sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Atividade 10 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Brasil: Domínios Morfoclimáticos

ATIVIDADE 10

Objeto de Aprendizagem: Brasil: Domínios Morfoclimáticos

Habilidades da BNCC: EF07GE09 / EF07GE11


1- Associe corretamente o tipo de desmatamento de cada bioma com o gráfico de porcentagem de desmatamento.

A) O Pantanal, embora possua a maior parte de sua vegetação preservada, não deixa de apresentar casos de devastação ocasionados, sobretudo, pela expansão de áreas agrícolas na região.

B) A Floresta Amazônica vem sofrendo intensa alteração provocada pela ação humana. Nos últimos 20 anos, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma área de aproximadamente 13 mil km2 de vegetação é desmatada e queimada anualmente. Essa devastação é causada, sobretudo, pela exploração madeireira e pelo avanço da agropecuária e da atividade mineradora.

C) Nos últimos anos, a expansão de novas áreas agrícolas, chamadas fronteiras agrícolas, principalmente em direção às áreas interioranas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, tem ocasionado a devastação de formações vegetais nativas. O Cerrado, por exemplo, vem perdendo, cada vez mais, significativas áreas de vegetação natural em razão da expansão de áreas de pastagens e da agricultura moderna.

D) A vegetação de Caatinga vem sendo degradada, sobretudo, em razão da expansão de áreas agrícolas e da exploração madeireira para a produção de carvão vegetal, por exemplo.

E) A Floresta Tropical, que engloba a Mata Atlântica, originalmente se desenvolve na parte do país onde o processo de urbanização e industrialização ocorreu de maneira intensa. Atualmente, restam apenas 29% de área remanescente dessa formação vegetal.


2- Por serem belos, com plumagens coloridas e possuírem capacidade de interagir com a população humana, as araras e os papagaios estão entre os grupos dos animais mais ameaçados do mundo. Na fotografia, araras-azuis observadas no município de Aquidauana (MS), 2016.


Que bioma evidencia a presença de araras-azuis?

3- Observe a manchete de jornal e responda os itens abaixo:


a) Como se encontram as formações vegetais que se desenvolvem naturalmente no estado onde você vive?

b) Converse com seus colegas sobre o que poderia ser feito para a diminuição da destruição dos remanescentes da vegetação natural brasileira.

c) Qual bioma sofreu maior desmatamento?

4- Quais as principais atividades impactantes do cerrado?

5- Quais as principais atividades impactantes da caatinga?

6- Quais as principais atividades impactantes da Amazônia?


GABARITO

1-  A, B, C, D, E

2- Pantanal.

3- a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Amazônia.

4- Nos últimos anos, a expansão de novas áreas agrícolas, chamadas fronteiras agrícolas, principalmente em direção às áreas interioranas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, tem ocasionado a devastação de formações vegetais nativas. O Cerrado, por exemplo, vem perdendo, cada vez mais, significativas áreas de vegetação natural em razão da expansão de áreas de pastagens e da agricultura moderna.

5- A vegetação de Caatinga vem sendo degradada, sobretudo, em razão da expansão de áreas agrícolas e da exploração madeireira para a produção de carvão vegetal, por exemplo.

6- A Floresta Amazônica vem sofrendo intensa alteração provocada pela ação humana. Nos últimos 20 anos, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma área de aproximadamente 13 mil km2 de vegetação é desmatada e queimada anualmente. Essa devastação é causada, sobretudo, pela exploração madeireira e pelo avanço da agropecuária e da atividade mineradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário