terça-feira, 16 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO

1- (UPE-PE) Um grupo de estudantes foi encarregado pelo professor de Geografia de realizar um estudo sobre os recursos minerais e energéticos de uma determinada área do Brasil. Após amplas discussões, os componentes resolveram empregar como mapa base, em projeção ortogonal, um que tivesse a escala de 1 : 250 000. Com relação a esse mapa, é correto afirmar que 

A) 1 cm no mapa corresponde a 500 km no terreno. 
B) 1 cm no mapa representa 250 km, em face do tipo de projeção. 
C) 1 cm no mapa corresponde a 2 500 km no terreno e que o sistema de projeção independe da escala adotada. 
D) 1 cm no mapa indica 2,5 km no terreno. 
E) 1 cm no mapa é igual a 125 km no terreno.

2- (UCS-RS–2016) De posse de uma carta topográfica na escala de 1 : 100 000, um candidato ao Vestibular de Verão da UCS desembarca pela primeira vez na Estação Rodoviária de Caxias do Sul e gostaria de saber qual a melhor alternativa de deslocamento até o Campus-Sede. Para isso, o estudante precisa descobrir qual a distância real da rodoviária até a universidade. Se, hipoteticamente, a distância no mapa em linha reta entre esses dois pontos for de 2 cm, qual será a distância que o vestibulando precisará percorrer até chegar ao seu destino? 

A) 10 000 m. 
B) 2 000 m. 
C) 20 000 m. 
D) 2 200 m. 
E) 1 200 m.

3- (UnirG-TO) O acesso a imagens de satélite tem ganhado popularidade com a disponibilização gratuita desses produtos na Internet, como ocorre no caso do Google Earth, ferramenta que permite ao usuário a visualização de imagens que recobrem todo o planeta. Porém, o uso dessas imagens vai muito além dos passeios virtuais sobre a superfície terrestre. Uma das aplicações possíveis dessa ferramenta é 

A) a geração de mapas temáticos, como os de uso das terras.
B) o controle do tráfego urbano, articulado a sensores de trânsito. 
C) a avaliação da qualidade do ar, em substituição às análises locais. 
D) o monitoramento de aviões, como forma de garantir a segurança aérea.

4- (UFRN) A escala é um dos recursos utilizados na Cartografia para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é correto afirmar que 

A) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro. 
B) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada. 
C) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes. 
D) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão.

5- (UFOP-MG) Observe este mapa topográfico.


Por ele, não se pode afirmar que 

A) a área assinalada com o número 1 constitui um dos trechos mais íngremes da região. 
B) a planície fluvial encontra-se a, aproximadamente, 600 m de altitude. 
C) o rio principal corre de sudeste para nordeste. 
D) as curvas de nível foram traçadas de 25 em 25 m.

6- (UFT-TO) Observe a figura a seguir:



As curvas de nível são fundamentais para compreender a declividade de um terreno, e possuem as seguintes características: 

A) O perfi l topográfi co é cartografado em um eixo de altura baseada geralmente no ponto mais alto do terreno para então estabelecer as isoípsas. 
B) As curvas de nível são as próprias isoípsas, ou seja, as linhas que unem os pontos que têm a mesma altitude e são medidas a partir do nível do mar. 
C) O desnível entre as curvas de nível num mesmo mapa pode variar e a alteração de desnível determina se o terreno é plano, ondulado ou montanhoso. 
D) Quando as curvas de nível se cruzam num mesmo mapa temos a indicação de que o terreno é plano, já quando elas não se encontram temos um terreno íngreme. 
E) A espessura das linhas que determinam as curvas de nível são sempre iguais e são os diferentes pontos numa mesma linha que podem variar e determinar a altitude.

7- (UFAL) Observe atentamente a figura a seguir. Trata-se de um esboço de curvas de nível.



Assinale qual a forma de relevo que mais se aproxima do que está representado pelas curvas de nível no trecho XY.


8- 
(Unesp–2015) Observe o mapa e a fotografia.




A partir de conhecimentos cartográficos sobre orientação, localização e altimetria, é correto afirmar que a fotografia foi realizada a partir da posição: 

A) 2 
B) 5 
C) 3 
D) 4 
E) 1

9- (UDESC–2017) Três propriedades rurais, A, B e C, de formato quadrado, são representadas em mapas com diferentes escalas, sendo que a propriedade A é representada com 3 centímetros de lado em um mapa de escala 1 : 100 000; a propriedade B é representada com 6 centímetros de lado em um mapa de escala 1 : 50 000 e a propriedade C é representada com 9 cm de lado em um mapa de escala 1 : 10 000. A partir dessas informações, é possível afirmar: 

A) a área da propriedade A é maior que a área da propriedade B. 
B) a área da propriedade C é maior que a área da propriedade B. 
C) a área da propriedade B é o dobro da área da propriedade A. 
D) a área da propriedade B é a metade da área da propriedade C. 
E) as propriedades A e B têm a mesma área.

10- (UNINORTE-AC–2017) “Desenvolvido no contexto da Guerra Fria, foi projetado para enviar informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição de tempo. Com a sua popularização, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de precisão. Sua aplicação se estende, entre outros ramos, à Geodinâmica e à Topografia.” Considerando-se os conhecimentos sobre as modernas tecnologias aplicadas à Cartografia, pode-se afirmar que o texto se refere ao conceito de 

A) Geoprocessamento. 
B) Aerofotogrametria. 
C) Sensoriamento Remoto. 
D) Sistema de Posicionamento Global. 
E) Sistema de Informação Geográfi ca.

11- (Unesp–2016) Leia o trecho a seguir. “As recentes inovações tecnológicas atingem todos os aspectos da vida do homem contemporâneo. As novas possibilidades de comunicação demandam uma dinâmica de tempo e espaço que ultrapassam fronteiras. Neste contexto, a imagem tem feito parte do nosso cotidiano como uma das ferramentas mais importantes da comunicação. O processo de globalização, aliado e impulsionado pela revolução técnico-científica, disponibilizou um arsenal de produtos que permitem a aquisição de representações cartográficas cada vez mais aprimoradas em técnica e exatidão”. 

PAZINI, D.; MONTANHA, E. Geoprocessamento no ensino fundamental: utilizando SIG no ensino de geografia para alunos de 5a a 8a série. 2005. 

São ferramentas para a Cartografia oriundas desse período: 

A) bússola, astrolábio e planisfério. 
B) banco de dados, bússola e clinômetros. 
C) planisfério, imagens orbitais e fotografi as aéreas. 
D) fotografi as aéreas, astrolábio e clinômetros. 
E) imagens orbitais, fotografi as aéreas e banco de dados.

12- (FGV) Um importante instrumento geográfico de caráter tecnológico avançado tem se transformado em forte aliado da pesquisa científica em diversas áreas da gestão pública e planejamento territorial, da preservação do meio ambiente, entre outras áreas. Trata-se do SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Tal sistema constitui-se basicamente de: 

A) Sistema interconectado de satélites que produzem imagens de radar georreferenciadas. 
B) Mosaico de imagens de radar de cobertura nacional, produzido pelo RadamBrasil em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 
C) Acervo cartográfi co nacional digitalizado produzido pelo IBGE, em diferentes escalas. 
D) Sistemas de comunicação em rede entre institutos de pesquisa, universidades e órgãos governamentais que viabilizam o cruzamento e a troca de informações. 
E) Programas de computador que permitem cruzar informações de diferentes naturezas e de fontes diversas.

13- (Fatec-SP–2017) A cartografia temática trata da representação de temas específicos, como geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo de um determinado espaço geográfico. O mapa de uso e ocupação do solo é elaborado a partir da interpretação de imagens de satélites e fotografias aéreas, e é amplamente empregado no planejamento 

A) agrícola, pois nesse mapa está indicada a profundidade do solo, fator determinante para a defi nição de áreas prioritárias para conservação ambiental. 
B) agrícola, pois nesse mapa estão indicadas as áreas mais férteis para o desenvolvimento de determinadas culturas. 
C) agrícola, pois nesse mapa estão definidos os tamanhos dos lotes e o índice pluviométrico da área cartografada.
D) urbano, pois nesse mapa estão presentes informações que podem ser utilizadas no direcionamento da expansão das cidades. 
E) urbano, pois nesse mapa estão localizadas e detalhadas as informações sobre os equipamentos urbanos existentes no subsolo de uma determinada área.

14- (UNIUBE-MG) Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar. Assim, observe a carta topográfica seguinte:



Assinale a alternativa correta. 

A) De acordo com as coordenadas geográficas representadas na carta, a região localiza-se no hemisfério boreal. 
B) Na carta topográfica, a distância aproximada entre o povoado e a área cultivada é de 1,5 cm. Assim, a área cultivada encontra-se a, aproximadamente, 15 km ao norte do povoado. 
C) Tanto o povoado como a área de plantação de arroz estão localizados na margem direita do Rio Verde. 
D) O relevo da margem esquerda do Rio Verde é menos acidentado comparativamente ao relevo da margem direita. 
E) A carta topográfica representa uma propriedade rural na região Sul do Brasil.

15- (UERJ–2018) Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeiçã o que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos. 

BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. In: História universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982. 

No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico. A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo: 

A) extensão da grandeza do território político. 
B) imprecisão da localização das regiões administrativas. 
C) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional. 
D) equivalência da proporcionalidade da representação espacial.

16- (UECE) Tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 

A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da pluviometria, do relevo e da fauna correspondem, nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas, geológicos e zoogeográficos. 
B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos, geológicos, de isotermas e fitogeográficos. 
C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com detalhes a respeito dos temas cartografados são também chamados de atlas. 
D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas isotérmicas ou isobáricas.

17- (Enem–2015) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. 

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S.Paulo, 07 maio 2011 (Adaptação).

 A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da Cartografia como elemento promotor da 
A) expansão da fronteira agrícola. 
B) remoção de populações nativas. 
C) superação da condição de pobreza. 
D) valorização de identidades coletivas. 
E) implantação de modernos projetos agroindustriais.

18- História do sensoriamento remoto.

A origem do sensoriamento remoto vincula-se ao surgimento da fotografia aérea. Assim, a história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias aéreas, e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens. O sensoriamento remoto é fruto de um esforço multidisciplinar que integra os avanços da Matemática, Física, Química, Biologia e das Ciências da Terra e da Computação. A evolução das técnicas de sensoriamento remoto e a sua aplicação envolvem um número cada vez maior de pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Tendo-se em vista a importância do sensoriamento remoto para as mais diversas atividades humanas, considera-se como principal objetivo dessa atividade 

A) interpretar, visualizar e apontar os principais fluxos monetários internacionais. 
B) monitorar as principais atividades correlacionadas à tectônica global.
C) obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre. 
D) acompanhar a dinâmica das principais vias de circulação aérea. 
E) diagnosticar as migrações intrarregionais, apontando as principais causas de emigração.

GABARITO:
1- D
2- B
3- A
4- B
5- C
6- B
7- C
8- B
9- E
10- D
11- E
12- E
13- D
14- D
15- D
16- B
17- D
18- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário