ATIVIDADE 3
Objeto de Aprendizagem: Sustentabilidade e Meio Ambiente
Habilidades da BNCC: EF09GE02 / EF09GE13 / EF09GE14 / EF09GE15 / EF09GE17
1- Associe corretamente os objetivos do desenvolvimento sustentável abaixo aos eixos temáticos em questão;
(A) Social e cultural
(B) ecológico e geográfico
(C) Econômico e Tecnológico
( ) promoção da distribuição de renda e igualdade social no trabalho, com respeito às culturas locais, desenvolvendo valores culturais e sensibilidade ambiental para formar cidadãos plenos.
( ) aumentar a produtividade da sociedade, porém sem agredir a capacidade de suporte do meio ambiente nem comprometer seus recursos futuros, utilizando tecnologias mais produtivas e menos agressivas que as atuais. Estas devem ser desenvolvidas e adaptadas respeitando- -se cada contexto local ou regional, não sendo meramente importadas de países desenvolvidos para países subdesenvolvidos.
( ) preservação das áreas naturais, avaliando a capacidade de suporte dos recursos naturais de cada local para o funcionamento da economia, com uma configuração rural-urbana mais equilibrada, melhor distribuição dos assentamentos humanos, das atividades econômicas e a criação de áreas de preservação permanente.
2- Faça uma breve síntese sobre da conferência ambiental abaixo;
a) Conferência de Estocolmo – 1972
b) Protocolo de Montreal – 1987
c) Rio 92 – 1992
d) Protocolo de Kyoto – 1997
e) Rio + 10 – 2002
f) Conferência de Copenhague – 2009
g) Rio + 20 – 2012
3- A partir de que século e porque a humanidade passou a poluir mais?
4- O que levou a humanidade a aumentar a poluição no século XIX?
GABARITO
1- A, C, B
2- a) A Conferência de Estocolmo aconteceu nos dias 5 a 16 de junho e 1972 e reuniu chefes de Estado de 113 países, além de diversas organizações internacionais governamentais e não governamentais, observadores e jornalistas. Pautou temas como poluição atmosférica e consumo excessivo dos recursos naturais.
b) O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que visa proteger a camada de Ozônio por meio da eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis por sua destruição (SDO). O acordo é consequência da Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio; o Brasil é um dos países signatários.
c) Sediada pelo Rio de Janeiro ocorreu em 1992 a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, popularmente conhecida como ECO-92. Foi a segunda grande reunião das Nações Unidas sobre o meio ambiente e reuniu 178 Estados-nação.
d) Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as metas, o protocolo estabelecia a redução de 5,2%, em relação a 1990, na emissão de poluentes, principalmente por parte dos países industrializados.
e) A Rio+10, Rio Mais 10 ou Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi um evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir sobre as questões ambientais. A Conferência aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2002.
f) No Acordo de Copenhague, os países desenvolvidos assumiram o compromisso de contribuir com US$ 10 bilhões ao ano, entre 2010 e 2012, e com US$ 100 bilhões ao ano a partir de 2020, para a mitigação e adaptação dos países mais vulneráveis frente aos efeitos das mudanças climáticas.
g) Rio+20 — abreviação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 – é uma oportunidade histórica para definir os caminhos para um mundo mais seguro, igualitário, limpo, verde e próspero para todos.
3- A partir de meados do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, a humanidade passou a poluir o meio ambiente e a explorar seus recursos naturais intensamente. Nas fábricas, a energia a vapor produzida com a queima de carvão mineral substituía a força animal e os braços humanos, o que mudou a paisagem e o modo de vida nas cidades inglesas.
4- Já no final do século XIX, o uso do petróleo como fonte de energia aumentou ainda mais a emissão de poluentes na atmosfera, tornando as condições de vida nas cidades industriais insalubres. Com o passar do tempo, foi necessário produzir cada vez mais alimentos para atender à população em crescimento e uma quantidade maior de matérias-primas para abastecer as indústrias. Essa produção foi realizada com o uso intenso e, muitas vezes, indiscriminado de agrotóxicos. A ampliação da atividade industrial no mundo foi responsável pelo aumento da extração de minérios do solo, como o carvão e o ferro, além da derrubada de florestas para obtenção de carvão vegetal e criação de novas áreas agrícolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário