terça-feira, 21 de novembro de 2023

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS 13 - SAEB / SPAECE / ENEM


1- S01.H10 Leia o texto a seguir.

O relevo da Serra de Baturité condiciona a maior concentração de chuvas, procriando o desenvolvimento de solos mais profundos, a fixação da floresta úmida e a drenagem densa. A presença da floresta perenifólia, protegendo os solos contra os efeitos da erosão, mantém a umidade dos solos, promovendo a decomposição de materiais orgânicos. Assim, facilita a infiltração, mantendo vivas as nascentes fluviais e aumentando a vazão nos leitos dos rios. Vale ressaltar que o escoamento superficial da água atua diretamente nas ações erosivas referentes à dissecação do relevo. A ação fluvial intensa é responsável pela capacidade de entalhe do solo, conduzindo à formação do relevo acidentado.

(Freire, L.M.; Lima, J.S. Caracterização Geomorfológica da Serra de Baturité. Disponível em: inageo.org.br. Acesso em 27 de junho de 2021)

A umidade do solo na Serra de Baturité é mantida
A) pela decomposição de materiais orgânicos.
B) pela presença da floresta perenifólia.
C) pelo desenvolvimento de solos mais profundos.
D) pela formação do relevo acidentado.
E) pela ação fluvial intensa.

2- S02.H08 Leia o texto a seguir.

Artigo | 90 minutos de silêncio: futebol e Brasil

"Além de arquibancadas, milhares de famílias terão de conviver com outros espaços vazios em suas vidas", diz pesquisador

No Estádio Nacional do Chile, em Santiago, uma parte das arquibancadas permanece sempre vazia. Batizada como “tribuna viva”, homenageia os mortos, desaparecidos e torturados naquele estádio durante a ditadura comandada por Augusto Pinochet (1973-1990). A arquibancada vazia está ali para que os chilenos não se esqueçam e para que não se repita.
Aqui no Brasil, os jogos de futebol também têm tido o testemunho de arquibancadas vazias, mas, neste caso, para que esqueçamos os mais de 126 mil brasileiros e brasileiras mortos e para que esta tragédia se repita a cada dia.
No último final de semana, o Campeonato Brasileiro completou sua oitava rodada. Antes dele, os principais campeonatos estaduais do país concluíram suas disputas, interrompidas em março pela emergência da pandemia. Apenas Roraima, Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Goiás ainda não concluíram seus campeonatos. A Copa do Nordeste também foi retomada e concluída. Os times brasileiros ainda devem retornar, em breve, para a disputa da Copa Libertadores da América nos próximos dias.
Os resultados são óbvios. Após a retomada do campeonato alagoano, 18 atletas e um árbitro da final testaram positivo. Na retomada das quatro séries do campeonato brasileiro, 116 atletas já testaram positivo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem testado os atletas a cada rodada, porém quanto menos lucrativa a divisão, maiores os problemas. Somente na série D, são 68 times de todos os estados, do norte ao sul do país, envolvidos em traslados, hospedagem e partidas.

https://www.brasildefato.com.br/2020/09/07/artigo-90-minutos-de-silencio-futebol-e-brasil. Acesso em: 08 de julho de 2021.

Pode-se inferir a partir das palavras do narrador que o brasileiro
A) homenageou seus mortos.
B) se mostrou um povo alegre.
C) não finalizou os campeonatos que participou.
D) ignorou a realidade através dos jogos.
E) colocou a saúde à frente de qualquer situação.

3- S03.H06 Leia o texto a seguir.

Delivery transformou tendência em necessidade e continua em crescimento
Segundo estudo, vários brasileiros mudaram seus hábitos alimentares durante a pandemia e
começaram a comprar por delivery, sobretudo alimentos como frutas, hortaliças e feijão

A produção e o consumo de alimentos se modificam ao longo do tempo. Se, no passado, a terra era o único fator de produção, hoje, a tecnologia coloca na mesa quantidade e diversidade de alimentos. Na esteira desse avanço, surge o delivery que, com a pandemia e o isolamento social, ganhou protagonismo no abastecimento de alimentos.
De diferencial, o mercado de delivery se tornou necessidade com a chegada da pandemia em 2020, estimulando o consumo e influenciando hábitos da população, seja pelo aumento de pedidos de um mesmo usuário, seja pela adesão de novos às plataformas de entrega de comida. Dados do setor mostram salto de 155% no número de usuários de março a abril do ano passado, quando o estimado para o período era de 30%. O crescimento de pedidos também acompanhou o crescimento de usuários, atingindo expressivos 975% de aumento.
Levantamento da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores –
mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O País foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%. Em seguida estão México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente. As previsões para 2021 são de mais crescimento e estimam um movimento de aproximadamente US$ 6,3 trilhões do delivery em todo o mundo até dezembro.

https://jornal.usp.br/atualidades/delivery-transformou-tendencia-em-necessidade-e-continua-em-crescimento/. Acesso em: 08 de Julho de 2021

No trecho: “surge o delivery que, com a pandemia e o isolamento social, ganhou protagonismo no abastecimento de alimentos.”(l.3-4), podemos inferir que “delivery” significa
A) abastecimento de alimentos.
B) entrega de alimentos e refeições.
C) economia emergente no país.
D) novo hábito da população.
E) plataformas de pedidos.

4- S04.H08 Leia o texto a seguir.


A campanha publicitária tem relação direta com
A) o assédio sexual sofrido por mulheres negras.
B) a falta de limites nas brincadeiras carnavalescas.
C) a divulgação sobre o Carnaval.
D) o assédio sexual em ambientes virtuais.
E) o assédio sofrido durante os eventos de Carnaval

5- S05.H06 Leia o texto a seguir.

São Paulo, 31 de outubro de 2002.
À Induscar S.A.

Desejo comunicar minha insatisfação com os serviços de atendimento ao cliente e garantia. Meu veículo, um Vesúvio Turbo 2.2 2001/2001, chassi 65D3643829473271, se encontra na concessionária Stop, na Av. Belém, em São Paulo.
Levei esse veículo para a concessionária em questão no dia 23/10/02, para revisão programada dos 20.000 km. Dois dias depois, comunicaram-me a necessidade da substituição da embreagem e me enviaram um fax do orçamento.
Intriga-me o fato de ter levado esse veículo diversas vezes à Stop nos últimos 12 meses, por motivos diversos. A meu ver, houve negligência por parte de algum funcionário, que manobrou ou testou o carro e não notou esse “problema” na embreagem, a não ser agora. No mesmo dia do recebimento do orçamento, contatei o atendimento ao cliente, registrando minha queixa. Até esta data, porém, não obtive retorno ou resposta.
Gostaria que vocês reconsiderassem sua posição e tratassem este caso com muita atenção, cuidado e respeito, para que mantivéssemos uma relação fornecedor-cliente boa e duradoura.

Aguardo seu contato,
Cássio Martins
e-mail:cassiom@ig.com.br

Disponível em:<http://duvidasredacao.blogspot.com/2009/12/carta-argumentativa.html>. Acesso em 11/03/2020.

A partir da leitura do texto, identifique o assunto central da carta de reclamação:
A) a recorrência de comparecimento à concessionária para ajustes no veículo.
B) a falha no atendimento na revisão programada dos 20.000km.
C) a falta de atenção dos funcionários da concessionária com os defeitos do veículo após outros atendimentos de revisão.
D) a necessidade de substituição da embreagem incluso no orçamento da revisão programada por parte da concessionária após outros atendimentos de conferência do veículo.
E) o atraso do retorno do serviço de atendimento ao cliente quanto à queixa do cliente acerca do orçamento emitido pela concessionária.

6- S06.H04 Leia o texto abaixo.

Minhas Memórias de Lobato – Luciana Sandroni

Construir Notícias – A paixão por Lobato é herança de família?
Luciana Sandroni – É. Minha mãe, Laura Sandroni, é uma grande leitora de Lobato e passou esse gosto para mim. Nas férias, no sítio do meu avô, [...] ela lia um capítulo de alguma aventura do Sítio pra gente. Era muito bom. [...]
Construir Notícias – O que [...] mais aproxima o autor Lobato da autora Luciana? Luciana Sandroni – Acho que é o humor. O Lobato é muito engraçado e isso me chamou muito a atenção. As tiradas da Emília, da Tia Nastácia, da Narizinho são muito boas. [...]
Construir Notícias – A irreverência de Emília ajudou ou atrapalhou?
Luciana Sandroni – Ajudou. A Emília faz a parte mais engraçada do livro, que é criar fatos que nunca aconteceram na vida de Lobato e atrapalhar o Visconde.
Construir Notícias – Como foi mostrar Lobato [...] através dos personagens dele?
Luciana Sandroni – Eu [...] não queria fazer uma biografia só com fatos e datas, queria trabalhar com ficção; e aí, relendo o “Memórias da Emília”, eu tive a ideia de fazer a Emília e o Visconde escrevendo as memórias do próprio autor. O Lobato comentava muito que a Emília era quem dava as ideias para ele escrever. Ele acreditava nessa independência dos personagens, e eu também embarquei nessa ideia. [...]
Construir Notícias – Como foi adaptar o Sítio do Picapau Amarelo para a televisão? Luciana
Sandroni – Foi muito bom. Trabalhei com mais três roteiristas: Mariana Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão. [...] Outra experiência muito boa foi o trabalho em grupo. Mas ver o que você escreve aparecendo na telinha é muito bacana.

Disponível em: <http://zip.net/bkq67S>. Acesso em: 9 set. 2014. Fragmento. (P060086G5_SUP)

O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:
A) “Nas férias, no sítio do meu avô, [...] ela lia um capítulo de alguma aventura do Sítio pra gente.” (l.3-4)
B) “... e aí, relendo o ‘Memórias da Emília’, eu tive a ideia de fazer a Emília e o Visconde escrevendo as memórias do próprio autor.” (l.13-14)
C) “Trabalhei com mais três roteiristas: Mariana Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão.”. (l.18-19) 
D) “Outra experiência muito boa foi o trabalho em grupo. Mas ver o que você escreve aparecendo na telinha é muito bacana.``. (l.19-20)

7- S06.H12 Leia o texto a seguir.


As personagens têm pontos de vistas divergentes nesse texto, pois uma delas
A) está mais preocupada com as razões humanas e afetivas enquanto a outra está preocupada com razões econômicas e superficiais.
B) acredita que a única maneira de melhorar o mundo é através do ativismo digital e a outra acha que só podemos mudar o mundo através de questões econômicas.
C) acha que o afeto só pode existir se criarem vergonha na cara, enquanto a outra acha que o mundo precisa apenas de descontos.
D) está preocupada com a sua missão para a humanidade e a outra tem um projeto de vida para melhorar o mundo.
E) acredita que essas questões humanitárias são um tédio e a outra acha que os problemas da humanidade se resolvem com questões econômicas.

8- S07.H07 Leia o texto a seguir

O Fortaleza Ordinária foi criado por Diego Jovino no dia 18 de janeiro de 2018. A intenção é mostrar, de uma forma descontraída, o cotidiano do cearense. Contar histórias engraçadas, repassar notícias e conscientizar sobre alguns assuntos.
Inicialmente o conteúdo era 100% autoral, mas, hoje, cerca de 95% do conteúdo postado nas
redes sociais do projeto são de colaboradores, onde o próprio leitor do Fortaleza Ordinária vira um comunicador em potencial com o seu smartphone.
Mesmo que leve o nome da cidade de Fortaleza, o projeto também engloba o Ceará. O conteúdo, por sua vez, é bem aceito por todos os leitores, pois leva no modo de se expressar, aquele jeitinho que só os cearenses têm. É simples, honesto, povão e de coração.
As temáticas da cidade chamam a atenção dos leitores. Aquele ônibus lotado e uma passeada pelo centro da cidade, sempre viram pautas, bem humoradas e a cara do cearense.
Em 2019, a conta do Fortaleza Ordinária foi hackeada no Instagram. Na época, eram 330 mil seguidores. Uma marca significativa, mas que logo foi ultrapassada na criação de uma nova conta, que hoje soma mais de 1 milhão de seguidores.
Nós mostramos, também, a força dos cearenses e a coragem em mostrar o seu dia a dia de uma forma descontraída e sincera. Somamos histórias, sorrisos, afetos e uma cultura recheada de bons momentos e épocas históricas. Como é bom ser cearense! É massa demais!

https://www.fortalezaordinaria.com.br/. Acesso em: 09 de julho de 2021.

A ideia principal do texto é
A) comentar sobre o dia em que a conta do Fortaleza Ordinária foi hackeada no Instagram.
B) apontar o número de seguidores da página.
C) avisar que cearenses de qualquer município também podem enviar notícias para a página.
D) mostrar os costumes dos fortalezenses em redes sociais através do Fortaleza Ordinária.
E) apresentar a página Fortaleza Ordinária que traz diferentes temáticas do cotidiano cearense.

9- S09.H03 Leia o texto abaixo.

Minhas Memórias de Lobato – Luciana Sandroni

Construir Notícias – A paixão por Lobato é herança de família?
Luciana Sandroni – É. Minha mãe, Laura Sandroni, é uma grande leitora de Lobato e passou esse gosto para mim. Nas férias, no sítio do meu avô, [...] ela lia um capítulo de alguma aventura do Sítio pra gente. Era muito bom. [...]
Construir Notícias – O que [...] mais aproxima o autor Lobato da autora Luciana? Luciana Sandroni – Acho que é o humor. O Lobato é muito engraçado e isso me chamou muito a atenção. As tiradas da Emília, da Tia Nastácia, da Narizinho são muito boas. [...]
Construir Notícias – A irreverência de Emília ajudou ou atrapalhou?
Luciana Sandroni – Ajudou. A Emília faz a parte mais engraçada do livro, que é criar fatos que nunca aconteceram na vida de Lobato e atrapalhar o Visconde.
Construir Notícias – Como foi mostrar Lobato [...] através dos personagens dele?
Luciana Sandroni – Eu [...] não queria fazer uma biografia só com fatos e datas, queria trabalhar com ficção; e aí, relendo o “Memórias da Emília”, eu tive a ideia de fazer a Emília e o Visconde escrevendo as memórias do próprio autor. O Lobato comentava muito que a Emília era quem dava as ideias para ele escrever. Ele acreditava nessa independência dos personagens, e eu também embarquei nessa ideia. [...]
Construir Notícias – Como foi adaptar o Sítio do Picapau Amarelo para a televisão? Luciana
Sandroni – Foi muito bom. Trabalhei com mais três roteiristas: Mariana Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão. [...] Outra experiência muito boa foi o trabalho em grupo. Mas ver o que você escreve aparecendo na telinha é muito bacana.

Disponível em: <http://zip.net/bkq67S>. Acesso em: 9 set. 2014. Fragmento. (P060086G5_SUP)

Esse texto é:
A) um conto.
B) um diário.
C) uma biografia.
D) uma entrevista.

10- S09.H07 Leia o texto a seguir:


Esse texto é:
A) documental.
B) publicitária.
C) instrucional.
D) pedagógico.
E) científica.

11- S10.H05 Leia o texto a seguir.

PÃO DE QUEIJO VEGANO

O estilo de vida vegano tem conquistado cada vez mais pessoas. Os veganos não consomem nenhum alimento de origem animal e para provar que esse tipo de alimentação pode ser muito saboroso segue uma receita de um lanche tradicional em sua versão vegana.
INGREDIENTES
2 xícaras de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1/3 xícara de óleo
2 xícaras de batata amassada (tipo purê)
1 xícara de água quente
sal a gosto
temperos a gosto (salsinha desidratada, ervas finas, alho desidratado, gergelim, linhaça)
MODO DE PREPARO
Cozinhar em água fervente, a batata já descascada. Amassar as batatas, até a consistência de um purê. Em uma travessa, adicionar o polvilho azedo, o polvilho doce, o óleo, o sal e a água quente. Misturar bem, podendo utilizar as próprias mãos, até virar uma massa uniforme. Acrescentar os temperos que preferir. Fazer bolinhas, colocar em uma assadeira e levar ao forno preaquecido a 180°C. Assar seus pães de queijo veganos por aproximadamente 20 minutos.

Disponível em: https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/receitas-faceis/comidas-veganas/ Acesso; 04.Mai.2020

O objetivo do texto é
A) divulgar a lista de ingredientes veganos do pão de queijo.
B) defender o estilo de alimentação vegana.
C) ensinar a fazer um pão de queijo vegano.
D) explicar o que é uma alimentação vegana.
E) exemplificar a diferença entre o pão de queijo tradicional e o vegano.

12- S11.H03 Leia o texto a seguir:

Um rato desejava atravessar um rio, mas tinha medo, pois ele não sabia nadar muito bem. A rã, que estava ali ociosa, ofereceu-se para ajudá-lo. O rato, embora soubesse nadar um pouco, ficou desconfiado, mas acabou aceitando a ajuda. A rã, ardilosa, disse que o rato prendesse uma perna a sua e assim ela o ajudaria a atravessar. O rato concordou e, encontrando um pedaço de fio, prendeu uma das suas pernas à rã. Mas, mal entraram no rio, a rã mergulhou, tentando afogar seu ingênuo companheiro. O rato, por sua vez, debatia-se com a rã para se manter à superfície e, antes que afundasse, foi visto por uma águia que sobrevoava a lagoa. A ave baixou sobre o rato e levou-o nas garras arrastando também a rã e, ainda no ar, comeu os dois animais.

ESOPO. As Fábulas de Esopo.(Texto adaptado). Tradução direta do grego, prefácio, introdução e notas de Manuel Aveleza de Sousa. Rio de Janeiro: Thex, 2002

Qual a ação indica a ingenuidade do rato?
A) “A ave [...] levou-o nas garras arrastando também a rã” (l. 07-08).
B) “Um rato desejava atravessar um rio, mas tinha medo” (l. 01).
C) “O rato, [...] ficou desconfiado, mas acabou aceitando a ajuda” (l. 02-03).
D) “A rã [...] ofereceu-se para ajudá-lo” (l. 01-02).
E) “O rato [...] debatia-se com a rã para se manter à superfície” (l. 06).

13- S12.H05 Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Uma dose diária de chocolate amargo pode ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, apontaram cientistas britânicos. Pacientes que participaram de um estudo piloto realizado pela Hull York Medical School revelaram que ficaram menos cansados depois de comerem chocolate com alta concentração de cacau.
A Síndrome da Fadiga Crônica é uma condição caracterizada por uma profunda fadiga muscular após esforços físicos. Os sintomas ainda incluem dor de cabeça, memória fraca, dificuldade de concentração, perturbação do sono e irritação.
O líder do estudo, Steve Atkin, disse que a ideia da pesquisa surgiu de uma paciente que relatou ter se sentido mais disposta depois que trocou o chocolate branco e ao leite pelo amargo.
Atkin então resolveu testar outros dez pacientes, que, durante dois meses, receberam uma dose diária de 45 gramas de chocolate amargo.
Após um intervalo de um mês, os voluntários receberam a mesma dose por mais dois meses de chocolate branco ou ao leite. Os cientistas observaram que quando comeram chocolate amargo, os pacientes apresentaram menos sintomas da fadiga e admitiram que voltaram a se sentir mais cansados ao comer outro tipo de chocolate.
"Apesar de ter sido um pequeno estudo, dois pacientes conseguiram voltar ao trabalho depois de terem ficado de licença durante seis meses", citou o pesquisador.
"O chocolate amargo é rico em polifenol, uma substância que traz benefícios à saúde, como a redução da pressão alta.”

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/chocolate-amargo-ajuda-a-combater-fadiga-cronica-ao0niv5acap4v1ljbpnahtqa6/. Acesso em 09 de julho de 2021

TEXTO II

Não é raro ouvir alguém dizer com toda a convicção do mundo que chocolate amargo pode ser consumido à vontade, pois faz bem para a saúde. Provas nem sempre acompanham a afirmação, então perguntamos para especialistas: o chocolate amargo é mesmo tão bom para a saúde? Quem é chocólatra pode ficar feliz: o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), e a nutricionista Regina H. M. Pereira, diretora do departamento de nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), afirma categoricamente que sim, o chocolate amargo faz bem para a
saúde, desde que seja consumido com parcimônia, no máximo 30 gramas ao dia.
Vamos começar deixando claro que as versões saudáveis são aquelas com mais de 70% de cacau. Se seu chocolate possui menos que isso, não importa o que a embalagem diga, ele não possui os benefícios que citaremos a seguir. Além disso, cabe destacar que quanto mais cacau, melhor. Portanto o 70% do cacau é bom, 90% é melhor e 100% é o ideal, mas nem sempre é fácil consumir chocolates com percentuais tão altos.
"O chocolate amargo acaba tendo menos manteiga de cacau e menos açúcar em sua composição. É mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos."

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/08/chocolate-amargo-e-mesmo-tao-bom-para-a-saude.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 23 de jul. de 2021

Os textos têm ideias semelhantes quando
A) falam que o chocolate amargo pode reduzir sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica.
B) explicam que trocar o chocolate branco e ao leite pelo amargo traz inúmeros benefícios à saúde.
C) apontam que quanto mais cacau no chocolate, maior o benefício para a saúde.
D) apresentam pesquisas sobre como o consumo de cacau causa melhorias na saúde das pessoas.
E) mostram os efeitos que o consumo do chocolate amargo tem para a saúde das pessoas.

14- S13.H06 Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Um dos primeiros registros que levam à criação do Horário de Verão é de 1784, quando Benjamin Franklin, nos Estados Unidos, notou que em certos meses do ano o sol nascia antes da média de horário em que as pessoas acordavam. Com isso, ele espalhou — sem sucesso — a ideia de que todos poderiam acordar mais cedo para desfrutar da luz do dia por um período maior. Depois disso, o método foi adotado em vários países do mundo durante momentos específicos - como pelos países europeus ao longo da Primeira Guerra Mundial. Aqui no Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez, em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas por meio de decreto em todo o território nacional. No entanto, não foi constante, e acabou sendo revogada e adotada novamente em anos seguintes. A mudança do horário, em uma hora, passou a ser ininterrupta a partir de 1985. Mas foi só em 2008 que foi regulamentada por decreto-lei. Por levar a população a voltar uma hora no relógio para alinhar o início do dia com o período solar, o horário de verão é um recurso que ajudava na redução do consumo de energia, especialmente por volta das 18h até
21h, quando costuma ocorrer um pico de consumo de energia. Porém, desde o início de 2019, foi revogado o Horário Brasileiro de Verão. A decisão de manter o recurso inativo pelo segundo ano consecutivo se deu após estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia que demonstraram a baixa efetividade dessa ação.

Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/01/14/horario-de-verao-deixou-saudades-ou-foi-emboratarde.htm?cmpid=copiaecola. Acesso: 30 de jun. de 2021. (ADAPTADO)

TEXTO II

Horário de verão, seu lindo

Nem me venha com chororô. Com cara de bode, reclamações. Horário de verão é vida. Anuncia o que vem de bom por aí: vestido rodado e rasteirinha. É hora de guardar o casaco no armário, deixar de lado as peças pretas, o ar elegante de Europa. A hora é de tropicalismo. Ele chegou, com sua horinha a mais, fazendo as pessoas darem aquela arrastada no dia. Sei que esse é um assunto de dividir opiniões, mas vou defender aqui essa opção de vida. (...) Ora, somos um país tropical. Essa é a nossa temperatura, o nosso horário. O dia dura mais, a noite cai devagar. (...)
Dizem que ele (o horário de verão) foi feito para economia de energia. Mas, para mim, ele é o contrário: nada econômico. É o esbanjar da alegria, faz o sol brilhar mais forte e por mais tempo. Dizem, também, que ele pode fazer mal para o coração, mas eu não acredito. Ele é dourado, é pele quentinha depois de um dia de praia. Não dá para viver assim para sempre e por isso gosto também que ele seja temporário. E também não é unânime: deixa algumas pessoas felizes e outras frustradas, assim como a vida. Por isso eu digo para ele: bem-vindo, amigo.

Por Marilia Neustein. Disponível em: https://www.osul.com.br/o-fim-do-horario-de-verao-divide-opinioes-nas-redes-sociais/. Acesso em: 30 de junho de 2021.

Sobre os Textos I e II é correto afirmar que
A) os dois trazem informações objetivas e concretas sobre o horário de verão.
B) o Texto I é de cunho mais informativo, enquanto que o Texto II possui um caráter mais subjetivo.
C) o Texto I traz a informação sobre o horário de verão de maneira pessoal e subjetiva, enquanto o Texto II é mais objetivo.
D) o Texto I traz a informações de maneira mais opinativa, enquanto que o Texto II informa sem tomar posição.
E) os Textos I e II são literários, marcados pela subjetividade e sensibilidade de seus autores.

15- S14.H01 Leia o texto a seguir.

Quando criança eu ODIAVA ler. Livros de escola me davam sono e eu nunca conseguia prender a atenção.
Aos 14 anos vi uma amiga lendo A Pedra Filosofal. Ela perguntou se eu queria emprestado, fiz a simpática e aceitei. Lembro de ler a primeira página achando que seria um porre e de repente estava presa. Harry Potter e a Pedra Filosofal acabou sendo o primeiro livro q li inteiro, q fez eu me apaixonar por literatura, que me fez conhecer um mundo mágico de fantasias. Depois disso nunca mais parei. E só tenho a agradecer a J. K. por isso.

Disponível em:https://www.burnbook.com.br/top/como-harry-potter-mudou-a-minha-vida/. Acesso em 06 de julho de 2021.

No trecho “Ela perguntou se eu queria emprestado,...” (l. 2) o pronome ELA, refere-se
A) amiga.
B) criança.
C) escola.
D) J.K
E) Pedra Filosofal.

16- S14.H14 Leia o texto abaixo.

Azarado, homem ganha na loteria

O proprietário de uma loja de conveniência na cidade de Tampa, no estado americano da Flórida, viu a sorte voar pela janela após perder três bilhetes que lhe dariam uma premiação no valor de US$ 92 mil (cerca de R$ 280 mil). Walid Aboroomi disse ao jornal [...] que ganhou jogando com o número 715. Em 28 de maio, ele se sentiu sortudo. Aboroomi disse que olhou as horas e era 7h15; observou uma placa de carro em um estacionamento: 715. Mais importante ainda, o seu aniversário: 15 de julho. “Tudo era 715”, disse Aboroomi. [...] Na manhã seguinte, um cliente lhe disse que pensou ter visto os números de Aboroomi serem sorteados na noite anterior. Cada bilhete dava US$ 500 (cerca de R$ 1,5 mil), resultando em um prêmio de US$ 92 mil. Mas foi aí que a sorte de Aboroomi acabou. Ele não conseguia encontrar seus bilhetes em lugar algum. “Eu procurei em todo lugar”, disse Aboroomi. “Finalmente, desisti. Eu estava chorando, chorando como um bebê.” [...]

Disponível em: <http://migre.me/qoOXi>. Acesso em: 5 jun. 2014. (P070133G5_SUP).

Na linha 2 deste texto, o pronome “que” refere-se à palavra
A) proprietário.
B) bilhetes.
C) premiação.
D) números.

17- S15.H01 Leia o texto a seguir.

Artigo | 90 minutos de silêncio: futebol e Brasil

"Além de arquibancadas, milhares de famílias terão de conviver com outros espaços vazios em suas vidas", diz pesquisador

No Estádio Nacional do Chile, em Santiago, uma parte das arquibancadas permanece sempre vazia. Batizada como “tribuna viva”, homenageia os mortos, desaparecidos e torturados naquele estádio durante a ditadura comandada por Augusto Pinochet (1973-1990). A arquibancada vazia está ali para que os chilenos não se esqueçam e para que não se repita.
Aqui no Brasil, os jogos de futebol também têm tido o testemunho de arquibancadas vazias, mas, neste caso, para que esqueçamos os mais de 126 mil brasileiros e brasileiras mortos e para que esta tragédia se repita a cada dia.
No último final de semana, o Campeonato Brasileiro completou sua oitava rodada. Antes dele, os principais campeonatos estaduais do país concluíram suas disputas, interrompidas em março pela emergência da pandemia. Apenas Roraima, Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Goiás ainda não concluíram seus campeonatos. A Copa do Nordeste também foi retomada e concluída. Os times brasileiros ainda devem retornar, em breve, para a disputa da Copa Libertadores da América nos próximos dias.
Os resultados são óbvios. Após a retomada do campeonato alagoano, 18 atletas e um árbitro da final testaram positivo. Na retomada das quatro séries do campeonato brasileiro, 116 atletas já testaram positivo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem testado os atletas a cada rodada, porém quanto menos lucrativa a divisão, maiores os problemas. Somente na série D, são 68 times de todos os estados, do norte ao sul do país, envolvidos em traslados, hospedagem e partidas.

https://www.brasildefato.com.br/2020/09/07/artigo-90-minutos-de-silencio-futebol-e-brasil. Acesso em: 08 de julho de 2021.

Para introduzir a argumentação no texto o autor
A) mostra as vantagens do Brasil no futebol.
B) compara como Brasil e Chile lidam com sua história.
C) descreve o Campeonato Brasileiro.
D) critica a Copa do Nordeste.
E) traz dados de países latinoamericanos para comprovar a opinião dele.

18- S16.H06 Leia o texto a seguir.

A violência contra a mulher tem padrões muito peculiares e particularmente complexos. Na maior parte das vezes, o agressor é uma pessoa do círculo de confiança da pessoa agredida;
frequentemente, ela vê motivos para proteger seu agressor; atinge sobremaneira crianças e jovens; a violência física costuma ser precedida de abusos verbais e psicológicos. Quando iniciamos um projeto com o objetivo de reunir em um único lugar dados sobre violência contra a mulher, esperávamos colaborar com o poder público no combate à violência, pois, quando se trata de segurança pública, uma sociedade mais saudável não depende apenas de repressão a crimes. É necessário desenvolver políticas que compreendam a origem da violência e, dessa forma, evitem que um crime ocorra. Para combater a violência contra a mulher não precisamos, portanto, apenas de punição dos culpados: precisamos de dados que informem justamente as raízes da violência e permitam intervenções diretas nesses fatores.

Carolina Taboada e Terine Husek. Disponível em:https://brasil.elpais.com/opiniao. Acesso em 02 de julho de 2021.

Identifique o trecho que reforça a tese de que a violência contra a mulher possui características específicas:

A) “Quando iniciamos um projeto com o objetivo de reunir em um único lugar dados sobre violência contra a mulher” (l. 04-05)
B) “Na maior parte das vezes, o agressor é uma pessoa do círculo de confiança da pessoa agredida” (l.01-02).
C) “É necessário desenvolver políticas que compreendam a origem da violência (...)” (l. 07-08)
D) “(...) quando se trata de segurança pública, uma sociedade mais saudável não depende apenas de repressão a crimes.” (l. 06-07).
E) “(...) precisamos de dados que informem justamente as raízes da violência e permitam intervenções diretas nesses fatores.” (l. 10-11)

19- S17.H06 Leia o texto a seguir.

A violência contra a mulher tem padrões muito peculiares e particularmente complexos. Na maior parte das vezes, o agressor é uma pessoa do círculo de confiança da pessoa agredida; frequentemente, ela vê motivos para proteger seu agressor; atinge sobremaneira crianças e jovens; a violência física costuma ser precedida de abusos verbais e psicológicos. Quando iniciamos um projeto com o objetivo de reunir em um único lugar dados sobre violência contra a mulher, esperávamos colaborar com o poder público no combate à violência, pois, quando se trata de segurança pública, uma sociedade mais saudável não depende apenas de repressão a crimes. É necessário desenvolver políticas que compreendam a origem da violência e, dessa forma, evitem que um crime ocorra. Para combater a violência contra a mulher não precisamos, portanto, apenas de punição dos culpados: precisamos de dados que informem justamente as raízes da violência e permitam intervenções diretas nesses fatores.

Carolina Taboada e Terine Husek. Disponível em:https://brasil.elpais.com/opiniao. Acesso em 02 de julho de 2021.

A expressão em destaque “esperávamos colaborar com o poder público no combate à violência, pois [...] uma sociedade mais saudável não depende apenas de repressão a crimes.” (l. 5 a 7 ) reforça uma ideia de
A) adição.
B) comparação.
C) consequência.
D) explicação.
E) conclusão.

20- S18.H04 Leia o texto a seguir.

A felicidade é sutil. É uma poesia, um pedaço de manga, um gole de vinho, uma música que arrepia. A felicidade é tão simples. Um abraço em quem a gente não vê faz tempo, um carinho de um amigo, um beijo em seu amor. É andar de mãos dadas, encostar a cabeça no ombro do outro no cinema, dormir juntinho. É cheiro de café passado, susto que passa logo, lambida de cachorro no nariz e perfume de flor. A felicidade é serena... Uma ferida que sara, a calça que finalmente entra, a tão desejada voz do outro lado do telefone. Um filho que aprende a dizer mamãe, a receita que dá certo...o olhar que se encontra." (Clarissa Corrêa)

Disponível em: https://acalentai.tumblr.com/post/117082665222/a-felicidade-%C3%A9-sutil-%C3%A9-uma-poesia-um-peda%C3%A7o-de. Acesso em: 09 de jul. de 2021

A partir da leitura do texto, entende-se que a felicidade é sutil
A) apesar dos pequenos momentos da vida.
B) por isso está em cada momento que vivemos.
C) pois a encontramos no aconchego da família.
D) e acontece quando atingimos um objetivo.
E) logo poucas pessoas conseguem atingi-la.

21- S19.H11 

Andar com a cabeça na lua Ela estava-se nas tintas para a escola. Bem dava as voltas à cabeça, mas não havia voltas a dar. O que o professor dizia entrava por uma orelha e saia pela outra e, se lhe perguntava algo, não dizia nem ai nem ui. Cruzava os braços, passava pelas brasas e sentia-se nas nuvens. Nos intervalos estava nas ruas sete quintas e falava pelos cotovelos. Em casa, os pais pediam-lhe para pôr a mão na consciência ao que ele respondia: “vou dormir sobre o assunto”.

ESOPO. As Fábulas de Esopo.(Texto adaptado).
Tradução direta do grego, prefácio, introdução e notas de Manuel Aveleza de Sousa. Rio de Janeiro: Thex, 2002

A expressão “Vou dormir sobre o assunto” (l.5) foi usada para
A) dizer que o menino gostava de descansar após estudar.
B) dizer poeticamente que o menino iria refletir sobre o assunto.
C) reforçar que o menino não se interessava pelos estudos.
D) enfatizar que o menino iria estudar até dormir sobre os livros.
E) ironizar que o menino iria despertar a consciência para a importância de estudar.

22- S20.H10 Leia o texto a seguir.


A intenção do autor ao sublinhar algumas palavras da tirinha foi de
A) gerar a incompreensão do diálogo.
B) reforçar o uso da palavra PORQUE para dar explicações.
C) destacar a indignação de um dos personagens.
D) mostrar os diferentes usos e escritas de expressões linguísticas.
E) criticar as respostas simples que não tem justificativas.

23- S21.H13 Leia o texto a seguir

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

MORAES, V. Novos poemas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1938

Qual a intenção do autor ao construir a frase "E rir meu riso"?
A) Reforçar o exagero sentimental do texto.
B) Reforçar a ideia do eu-lírico estar atento ao seu amor.
C) Mostrar que o eu-lírico sabe o que está sentindo.
D) Destacar o sofrimento emocional do eu-lírico.
E) Reforçar a ideia de confusão emocional do eu-lírico.

24- S22.H01 Leia o texto abaixo.


O que torna esse texto engraçado é o fato de:
A) o boné do sorveteiro ter saído de sua cabeça.
B) o homem ter chamado o sorveteiro para perguntar as horas.
C) os sorvetes que estavam no carrinho terem caído pelo caminho.
D) os olhos do sorveteiro tem ficado arregalados.

25- S22.H09 Leia o texto a seguir.


Em “assim eu saberei onde você está” a finalidade da ironia nesse trecho é mostrar
A) que o gato manda no dono.
B) que o dono manda no gato.
C) a importância dos animais usarem coleira.
D) o interesse do dono em identificar o animal.
E) que os animais precisam de um sininho.

26- S23.H09 Leia o texto a seguir.

Youtubers divulgam ciência para ensinar de forma divertida Jovens, conectados e divertidos.

Assim são os novos astrônomos e astrônomas que, por diversos canais do YouTube, divulgam ciência e astronomia. Um desses canais, o AstroTubers reúne pesquisadores e profissionais da área astronômica na produção de vídeos na plataforma. O objetivo do canal é tornar acessível ao público, com linguagem fácil de 10 15 entender, pesquisas e outros estudos acadêmicos sobre física e astronomia, além de esclarecer notícias falsas que circulam na internet.
Entre os estudantes há graduandos e pós-graduandos de física e de astronomia de diversas universidades do Brasil e até fora do país. Um deles é o Pedro Pinheiro Cabral, de Natal (RN), é estudante do bacharelado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem 22 anos.
Um dos seus vídeos no canal é Por que o céu é azul e as nuvens brancas?

https://www.slideshare.net/Helenacarreto/escrever-com- expresses-idiomticas Acesso em: 10 Jun 2020.

A intenção do autor do texto ao usar a palavra “AstroTubers” (l. 02) é
A) contar a história dos astros no youtube.
B) apresentar estudantes de física famosos que têm muitos seguidores.
C) mostrar que youtubers são astros, porque têm muitas curtidas.
D) fazer referência a astrônomos que são youtubers.
E) fazer referência a um canal que esclarece notícias falsas sobre famosos na internet.


GABARITO

1- B
2- D
3- B
4- E
5- E
6- D
7- A
8- E
9- D
10- B
11- C
12- C
13- E
14- B
15- A
16- B
17- B
18- B
19- D
20- B
21- B
22- D
23- A
24- B
25- A
26- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário