domingo, 17 de dezembro de 2023

Atividade 6 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - O continente africano e sua diversidade

ATIVIDADE 6

Objeto de Aprendizagem: O continente africano e sua diversidade
Habilidades da BNCC: EF08GE03 / EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE18 / EF08GE19 / EF08GE20


1- Leia o texto.

Uma das causas que explicam a incidência constante de conflitos e ditaduras militares na África diz respeito aos atuais limites territoriais que separam os Estados africanos. Durante a partilha da África, no século XIX, as nações europeias estabeleceram, de acordo com critérios de seu próprio interesse, fronteiras políticas coloniais que não respeitavam as territorialidades preexistentes, construídas pelas diversas etnias que viviam no continente. As novas fronteiras acabaram formando Estados nacionais instáveis, pois separam povos que historicamente viveram nos mesmos territórios e, em algumas situações, unem em uma mesma região grupos étnicos tradicionalmente inimigos. Assim, surgiram disputas entre grupos rivais, o que deflagrou uma série de guerras civis em várias partes do continente. Veja no mapa a seguir a divisão do território africano entre as etnias nativas (linhas vermelhas) e as atuais divisões nacionais (linhas brancas), em grande parte herdada das fronteiras coloniais impostas pelos europeus.

a) Quais os fatores responsáveis pela maioria dos conflitos no território africano?

2- Os africanos fizeram parte da formação do povo brasileiro e consequentemente contribuíram intensamente para a composição de nossa cultura. Podemos identificar várias características da cultura africana em nossos hábitos culturais, entre eles, músicas, religiosidades, festas, danças, culinária etc. Chamamos cultura afro-brasileira as expressões culturais existentes em nosso país que possuem alguma influência africana desde o tempo em que o Brasil era colônia de Portugal até os dias atuais. 

Cite alguns elementos culturais afro-brasileiros presentes na sociedade brasileira.

3- Observe o mapa.


Cite alguns países com alto densidade demográfica na África.

4- A África é formada por uma grande variedade de línguas e etnias. Calcula-se que, no continente, existam cerca de 800 grupos étnicos diferentes e de 2 000 línguas nativas, além das línguas dos colonizadores europeus, como francês, inglês e português. Com relação aos aspectos religiosos do continente, a situação não é diferente: há inúmeras crenças, como o Islamismo, o Catolicismo, o Hinduísmo e, sobretudo, o Animismo, praticado principalmente na porção norte do continente.

Diferencie cada religião citada no texto.

5- Quem foi Nelson Mandela e qual a sua importância para o fim do Apartheid?

6- Analise o mapa.


a) Quais os países europeus tinham o maior número de colônias na África?

7- Em alguns lugares no continente africano são encontrados Oasis, principalmente, em regiões áridas.


Explique o que são oásis.


GABARITO

1- a) O fator responsável pela deflagração de conflitos armados no continente africano é a disputa pela apropriação das fartas riquezas naturais do continente, como petróleo, diamante, metais preciosos e água. A divisão inadequada dos territórios africanos e a disputa pela apropriação das terras são dois dos fatores responsáveis pelo surgimento de milícias rebeldes e grupos de guerrilha clandestinos. Esses grupos, em geral, são formados por combatentes que, em virtude da situação de extrema pobreza, buscam um meio de garantir seu sustento. Atualmente, um dos problemas mais dramáticos da África é o crescente recrutamento de crianças e adolescentes como soldados em conflitos armados. Fatores culturais, que remontam a antigas rivalidades tradicionais, também são responsáveis pela ocorrência de vários conflitos, como os que acontecem entre nômades pastores e agricultores sedentários nos oásis do Saara ou nas áreas do Sahel.

2- A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Não podemos perder de vista que estas expressões musicais são também corporais.
Alguns pratos típicos: Acarajé Bolinhos de feijão fradinho, pisados no pilão e fritos em azeite de dendê. Caruru. Comida feita com quiabo picado, camarão, frango e azeite de dendê. Omalá Prato elaborado com quiabo e azeite de dendê e servido com pirão de arroz. Bobó de camarão... Ipetê... Vatapá... Moqueca... Abará

3- Resposta pessoal.

4- O islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.

o cristianismo é uma religião monoteísta que há cerca de dois mil anos se derivou do judaísmo na região do Oriente Médio. Sua figura central é a de Jesus, que se acredita ser o Filho de Deus, a encarnação humana da própria Divindade.

O hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. Os seguidores do hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o hinduísmo, os seres humanos morrem e renascem várias vezes.

Animismo: crença religiosa cujos seguidores acreditam que todos os seres vivos e os fenômenos da natureza possuem uma alma.

5- "Nelson Mandela foi um ativista e político sul-africano que ficou marcado na história do mundo como um dos grandes nomes na luta contra o Apartheid, o regime de segregação racial que foi estabelecido na África do Sul no final da década de 1940. Por sua militância, foi preso, permanecendo na cadeia por 27 anos. O sul-africano graduou-se em Direito, atuando como advogado durante parte de sua vida. Depois que foi liberto da prisão, conduziu o processo de reconstrução da África do Sul, sendo eleito presidente do país em 1994. Por seu importante papel na luta contra o Apartheid, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Faleceu em 2013." 

6- a) França e Inglaterra.

7- Os oásis geralmente são provenientes do subsolo, onde camadas impermeáveis de rochas subterrâneas acumulam água, formando lençóis freáticos a pouca profundidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário