sexta-feira, 26 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE TEORIAS DEMOGRÁFICAS E ESTRUTURAS POPULACIONAIS

1- (Enem)


A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

A) menor proporção de fecundidade na área urbana.
B) menor proporção de homens na área rural.
C) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
D) queda da longevidade na área rural.
E) queda do número de idosos na área urbana.


2- (Enem) A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.



Com base nessas informações, infere-se que


A) a educação tem relação direta com a saúde, visto que é menor a mortalidade de filhos cujas mães possuem maior nível de escolaridade, mesmo em países onde o saneamento básico é precário.
B)o nível de escolaridade das mães tem influência na saúde dos filhos, desde que, no país em que eles residam, o abastecimento de água favoreça, pelo menos, 50% da população.
C) a intensificação da educação de jovens e de adultos e a ampliação do saneamento básico são medidas suficientes para se reduzir a zero a mortalidade infantil.
D) mais crianças são acometidas pela diarreia no país III do que no país II.
E) a taxa de mortalidade infantil é diretamente proporcional ao nível de escolaridade das mães e independe das condições sanitárias básicas.


3- (Enem) O quadro a seguir mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.



Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre

A) 1920 e 1960 como de crescimento do planejamento familiar.
B) 1950 e 1970 como de nítida explosão demográfica.
C) 1960 e 1980 como de crescimento da taxa de fertilidade.
D) 1970 e 1990 como de decréscimo da densidade demográfica.
E) 1980 e 2000 como de estabilização do crescimento demográfico.


4- (UERJ)


Nos quadrinhos apresentados, fica evidenciado, de forma irônica, o conflito entre duas concepções sobre a relação entre demografia e pobreza: a neomalthusiana e a dos críticos a essa teoria. Essas concepções se caracterizam, respectivamente, pela adoção dos seguintes fundamentos:


A) Controle da natalidade e da pobreza pelo Estado – expansão da população como causa do super- -povoamento absoluto.
B) Decisão sem interferência do Estado quanto ao número de filhos – diminuição da pobreza pela imposição do controle da natalidade.
C) Redução dos níveis de pobreza pelo controle da natalidade – redução espontânea da natalidade pela melhoria das condições de vida.
D) Independência entre os índices de natalidade e os baixos indicadores sociais da população – superpopulação decorrente de condições socioeconômicas.


5- (UFSM-RS)


Com o auxílio do gráfico e de seus conhecimentos, pode-se inferir:

A) O desemprego estrutural decorre do atual sistema produtivo que prioriza a tecnologia em vez da mão de obra.
B) A economia competitiva de hoje impõe a necessidade de um aumento contínuo da produtividade, com maior número de pessoas empregadas.
C) O crescimento industrial significa geração de emprego no atual mundo do trabalho.
D) A indústria privilegia o emprego da mão de obra barata e sem qualificação, em detrimento da capacidade e da produtividade dos trabalhadores.
E) Modernização tecnológica, trabalho qualificado e desemprego deixam de ser decorrência da atual forma de composição do sistema produtivo da indústria.

6- (UERJ)  O  exame  da  distribuição  de  renda  da população  auxilia  na  avaliação  do  grau  de  justiça social,  da  qualidade  da  ação  previdenciária  do  Estado e  da  eficácia  das  políticas  públicas  de  combate à pobreza. Observe o gráfico, que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.



Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi 

A)  elevação do valor real do salário mínimo. 
B)  redução da carga tributária do setor produtivo. 
C)  diminuição da taxa básica de juros ao consumidor. 
D)  ampliação do investimento público em infraestrutura.

7- (Unesp) Analise a figura.



Sobre  as  causas e  os  possíveis  efeitos  da  previsão  de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que 

A)  a  expansão  do  topo  da  pirâmide  está  associada  à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país. 
B)  a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos  serviços  turísticos  destinados  especialmente  à população idosa do país. 
C)  a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país. 
D)  a  redução  da  base  da  pirâmide  está  associada  ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país. 
E)  o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.

8- (PUCPR) Compare os gráficos de pirâmides etárias a seguir:


Assinale a alternativa incorreta. 

A)  A distribuição da população brasileira por classes etárias das décadas de 1960 e 1970 se assemelha à representada no gráfico I. 
B)  Enquanto o gráfico II pode estar representando um país desenvolvido ou em desenvolvimento, o gráfico I é característico dos países mais pobres da Terra, como os da África Subsaariana. 
C)  Os dois gráficos anteriores correspondem aos quadros populacionais de países europeus. Enquanto no gráfico I é representado um país do Leste Europeu, de onde partiram milhares de emigrantes após a queda do socialismo, o gráfico II corresponde a um país da parte ocidental europeia, destino de muitos imigrantes. 
D)  O gráfico I revela um país de elevada taxa de natalidade e uma baixa longevidade. 
E)  O gráfico II apresenta uma realidade das duas últimas décadas na demografia brasileira: queda na natalidade e uma concentração maior de habitantes entre os 10 e 20 anos de idade, bem como uma considerável população de adultos.

9- (UERJ–2015)


As taxas de desemprego são um dos indicadores das condições do crescimento socioeconômico de países e de regiões, em especial quando afetam contingentes populacionais mais jovens. De acordo com o mapa, a região que apresenta o maior potencial para crescimento da força de trabalho é 

A)  Ásia Oriental. 
B)  Oriente Médio. 
C)  Norte da África. 
D)  Sudeste Asiático.

10- (UERJ)



Nas duas últimas décadas, o Governo Federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira. Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa: 

A)  Revisão das bases da legislação sindical. 
B)  Alteração das regras da previdência social. 
C)  Expansão das verbas para o ensino fundamental. 
D)  Ampliação dos programas de prevenção sanitária.

11- (UFPel-RS) O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência.


Com base nos dados apresentados, analise as seguintes afirmativas: 

I.  Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o poder público a rever as prioridades dos investimentos sociais no país. 
II.  A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas.
III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e em escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero. 
IV.  A tendência atual do envelhecimento da população brasileira  gerou  a  necessidade  de  rever  o  sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor. 

Estão corretas apenas as afirmativas 
A)  II e III. 
B)  I e II. 
C)  I e IV. 
D)  II e IV.

12- (FGV-SP) Na Rússia, a mortalidade era de 16% em 2005 contra 8% nos Estados Unidos, e a natalidade, de 10% na mesma data contra 14% nos Estados Unidos. A esperança de vida é de 58 anos para os homens (era 63,8 anos nos anos de 1960) e de 72 anos para as mulheres. O deficit de população ativa é estimado em 18 milhões de pessoas e, apesar do clima de xenofobia existente, o país deverá apelar para a imigração para complementar a população ativa de que necessita. WENDEN, C. W. Atlas mondial des migrations (Adaptação).

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica russa, na atualidade, permitem afirmar que o país

A) está em fase de transição tanto econômica quanto demográfica.
B) enfrenta uma situação social e demográfica alarmante.
C) deve aumentar o ritmo de crescimento demográfico quando concluir a transição política.
D) passa por um período de instabilidade demográfica semelhante ao que ocorre na Europa.
E) tem adotado uma política de controle demográfico para manter a estabilidade econômica.

13- (Fatec-SP–2016) No final do século XVIII, o economista inglês  Thomas  Malthus  escreveu  um  livro,  no  qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo Malthus, 

A)  o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à  medida  que  os  investimentos  em  educação aumentam. 
B) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos  naturais,  causando  danos  irreversíveis  ao meio ambiente. 
C)  o  crescimento  acelerado  da  população  nos  países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza. 
D)  o  aumento  da  população  ocorre  em  progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. 
E)  o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

14- (Fatec-SP–2015)  A  distribuição  da  População  Economicamente  Ativa  (PEA)  por  setores  de  atividades econômicas  (primário,  secundário  e  terciário)  pode fornecer dados interessantes sobre o desenvolvimento de um país. A distribuição não é uniforme e imutável, ela se altera, em função das especificidades econômicas e sociais de cada país. No Brasil, a distribuição da PEA por setores de atividades mostra que 

A)  a maior parte da PEA encontra-se no setor primário, evidenciando o caráter agroexportador da economia brasileira. 
B)  a PEA alocada no setor secundário ultrapassa os 50% do seu total, indicando que o Brasil é, efetivamente, um país industrializado. 
C)  o setor terciário, por concentrar atividades extrativistas e de mineração, vem se destacando como principal setor empregador do Brasil. 
D)  o setor terciário é onde se encontra a maior parte da PEA, revelando a crescente importância desse setor na economia brasileira. 
E)  o rápido processo de urbanização ocorrido a partir da  segunda  metade  do  século  XX  tornou  o  setor secundário o maior empregador brasileiro.

15- (UEFS-BA–2015) Conhecer a estrutura da população sob os aspectos (etário, profissional, educacional, disponibilidade de  força  de  trabalho)  é  de  maior  importância  para os  governantes  ou  dirigentes  responsáveis  pelo planejamento  econômico  de  um  país.  Conhecendo  a estrutura etária da população, é possível, por exemplo, saber quantos novos empregos, novas vagas nas escolas e novas habitações terão de ser criados para atender às necessidades da população. Com  base  na  afirmação  e  nos  conhecimentos  sobre  a estrutura,  a  população  mundial  e  latino-americana,  é correto afirmar: 

A) A representação gráfica de um país subdesenvolvido, através  de  uma  pirâmide  etária,  deve  conter  base larga,  indicando  alta  natalidade  e  topo  estreito, evidenciando a baixa expectativa de vida. 
B)  Os  nascimentos  não  demonstram  um  grande desequilíbrio  entre  os  sexos,  mas,  posteriormente, nota-se  um  predomínio  do  número  de  pessoas  do sexo masculino. 
C)  Os  países  desenvolvidos  da  Europa  agrupam  a maior  parte  da  PEA  (População  Economicamente Ativa)  no  setor  primário,  enquanto  os  países subdesenvolvidos da América Latina possuem a sua população  economicamente  ativa  concentrada  no setor secundário. 
D)  O corpo da pirâmide etária de um país desenvolvido encontra-se em processo de alargamento, em razão do crescente percentual de idosos na sua população. 
E)  Os  países  subdesenvolvidos  industrializados concentram  sua  PEA  em  um  setor  terciário hipertrofiado, devido à mão de obra possuir boa qualificação profissional.

16- (PUC RS) Considere os desenhos que mostram três diferentes situações demográficas.


As representações 1, 2 e 3 evidenciam, respectivamente, a realidade demográfica dos países: 

A)  Brasil, Alemanha e Suécia 
B)  Paquistão, Coreia do Sul e Alemanha. 
C)  Noruega, Brasil e Senegal. 
D)  Sudão, Argentina e Tanzânia. 
E)  Japão, China e Guatemala. 

17- (IFBA–2017) A geografia da população corresponde à constituição histórica, dinâmica e distribuição dos habitantes do globo. Sabendo desta complexidade de fatores e características, é correta a alternativa que afirma que:

A) A distribuição e as condições sociais da população dependem da localização e do tamanho dos países, de modo que sempre nos países menores encontra-se baixa densidade demográfica.
B) A estrutura da população no mundo é caracterizada pelo conflito entre o crescimento do número de idosos e as altas taxas de natalidade, que são características dos países mais desenvolvidos no cenário mundial. 
C) O Neomalthusianismo traz elementos da teoria Malthusiana para justificar a desigualdade econômica entre os países, e atribuir responsabilidade pelo desenvolvimento precário ou retardatário dos países a suas taxas de natalidade.
D) As teorias populacionais buscam explicar a relação entre o crescimento da população e o desenvolvimento social, de modo que a Teoria Malthusiana aponta para a real escassez de alimentos para a população atual.
E) A estrutura etária populacional tende ao equilíbrio entre natalidade, população jovem e adulta e longevidade.

GABARITO:
1- A
2- A
3- B
4- C
5- A
6- A
7- C
8- C
9- A
10- B
11- C
12- B
13- D
14- D
15- A
16- B
17- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário