sábado, 27 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE TERRITÓRIOS E GUERRA FRIA

 1- (UFRN) O mapa político da Europa passou por mudanças de fronteiras e surgimento de novos países, a partir da reunificação da Alemanha, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da fragmentação da Iugoslávia e Tchecoslováquia. Essas alterações nas fronteiras desses países ocorreram 

A) no período de encerramento da Segunda Guerra Mundial. 
B) na fase entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. 
C) na fase da bipolarização entre EUA e URSS. 
D) no período de encerramento da Guerra Fria.
E) No início da Segunda Guerra Mundial.

2- (UECE - adaptada) Analise as proposições e marque corretamente.

I- Região, para algumas correntes da Geografia, pode ser entendido(a) como uma classe de área, que pode apresentar grande uniformidade interna e grandes diferenças quando comparada a outras áreas. 
II- Território são as relações de poder construídas e estabelecidas, determinantes para a sua definição e delimitação. 
III- Paisagem é, numa determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto, instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente, uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto indissociável, em perpétua evolução. 
IV- Território é marcado(a) pelas relações de consenso, conflito, dominação e resistência, onde se cria identidade e onde se vive. 
V- Espaço geográfico é o conjunto indissociável de sistemas de objetos e de ações, que procura revelar as práticas sociais dos diferentes grupos. 

A sequência correta é:

A) I, II, III e IV.
B) II, III, IV e V.
C) I, IV e V.
D) II, IV e V
E) I, II, III e V.

3- (Fatec-SP–2018) Guerra Fria foi o nome dado ao período de 1945 a 1991, marcado por grande tensão político-militar envolvendo superpotências. As provocações mútuas e a corrida armamentista traziam consigo a ideia de que uma guerra nuclear se iniciaria a qualquer momento. Durante esse período, a disputa pela hegemonia planetária se caracterizou por uma Ordem Mundial 

A) multipolar, na qual o poder mundial era exercido pelos Estados Unidos, que dominavam o mundo de forma absoluta. 
B) multipolar, na qual a hegemonia mundial estava centrada na Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1946. 
C) multipolar, uma vez que a disputa pelo controle geopolítico do planeta se caracterizava pela rivalidade entre diversos países europeus. 
D) bipolar, na qual a União Soviética, de regime socialista, e os Estados Unidos, de regime capitalista, disputavam a hegemonia global. 
E) bipolar, uma vez que o Reino Unido e a Rússia possuíam os maiores exércitos com o intuito de garantir o domínio geopolítico mundial.

4- (UERJ–2019) 

Fronteiras reais 

As fronteiras reais desrespeitam fronteiras cartográficas e geopolíticas e serpenteiam pelo mundo, dividindo povos e classes. Para cruzar uma fronteira real, não é preciso passaporte ou qualquer outra formalidade. Com um passo, você atravessa uma fronteira econômica, às vezes sem nem se dar conta. Num país como o Brasil, para usar um triste exemplo, pode-se sair de um mundo e entrar em outro ao dobrar uma esquina. Botswana aqui, Miami logo ali.

VERISSIMO, Luis Fernando. O Globo, 10 set. 2015. 

Com base na reflexão do escritor, um exemplo de fronteira real dos dias atuais está presente em:


5- (Uea -AM) Na década de 1970, a União Soviética começou a apresentar baixo dinamismo econômico e defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Neste cenário, em 1985, Mikhail Gorbatchev iniciou reformas com o intuito de recolocar o país no mesmo patamar dos concorrentes ocidentais, com medidas que promoveram 

A) a criação da Comunidade dos Estados Independentes e a promoção da democracia. 
B) a implantação da ditadura do proletariado e a condenação dos líderes da resistência. 
C) a reestruturação da economia soviética e a abertura política da nação. 
D) a estatização dos meios de produção e a elaboração de planos quinquenais. 
E) a implantação do autoritarismo militar e o fechamento do Parlamento.

6- (Enem) Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria. 

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (Adaptação). 

O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a) 

A) formação do mundo bipolar. 
B) aceleração da integração regional. 
C) eliminação dos regimes autoritários. 
D) difusão do fundamentalismo islâmico. 
E) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas.

7- (Enem) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. 

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (Adaptação). 

No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão 

A) política de apropriação efetiva do espaço. 
B) econômica de uso de recursos do espaço. 
C) privada de limitação sobre a utilização do espaço. 
D) natural de composição por elementos físicos do espaço. 
E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

8- (Enem) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu.


De acordo com a figura, 

A) a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia. 
B) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Montes Urais. 
C) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas. 
D) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados.
E) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica.

9- (Enem) Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.


Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram 

A) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional. 
B) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do Muro de Berlim. 
C) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial. 
D) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental. 
E) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

10- (UERJ) A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada com o propósito de promover o multilateralismo nas relações internacionais, pautando-se no princípio da igualdade soberana de todos os seus integrantes.

Recursos destinados às Nações Unidas (2003)


De acordo com o mapa, o equilíbrio de poder entre as nações que integram a ONU na atualidade é dificultado pelo seguinte aspecto: 

A) Poderio militar concentrado nos países asiáticos. 
B) Sistema de voto proporcional na Assembleia Geral. 
C) Desigualdade das contribuições nacionais ao orçamento. 
D) Rotatividade dos países-membros do Conselho de Segurança.

11- (UECE–2016) Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. [...] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”. 

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Ed. Contexto, 2006. p. 47. 

Ao ler o trecho anterior, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a) 

A) lugar. 
B) região. 
C) território. 
D) paisagem.

12- (ifsp–2016) Para Almeida, “considerando que o foco geográfico principal da Guerra Fria era a Europa central e partes da Ásia e que, no plano estratégico global, o que estava em causa era, essencialmente, uma”: 

ALMEIDA, Paulo Roberto. O Brasil e as relações internacionais no Pós-Guerra Fria. In: ____. Vinte Anos da Queda do Muro de Berlim. Palhoça: Unisul, 2009. p. 23-24. 

A) competição pela hegemonia mundial entre as duas superpotências. B) crise entre todas as potências mundiais, exceto União Soviética, Estados Unidos e China. 
C) disputa pelo Oriente Médio e posterior aproximação diplomática entre todas as potências. 
D) ideia de superioridade interglobal ameaçada. 
E) destruição nuclear inevitável entre as potências.

13- (PUCPR) A foto a seguir diz respeito ao incidente que aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em 1962. Considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS ), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Khrushchev ao atender às exigências do presidente norte-americano John Kennedy:

A) Glasnost. 
B) P lano Marshall. 
C) Criação da OTAN. 
D) Criação da Détente. 
E) Crise dos mísseis em Cuba.

14- (UFU-MG) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa incorreta. 

A) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico. 
B) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico. 
C) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos. 
D) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

15- (Fatec-SP–2016) Durante o período da chamada Guerra Fria, o continente europeu foi o grande palco das disputas geopolíticas entre as duas potências militares antagônicas daquele período, a União Soviética e os Estados Unidos. Um fato marcante que ocorreu em território europeu que indica a tensão da disputa bipolar foi a 

A) criação de pequenos Estados como o Vaticano, Andorra, San Marino e Liechtenstein, imposta pelos Estados Unidos, como forma de dificultar a circulação de tropas soviéticas no continente. 
B) constituição da União Europeia, incentivada pela União Soviética, para conter a entrada de capitais estadunidenses que pudessem atrair as frágeis economias da Europa Oriental. 
C) construção do muro de Berlim, a mando do governo da então Alemanha Oriental, como uma forma de impedir que seus cidadãos fugissem para a Berlim Ocidental. 
D) ocupação da Hungria e da Tchecoslováquia por tropas britânicas, na tentativa de inibir a expansão de revoltas populares contra o capitalismo. 
E) aplicação do welfare state (Estado do Bem-Estar Social), organizado pela Polônia, no sentido de evitar conflitos bélicos no continente.

16- (PUC-GO) Apesar do acúmulo de riqueza durante o século XX, o problema da pobreza e da fome no mundo continua atingindo milhões de pessoas. Especialmente no período após a Segunda Guerra Mundial, ao invés de se atenuarem as contradições econômicas entre os países, elas ficaram mais acentuadas, dividindo-os entre os ricos do norte e os pobres do sul. Acerca desse processo, assinale a alternativa correta. 

A) O Plano Marshall, realizado pelos Estados Unidos da América para ajudar a Europa Ocidental do pós-Guerra, tinha por meta principal torná-la novamente uma potência econômica mundial, auxiliando o governo norte-americano na administração dos países subdesenvolvidos. 
B) O investimento global no setor militar, no período pós-Guerra, continuou alto, contrapondo-se ao pequeno orçamento dos países ricos destinado a erradicar a pobreza no mundo. 
C) A Guerra Fria foi criada, no período pós-Guerra, com o intuito de “esfriar” a situação revolucionária e a instabilidade social que se irradiava pelos países do Terceiro Mundo. 
D) A Organização Internacional do Trabalho (OIT) surgiu no período pós-Guerra, para ajudar a erradicar o desemprego e combater a pobreza em países africanos, latino e asiáticos.

17- (Cesgranrio) “[...] Com o colapso da URSS , a experiência do socialismo realmente existente chegou ao fim [...] mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, abandonaram a ideia de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado, ou uma economia de propriedade coletiva praticamente operando sem mercado [...]” 

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 481. 

“[...] A queda do comunismo representou a fragmentação de alguns países da Cortina de Ferro. No final dos anos 80, com a economia em crise e os Estados satélites querendo abandonar o comunismo, as repúblicas que faziam parte da União Soviética começaram a caminhar para a separação. O colapso da URSS deu origem à Rússia e mais 14 nações [...] 

O Globo . Edição n. 27 856, ano LXXXV, 12 nov. 2009. O Mundo, p. 35. 

Com a queda do socialismo real, o entusiasmo inicial, em países da antiga Cortina de Ferro, no sentido de recuperar sua posição no cenário internacional, cedeu espaço às crises, aos problemas como criminalidade e desemprego e à desconfiança constante na Rússia.

A inserção da Rússia no novo cenário geopolítico internacional chama a atenção 

A) pela manutenção do estado autoritário e repressor, apesar das transformações econômicas e sociais que incluíram a Rússia no Grupo dos Oito. 
B) pela sua volta ao mercado capitalista que, após um processo de privatização de todas as empresas estatais concentrou nas mãos de grupos organizados importantes conglomerados econômicos, estabilizando o quadro político-econômico atual. 
C) pela sua rápida modernização econômica para atrair o novo mercado, tornando-se um país tecnopolo, através da exportação de tecnologia de ponta e de mão de obra especializada obtidas através do ingresso de capitais sul-coreanos. 
D) pelo retorno aos padrões religiosos, com a abertura de templos ortodoxos e a expansão do islamismo, o que garantirá sua aproximação com a OPEP. 
E) pelo recrudescimento de questões étnicas e territoriais que, sob a bandeira do nacionalismo, muitas vezes levaram a conflitos internos ou à guerra.

18- (Unesp) Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do Sul 

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29/03/2013] o “estado de guerra” com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. “A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra”, declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano. 

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/> (Adaptação). 

A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está associada a 

a) divergências políticas e comerciais, sendo que sua origem se deu após a emergência Nova Ordem Mundial. 
b) divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria. 
c) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem se deu após a emergência da Nova Ordem Mundial. 
d) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria. 
e) um incidente diplomático ocasional, que não corresponde à grande tradição pacifista existente entre as Coreias.

19- (UFSC)

Sobre o contexto da Guerra Fria, é correto afirmar que 

A) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunifi cação do Vietnã. 
B) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas. 
C) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no fi nal da década de 1980. 
D) a defi nição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um confl ito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve confl ito bélico entre as partes envolvidas. 
E) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunifi cação do país sob o regime comunista.

20- (UECE–2015) “Com a afirmação da Geografia moderna, a noção de território no seu sentido mais puro, isto é, assimilado ao Estado, torna-se uma categoria tão basilar quanto longeva. No seu sentido mais restrito, território é um nome político para a extensão de um país. Há mais de um século, Ratzel insistia em que aquele resultava da apropriação de uma porção da superfície da Terra para um grupo humano.” 

SILVEIRA, M. L. Acta Geográfica. Cidades na Amazônia Brasileira. Ed. Especial, 2011. p. 151-163. 

Com base nas informações do texto anterior, assinale a opção que corresponde ao conceito de território, elaborado por Ratzel. 

A) Gêneros de Vida 
B) Rugosidade Espacial 
C) Espaço Vital 
D) Espaço Absoluto

GABARITO:
1- D
2- E
3- D
4- D
5- C
6- A
7- E
8- B
9- D
10- C
11- D
12- A
13- E
14- A
15- C
16- B
17- E
18- D
19- C
20- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário