quinta-feira, 19 de julho de 2018

IDH

1- O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano que mede o grau de desenvolvimento de cada país levando em consideração os seguintes critérios:
a) Educação, saúde e segurança.
b) Infraestrutura, saúde e educação.
c) Renda, Empregabilidade e Saneamento básico.
d) Saneamento básico, escolaridade e expectativa de vida.
e) Expectativa de vida, Escolaridade e Renda per Capita.


2- Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Áustria e Coreia do Sul
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, China e Estados Unidos


3- Verifique os dados apresentados a seguir.




Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:

a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.
b) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.
c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.
d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.
e) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.


4ª (FGG – CH) Observe o mapa sobre IDH mundial.
Levando em consideração os dados referentes para o desenvolvimento das necessidades básica de uma população e, ainda, os dados apresentados no mapa, podemos concluir corretamente que *




A) Argentina e Arábia Saudita, apesar de apresentarem diversos problemas de ordem social, enquadram-se entre os países com o IDH muito elevado.
B) O único país da América do Sul a apresenta o IDH muito elevado é a Argentina.
C) Austrália, Estados Unidos e Canadá apresentam IDH muito elevado em virtude dos altos investimentos empregados em saúde e educação, não apresentam problemas sociais.
D) Brasil, China, Rússia e Índia apresentam baixo médio IDH, tendo em vista que ambos ainda apresentam diversos problemas sociais.
E) Níger, Chade e Sudão apresentam IDH médio em virtude dos problemas de ordem social, cultural e político.

5ª (FGG – CH) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade EM DETERMINADOS QUESITOS. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.


Dentre os fatores avaliados pelo IDH pode-se mencionar, corretamente: *

A) a taxa de desemprego que está diretamente relacionada com a desocupação, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.
B) o indicador educação que se refere à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país.
C) a taxa de mortalidade que representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local.
D) a taxa de fecundidade que é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo (45 anos em média), mantidas constantes as taxas observadas na referida data.
E) a taxa de natalidade que representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Esse quesito reflete as condições de sobrevivência da população e o grau de saneamento básico.

6ª (FGG – CH) Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. No critério economia, os países desenvolvidos são caracterizados por apresentarem *

A) pouca ou nenhuma infraestrutura em setores fundamentais como transporte, educação, saúde e saneamento básico.
B) saúde de baixa qualidade e alta taxa de mortalidade, o que faz a expectativa de vida ser baixa. São países instáveis com diversos conflitos sociais internos, corrupção exacerbada, grande desigualdade social, alto índice de desemprego o que alavanca a pobreza.
C) baixíssimo desenvolvimento econômico, social e tecnológico, além de obter IDH muito baixo, com investimentos precários em educação e, por isso, apresentam alta taxa de analfabetismo.
D) alto desenvolvimento econômico, social e tecnológico, elevado IDH, com destaque para um alto nível de escolaridade, grandes investimentos em pesquisa e tecnologia, alta expectativa de vida devido aos grandes investimentos em saúde e baixo índice de pobreza.
E) crescimento econômico elevado apesar de haver problemas sociais moderados, ao mesmo tempo que se desenvolvem tecnologicamente e economicamente, apresentam índices sociais médios, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

7ª (FGG – CH) Observe a imagem abaixo.

A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo, sendo a principal responsável por ocasionar grandes efeitos negativos, principalmente, sobre a população com menor poder aquisitivo que ficam à margem da sociedade propiciando a favelização, aumento da criminalidade, desinformação, desemprego, entre outros.

Cite 5 causas responsáveis pela exclusão social e o distanciamento econômico entre ricos e pobres. *



Sua resposta


GABARITO:

1E / 2E / 3E / 4A / 5B / 6D / 7 ABERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário