a) unipolar
b) apolar
c) pluropolar
d) multipolar
e) bélico-econômico

15- Observe o mapa abaixo e assinale a alternativa correta:

O mapa indica:
a) a zona de conflito entre as duas Coreias.
b) os espaços de transporte clandestino de imigrantes norte-coreanos que deixam ilegalmente o país.
c) a fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do sul, estabelecida após o Armistício de Panmunjom, localizada no 38º paralelo.
d) O projeto de um estreito marítimo que dividiria geograficamente as duas coreias e que seria utilizado para facilitar a navegação.
e) A zona militar norte-coreana, cujos mísseis já estão apontados para os rivais sul-coreanos.

16- A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado:
a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistência Econômica Mútua;
b) Guerra Fria;
c) Terceira Guerra Mundial;
d) Guerra de Posição;
e) Nova Política Econômica (NEP).

17- A chamada Nova Ordem Mundial, que marcou o final do século XX, é caracterizada por uma série de importantes acontecimentos, EXCETO:
a) A queda do Muro de Berlim.
b) A implosão da União Soviética.
c) A redemocratização da Europa Oriental.
d) A reunificação da Coréia.
e) O fim da Guerra Fria.


GABARITO:

1E / 2C / 3A / 4E / 5B / 6C / 7D / 8E / 9B / 11A / 12B / 13B / 14D / 15C / 16B / 17D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário