ATIVIDADE 2
Objeto de Aprendizagem: Sustentabilidade e Meio Ambiente
Habilidades da BNCC: EF09GE02 / EF09GE13 / EF09GE14 / EF09GE15 / EF09GE17
1- Analise as imagens abaixo e responda qual delas exibe uma prática socioeconômica mais sustentável? Por quê? Que princípios da sustentabilidade parecem estar sendo violados nas outras imagens?
A.
B.
C.
E.
D.
2- Faça uma pesquisa em jornais e na internet a respeito da situação da Agenda 21 na cidade onde você mora. Verifique se ela está sendo implantada, quais os principais avanços alcançados, as maiores dificuldades encontradas, entre outros.
3- O lixo eletrônico: e-lixo
Conhecido como e-lixo, o lixo eletrônico ou tecnológico se refere aos rejeitos provenientes de equipamentos eletroeletrônicos: eletrodomésticos, celulares, computadores, impressoras e periféricos, aparelhos de vídeo e som, ferramentas e brinquedos que são descartados pelos usuários. Principalmente a partir da década de 1980, por falta de um destino adequado, esses materiais passaram a ser incinerados ou depositados em lixões. Como o tempo de vida médio de um computador varia de 4 a 5 anos, e o de um aparelho celular, entre 1 e 2 anos, o volume de e-lixo tende a aumentar drasticamente nos próximos anos. Em 2016, por exemplo, cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas no mundo. Entre os componentes do e-lixo estão metais pesados tóxicos, prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Recentemente, algumas empresas, ONGs e outras instituições começaram a tomar medidas para dar um destino adequado ao e-lixo. No Brasil, existe o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP, cujo objetivo é reaproveitar 98% dos componentes de computadores, celulares e impressoras. Outra iniciativa importante ocorre em Londrina, no norte do Paraná, onde a ONG E-Letro trabalha para recuperar computadores que possam servir a órgãos públicos, escolas, creches ou entidades assistenciais. Assim, a ONG busca diminuir os danos causados pelo e-lixo no meio ambiente e ainda promover a inclusão digital.
a) De acordo com o texto, o que é e-lixo? Como ele é gerado e como vem aumentando?
b) Como o e-lixo pode prejudicar o ambiente e os seres humanos?
5 linhas
c) Conversem na sala de aula sobre o consumo e descarte de produtos eletrônicos ou tecnológicos. Vocês já descartaram algum produto que estava em boa condição de funcionamento apenas para adquirir um modelo mais moderno?
d) Na opinião de vocês, como deveria ser o descarte adequado de produtos eletrônicos ou tecnológicos?
Gabarito
1- A. Energia eólica – limpa e renovável.
B. Termoelétrica – energia não-renovável e altamente poluente.
C. Trânsito em grande cidade. A queima da gasolina e de outros combustíveis fósseis emite alta concentração de CO2 na atmosfera.
D. Queimadas. Além de extinguir a biota contribui para o empobrecimento do solo e poluição atmosférica.
E. Energia Solar. Limpa e renovável.
2- Resposta pessoal.
3- a) O e-lixo é o lixo eletrônico gerado pela substituição acelerada de aparelhos eletrônicos, que rapidamente ficam defasados diante das inovações tecnológicas. Estima- se que anualmente ocorra um aumento de 40 mil toneladas de produtos eletrônicos descartados no planeta.
b) O e-lixo apresenta peças e componentes feitos com metais pesados cuja toxicidade acarreta sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. O chumbo, o mercúrio e o cádmio presentes nos componentes de computadores podem causar diversos danos à saúde humana. Esses materiais também contaminam o solo e a água e, por serem compostos de grandes quantidades de PVC, material de difícil decomposição, se acumulam, gerando grande volume.
c) Resposta pessoal. No Brasil, existe o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de informática (Cedir) da USP, cujo objetivo é reaproveitar 98% dos componentes de computadores, celulares e impressoras. Outra iniciativa importante ocorre em Londrina, cidade do norte do Paraná, onde a ONG E-Lixo trabalha para recuperar computadores que possam servir a órgãos públicos, escolas, creches ou entidades assistenciais.
d) Resposta pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário