quinta-feira, 18 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

1- (UTFPR–2017) Enquanto planeta considerado rochoso, a Terra apresenta movimentos externos e internos que a diferenciam dos demais corpos do Sistema Solar. A esse respeito podemos afirmar que: 

A) abaixo da crosta temos uma profusão de minerais e rochas de várias origens, principalmente as formadas de sedimentos. 
B) o núcleo central da Terra é geralmente formado por minerais mais leves, não sendo possível determinar a sua exata origem. 
C) os continentes estão assentados sobre a porção sólida da camada magmática e não possuem movimentos horizontais ou verticais. 
D) a crosta sólida encontra-se sobre um manto magmático; nela encontramos principalmente rochas magmáticas e sedimentares. 
E) os principais minerais utilizados na economia do mundo moderno são extraídos diretamente do manto, situado sob a crosta.

2- (UEM-PR) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composição química e as propriedades físicas. No modelo da estrutura interna da Terra segundo a sua composição química, são consideradas três unidades estruturais concêntricas – crosta, manto e núcleo – separadas por superfícies de descontinuidade. Sobre essas unidades é correto afirmar que 

A) a crosta constitui a zona mais superficial do globo terrestre e pode ser dividida em crosta continental e em crosta oceânica. 
B) a litosfera, uma zona sólida e maleável, compreende a crosta e encontra-se separada do manto pela descontinuidade de Mohorovicic. 
C) a astenosfera, uma zona de alta rigidez e de comportamento plástico, situa-se desde a base da litosfera até a proximidade com o núcleo. 
D) a endosfera pode ser dividida em duas regiões: a endosfera externa, sólida, e a endosfera interna, líquida.

3- (UECE–2017) A crosta continental e a crosta oceânica da Terra têm uma significativa atividade responsável por vários processos internos e externos. Considerando esses ambientes e a estrutura interna do planeta, analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 

( ) As rochas metamórficas e as rochas plutônicas estão expostas atualmente na superfície terrestre pela ação combinada de forças geológicas internas. 
( ) A crosta continental apresenta uma espessura muito regular e homogênea em todo o planeta, em torno de 30 km de profundidade. 
( ) O manto superior situa-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic e estende-se até a primeira das descontinuidades mantélicas abruptas. 
( ) A interface manto-núcleo está situada a aproximadamente 2 900 km de profundidade e é conhecida como descontinuidade de Gutenberg.

A sequência correta, de cima para baixo, é 

A) V, F, F, F. 
B) F, V, V, F. 
C) F, V, F, V. 
D) V, F, V, V.

4- (UDESC) Em função das dificuldades de se construir aparelhos que suportem as altíssimas temperaturas das camadas internas da Terra, os geofísicos e geólogos desenvolveram métodos denominados diretos e indiretos para o estudo da estrutura interna da Terra. Sobre eles é correto afirmar que 

A) a observação das paisagens geológicas, as explorações de jazidas minerais, as sondagens e o vulcanismo constituem métodos de estudo da estrutura interna da Terra. 
B) na atualidade não é mais necessária a utilização de métodos diretos e indiretos, pois os avanços tecnológicos já permitem a perfuração das camadas internas da Terra. 
C) métodos diretos e indiretos não permitem uma clara noção do interior da Terra, ou seja, não são confiáveis. 
D) pelo fato de esses métodos oferecerem poucos custos econômicos, não há preocupação com o desenvolvimento de tecnologia para perfuração das camadas internas da Terra.

5- (UFPE) Assinale os itens corretos e os itens errados, marcando V ou F. 

( ) O manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente. 
( ) A crosta oceânica, uma porção da litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas. 
( ) Sob a litosfera, existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas. 
( ) O núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas. 
( ) A litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no manto.

6- (CFTPR) Um garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião, para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados.

Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou, respectivamente, por partes da: 

A) hidrosfera, atmosfera e litosfera. 
B) atmosfera, litosfera e hidrosfera. 
C) litosfera, atmosfera e hidrosfera. 
D) litosfera, hidrosfera e atmosfera. 
E) atmosfera, hidrosfera e litosfera.

7- (UFPE) A figura esquemática a seguir refere-se à estrutura interna do planeta. Observe-a.


Com base nessa figura, analise as afirmações seguintes. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química. 
( ) O manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica. 
( ) O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversifi cados, mas a análise da astenosfera já é possível mediante observações diretas. 
( ) A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosféricas; essas áreas são tectonicamente instáveis. 
( ) A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.

8- (UEM-PR) O interior da Terra é dividido por critérios químicos em crosta, manto e núcleo. Sobre essas camadas é correto afirmar que: 

A) a camada externa é denominada crosta e é composta principalmente de silício e magnésio. 
B) o manto difere marcadamente da crosta pelas suas características de composição química e de comportamento mecânico, o que se traduz pela existência de uma descontinuidade nas propriedades físicas dos materiais, que ficou conhecida por descontinuidade de Mohorovicic.
C) o núcleo constitui a zona central e é essencialmente formado por ferro e alumínio. 
D) a crosta oceânica é formada por rochas graníticas, enquanto a continental é formada por rochas basálticas.

9- (Unesp) A figura apresenta os componentes do sistema Terra e suas intrínsecas interações e combinações.


PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 2006 (Adaptação). 

A partir da observação da figura, pode-se afirmar que a energia solar, que incide no planeta, é primariamente absorvida pelos seguintes componentes: 

A) Atmosfera, biosfera e hidrosfera. 
B) Astenosfera, litosfera e manto inferior. 
C) Biosfera, núcleo externo e núcleo interno. 
D) Atmosfera, litosfera e astenosfera. 
E) Litosfera, manto inferior e hidrosfera.

10- (UECE–2016) A zona onde se encontra a interface entre o manto e o núcleo, estando situada a aproximadamente 2 900 km de profundidade na Terra, é conhecida como descontinuidade de 

A) Gutenberg. 
B) Moho. 
C) Conrad. 
D) Crohn.

11- A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: crosta, manto e núcleo terrestre. A divisão das camadas da terra, descrita no enunciado, obedece ao critério 

A) químico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da formação do planeta e à composição química de suas camadas. 
B) físico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da estrutura da Terra e seu comportamento mecânico sob atuação de forças internas. 
C) químico e físico, já que os dois critérios estão interligados e são dependentes, uma vez que o Planeta Terra ainda está em consolidação. 
D) geotectônico, cuja importância está atrelada ao conhecimento das forças internas do planeta, o que auxilia na compreensão de fenômenos como terremotos e vulcanismo. 
E) geotérmico, pois a partir do conhecimento da temperatura interna da Terra é possível defi nir, com precisão, o comportamento de sua estrutura interna.

12- Parte superior da litosfera, com espessura variável de 5-80 km, constituída, essencialmente, por rochas magmáticas e por rochas delas decorrentes, sedimentares e metamórficas, além de outras rochas. Existem doze tipos de crosta, segundo Condie, K. C. (1989), sendo três os tipos principais: oceânica (5-15 km), de transição (15-30 km) e continental (30-80 km). Disponível em: <http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/ crosta.htm>. Acesso em: 06 abr. 2015. 

A fina camada externa da Terra de mais fácil observação e estudo é a crosta, que consiste em materiais relativamente mais leves com baixas temperaturas de fusão, podendo ser caracterizada por 

A) apresentar predominantemente lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes. 
B) ocupar cerca de 80% do volume do planeta, sendo formada, principalmente, por níquel e ferro. 
C) ser constituída basicamente por níquel e alumínio, responsáveis por produzir o campo magnético do planeta. 
D) sofrer a ação de agentes internos e externos e ter como componentes fundamentais a sílica e o alumínio. 
E) ter na sua origem predominantemente minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.

GABARITO:
1- D
2- A
3- D
4- A
5- VFVFV
6- E
7- VFFVV
8- B
9- A
10- A
11- A
12- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário