domingo, 21 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE CRESCIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

 1- (Enem–2017)

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 mar. 2013 (Adaptação).

A alteração apresentada no gráfico a partir da década de 1960 é reflexo da redução do seguinte indicador populacional: 

A) Expectativa de vida. 
B) População absoluta. 
C) Índice de mortalidade. 
D) Desigualdade social. 
E) Taxa de fecundidade.

2- (Enem)


IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 mar. 2013. 

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica: 

A) Decréscimo da população absoluta. 
B) Redução do crescimento vegetativo. 
C) Diminuição da proporção de adultos. 
D) Expansão de políticas de controle da natalidade. 
E) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

3- (Enem) Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão: A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e à saúde. Diante disso, o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social. Qual dos slogans a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano? 

A) “Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento” 
B) “Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz” 
C) “População abundante, país forte!” 
D) “O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos” 
E) “Justiça social, sinônimo de desenvolvimento”

4- (UERJ) A taxa de dependência total corresponde ao percentual do conjunto da população jovem (menores de 15 anos) e idosa (com 60 anos ou mais) em relação à população total. Ela expressa a proporção da população sustentada pela população economicamente ativa. 

Taxa de dependência total no Brasil.


Disponível em:<veja.abril.com.br>. Acesso em: 28 nov. 2012 (Adaptação). 

A manutenção da tendência apresentada no gráfico pode favorecer o seguinte impacto sobre as despesas governamentais nas próximas duas décadas: 

A) Redução do deficit da previdência social. 
B) Diminuição das verbas para a rede de saúde. 
C) Elevação dos investimentos na educação infantil. 
D) Ampliação dos recursos com seguro-desemprego.

5- (UPE) Tendências globais em fecundidade A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar. Population Reference Bureau, 2011. Com base no texto, é correto afirmar que

A) as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo. 
B) a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento. 
C) o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar. 
D) a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países. 
E) uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão.

6- (Uerj) A proporção entre a população e a superfície territorial é um dos elementos que define a relação entre sociedade e espaço. Observe os dados informados a seguir:


SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009. 

De acordo com a tabela, o país mais povoado é a 

A) China. 
B) França. 
C) Holanda. 
D) Argentina.

7- (UEFS-BA) Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar: 

A) As variáveis responsáveis pelo crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos modificaram-se no início do século XIX, o que contribuiu para o declínio da natalidade. 
B) O final desta década registra acentuado aumento da mortalidade entre os idosos dos países desenvolvidos da Europa, tendo como consequência enormes encargos para a previdência social e aumento da natalidade. 
C) O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano). 
D) As migrações internacionais são importantes para calcular o crescimento da população mundial, porém não são consideradas no crescimento ou no declínio da população de cada país. 
E) O crescimento contínuo da produção de alimentos tem contribuído para aumentar a qualidade de vida dos povos ao sul do Saara e para diminuir as taxas de mortalidade.

8- (UEG-GO–2016) Considere os dados sobre a taxa de crescimento e evolução populacional do estado de Goiás no gráfico a seguir:



A análise dos dados apresentados nos gráficos leva a inferir que 

A) o período posterior ao ano de 1970 registrou queda na taxa de crescimento da população total do estado de Goiás. 
B) a baixa taxa de crescimento populacional verificada entre 1980 e 1991 foi resultante do aumento da taxa de mortalidade. 
C) a população do estado de Goiás atingirá no ano de 2030 um total de 10 milhões de habitantes, seguindo a atual taxa de crescimento. 
D) o crescimento populacional mais acentuado verificado até o ano de 1980 deveu-se à chegada de populações oriundas do Nordeste.

9- (PUCPR–2016) Em agosto de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a projeção de que a “população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deverá chegar a 228,4 milhões de pessoas. A partir do ano seguinte, ela diminuirá gradualmente e estará em torno de 218,2 milhões em 2060”. IBGE – Sala de imprensa. População brasileira deve chegar ao máximo (228,4 milhões) em 2042. 

Disponível em: 
<http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia& id=1&busca=1&idnoticia=2455>. Acesso em: 15 ago. 2015 (Adaptação).

A redução do ritmo de crescimento nas próximas três décadas e a diminuição da quantidade de brasileiros a partir de 2043 são reflexos principalmente 

A) da queda da taxa de fecundidade da mulher brasileira. 
B) do aumento da expectativa de vida. 
C) da atual implantação de políticas de controle populacional. 
D) da evasão de brasileiros em direção aos países desenvolvidos, devido à crise econômica iniciada a partir de 2004. 
E) da mudança do perfil da população brasileira de uma nação jovem para um país de idosos.

10- (Uefs–2017)


A análise do gráfico, aliada aos conhecimentos sobre o crescimento da população brasileira, permite afirmar corretamente: 

A) O elevado crescimento vegetativo da década de 60 do século passado é atribuído à redução da mortalidade, em razão, entre outros, da melhoria nas condições médico-sanitárias. 
B) O crescimento demográfico no período anterior a 1940 era baixíssimo, devido às altas taxas de natalidade e de mortalidade infantil. 
C) O estágio de transição demográfica se concluiu a partir do momento em que a fecundidade começou a declinar numa razão de quatro filhos por mulher. 
D) Entre 1890 e 1930, o crescimento natural da população esteve diretamente e exclusivamente relacionado ao processo imigratório para o país. 
E) A queda rápida da natalidade e da mortalidade, a partir de 2000, é explicada pelo intenso processo de urbanização, sobretudo na Região Sudeste.

11- (Mackenzie-SP)



A respeito dos índices de crescimento populacional no mundo, assinale a alternativa incorreta. 

A) Na atualidade, verifica-se uma queda dos índices de natalidade, embora em alguns países as taxas se mantenham elevadas. 
B) No Brasil, o índice, desde 1920, obedece a sucessivos recuos, graças ao processo de substituição de importações, que impulsionou a indústria nacional nessa mesma década, absorvendo muita mão de obra. 
C) Devido à intensa urbanização, as pessoas passaram a ter acesso aos métodos anticoncepcionais, o que facilitou a redução do número de filhos por família. 
D) No meio urbano, a necessidade da mão de obra feminina estimula o aprimoramento profissional. Para esse grupo, sucessivas gestações comprometeriam o padrão de vida da família e a possível ascensão profissional. 
E) A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, devido aos avanços na medicina, ao aumento do acesso à educação e ao saneamento básico.

12- (FAMECA-SP) Leia o texto a seguir. Países pobres, como Somália e Haiti, mantêm altas taxas de natalidade e pequena queda na taxa de mortalidade, o que causa expressivo aumento populacional. Países em desenvolvimento, como Índia e Honduras, apresentam taxas de natalidade um pouco menores e mortalidade em redução, o que ainda caracteriza uma população relativamente crescente. Países da União Europeia apresentam taxas pequenas de natalidade e de mortalidade, o que se traduz em um crescimento populacional inexpressivo. Em alguns deles, como Itália e Alemanha, as taxas de crescimento da população são negativas: morrem mais pessoas que nascem. 

Disponível em: <http://www.cgee.org.br/noticias/ viewBoletim.php? in_news=716&boletim=18> (Adaptação). 

O conteúdo do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica mundial permitem concluir que

A) as altas taxas de natalidade são responsáveis pela atual condição de pobreza em alguns países, pois não há como gerar empregos suficientes para a demanda. 
B) as diferentes fases da transição demográfica em que se encontram os países destacados têm relação com o nível de desenvolvimento e a renda. 
C) a dinâmica demográfica sofre influência da urbanização. Portanto, quanto maior a população rural de um país, menores serão as taxas de natalidade e mortalidade. 
D) conforme os países se desenvolvem economicamente, os índices de natalidade tendem a cair e os de mortalidade tendem a subir novamente. 
E) a melhoria das condições de vida em países pobres contribuiu para aumentar a pobreza, pois o crescimento da renda incentivou o aumento da natalidade.

13- (Ifal) Segundo a ONU, a população mundial atingiu a marca dos 6,9 bilhões de habitantes em 2011, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Estimativas mostram que, em 2050, a população mundial atingirá a marca de pouco mais de 9 bilhões de habitantes. O ritmo de crescimento populacional tem declinado nos últimos anos em todos os países, porém os países subdesenvolvidos continuarão com taxas mais elevadas quando comparadas com os das nações desenvolvidas. Observe a tabela a seguir, sobre a distribuição da população por continente.


Assinale a proposição que melhor retrata o crescimento demográfico mundial e sua mobilidade no espaço geográfico. 

A) Dos 6,9 bilhões de habitantes existentes no mundo, a maioria está na Ásia, sendo a China e a Índia os mais populosos do mundo. Esse crescimento populacional é explicado através do forte processo de emigração. 
B) A população africana é a segunda maior entre os continentes e seus indicadores sociais são os piores do mundo. Desemprego, fome crônica, epidemias e conflitos internos são fatores responsáveis pela elevada emigração dos africanos, em especial, para países europeus, onde sofrem com a xenofobia. 
C) A Europa apresenta baixíssima taxa de natalidade e baixa expectativa de vida, levando alguns governos como os da França, Itália e Alemanha a estimularem a imigração, em especial, de países africanos. 
D) O atual governo dos Estados Unidos aboliu a política de imigração, estimulando a entrada de latinos, devido às necessidades de mão de obra barata. 
E) Alguns países da Oceania como Austrália e Nova Zelândia têm estimulado o aumento da taxa de natalidade e de imigração visando a aumentar a população desse continente.

14- (PUC Rio–2018) Distribuição da população brasileira, segundo o Censo Demográfico Brasileiro de 1872.



Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2017 (Adaptação). 

Com base nos dados fornecidos pelo Censo demográfico brasileiro de 1872 – o primeiro a ser realizado pelo então Estado imperial brasileiro – conclui-se que: 

A) a ocupação do território brasileiro seguia a lógica colonial portuguesa na América do Sul, com a concentração demográfi ca no interior e aumento da população ao Leste. 
B) as principais cidades brasileiras, em números de população absoluta, na segunda metade do século XIX, eram o Rio de Janeiro, Salvador e Recife. 
C) as cidades do sul do país tinham a melhor distribuição de população entre elas, por serem as mais desenvolvidas naquela época. 
D) o sertão nordestino vivia uma efervescência demográfi ca frente ao sucesso do cultivo da cana-de-açúcar e da mineração. 
E) o interior do país tinha uma boa distribuição demográfi ca, refl exo das políticas de imigração do 2º Reinado.

15- (Uncisal–2016)



ÁVILA, R. I.; MACHADO, A. M. Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades na educação, no mercado de trabalho e na produtividade. Porto Alegre: fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2015. p. 5. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/textos-para-discussao>. Acesso em: 03 nov. 2015.

A análise do modelo de transição demográfica permite afirmar que na 

A) fase 1 os altos índices de natalidade são determinados pelo processo acelerado de urbanização. 
B) fase 2 há uma signifi cativa queda nas taxas de mortalidade, devido ao que fi cou conhecido como revolução sanitária. 
C) fase 3 o crescimento vegetativo se torna alto, provocando o fenômeno da explosão demográfi ca. 
D) fase 3 a diminuição da natalidade está ligada ao incremento de jovens no mercado de trabalho e à manutenção de um modelo familiar patriarcal. 
E) fase 4 o crescimento vegetativo se torna negativo, obrigando o país a adotar medidas de controle de natalidade.

16- (FGV-SP–2016) No Brasil, desde 1997, o sistema previdenciário é deficitário, o que obriga o Tesouro Nacional a cobrir o rombo. A respeito da origem do contínuo deficit da Previdência Social, assinale a afirmação correta. 

A) O aumento do emprego informal, procedimento adotado para estimular a retomada do crescimento econômico, desonera a folha de pagamento, o que diminui a arrecadação. 
B) O crescimento do desemprego leva o governo a suspender o seguro-desemprego e o abono salarial, o que deteriora a contabilidade previdenciária. 
C) A Constituição Federal de 1988 obrigou os trabalhadores rurais a contribuir para a Previdência, o que compensa o defi cit previdenciário gerado pelos trabalhadores urbanos. 
D) O Brasil desfruta do bônus demográfi co, ou seja, tem mais pessoas aposentadas do que em idade ativa, o que deverá agravar o defi cit do sistema previdenciário nos próximos anos. 
E) A população em idade ativa, majoritária hoje, está envelhecendo, sem que haja um contingente equivalente de jovens no mercado de trabalho para arcar com o aumento futuro dos custos da aposentadoria.

17- (UEFS-BA) Sobre estrutura da população mundial e brasileira, pode-se afirmar: 

A) A velhice demográfi ca é uma característica dos países da África e da América Latina. 
B) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar uma base bem mais estreita e um ápice bem mais largo do que a dos países desenvolvidos. 
C) O grau de instrução varia entre a população de vários países, todavia ele não interfere no crescimento demográfico nem na expectativa de vida da população. 
D) A pirâmide etária resulta da interação de dois elementos básicos, que são o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida. 
E) A transição demográfi ca é uma característica dos países centrais, devido à implantação de políticas antinatalistas.

GABARITO:
1- E
2- B
3- A
4- A
5- A
6- C
7- C
8- A
9- A
10- A
11- B
12- B
13- B
14- B
15- B
16- E
17- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário