domingo, 14 de agosto de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE MAPAS E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

1- (UFMG) Leia este texto e analise o mapa que se segue a ele: Veja, a costa do Maranhão é o desenho, a linha frontal duma gaivota em voo, o desdobrar-se d’asas: ela encentra um V, um golfo aberto em ângulo. O lado esquerdo desse golfão é a baía de São Marcos, baía do Tubarão, há quem o diga. Na verdade, por ali dá muito esqualo, às vezes enxameiam, e o tempo, à noite, cheira à melancia. No foco, a ilha, onde se situa a capital, numa esplanada sobre outro golfete – este braço da baía, em que saem os estuários de dois rios. São Luís tem água por três lados. [...] Para resumir, chame tudo isso de “a baía”. 

ROSA, João Guimarães. Estas estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 30.



A partir da leitura e da análise feitas, é incorreto afirmar que 

A) a realidade geográfi ca pode ser representada por, entre outras, duas expressões de linguagem – a literária e a cartográfi ca. 
B) a abrangência espacial da área descrita no texto é maior que a abrangência espacial da área reproduzida cartografi camente. 
C) o texto revela a capacidade de um autor não geógrafo em descrever, sinteticamente, uma determinada região geográfi ca. 
D) o mapa, mesmo com a escala utilizada, mostra, com mais detalhe que o texto, as características físicas do litoral maranhense.

2- (FGV-SP–2017) Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da Linha do Equador denomina-se projeção 

A) cônica. 
B) polissuperfi cial. 
C) cilíndrica. 
D) poliédrica. 
E) azimutal.

3- (Unimontes-MG) Observe a figura.


A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em 

A) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano. 
B) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano. 
C) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano.
D) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.

4- (PUC RS) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a oeste de Paulo, e Clara está a 2° oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que estão Paulo, Pedro e Clara são, respectivamente, 

A) Paulo 4h – dia 6 Pedro 2h – dia 6 Clara 16h – dia 5 
B) Paulo 5h – dia 6 Pedro 3h – dia 6 Clara 5h – dia 5 
C) Paulo 17h – dia 5 Pedro 15h – dia 5 Clara 18h – dia 6 
D) Paulo 7h – dia 6 Pedro 9h – dia 5 Clara 18h – dia 6 
E) Paulo 5h – dia 6 Pedro 2h – dia 6 Clara 18h – dia 5 

5- (UFRR–2017) A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, vinte e quatro horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao Sistema de Fusos Horários, podemos afirmar que: 

A) Como o Brasil se encontra inteiramente situado no hemisfério ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. 
B) A grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente 5 fusos horários. 
C) Apesar de sua extensão territorial, todos os estados da Federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília. 
D) Por se localizar no hemisfério ocidental os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao Meridiano de Greenwich. 
E) Por possuir territórios no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul o Brasil apresenta dois fusos horários.

6- (UDESC–2018) Analise a figura a seguir.


A projeção cartográfica ilustrada na figura é uma projeção: 

A) cilíndrica conforme, que amplifica as áreas próximas aos polos. 
B) cônica, em que os paralelos são representados como círculos concêntricos. 
C) plana, que minimiza as distorções no centro do mapa e maximiza nas bordas. 
D) senoidal, em que os paralelos são representados como linhas equidistantes. 
E) cilíndrica equivalente, que conserva o tamanho das áreas representadas.

7- (UERN) O fuso não é exatamente uma faixa reta e contínua ligando um polo a outro. Existe um limite prático entre os fusos: eles seguem os contornos dos limites dos países ou unidades administrativas e federativas (como estados e províncias) em que os países se dividem. Mesmo sem um mapa, é possível calcular os fusos de determinada localidade, desde que saibamos sua longitude e o horário e a longitude de outro local, que serão tomados como referência. 

LUCCI, E. A. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 27. 

Com base nessas informações, complete o quadro a seguir.


As horas que completam o quadro são, respectivamente, 

A) 12, 4 e 14. 
B) 14, 14 e 23. 
C) 20, 12 e 21. 
D) 20, 12 e 22.

8- (UFRN) Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horários mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, será 11h na cidade de Vitória, no Brasil, e 23h na cidade de Tóquio, no Japão. Observe o mapa a seguir:


A diferença de horários entre as cidades mencionadas está associada aos fusos horários, que foram definidos, entre outras razões, pelo 

A) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário atrasado em relação aos lugares a oeste. 
B) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste. 
C) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário adiantado em relação aos lugares a oeste. 
D) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação aos lugares a leste.

9- (Unemat-MT) Um turista deslocou-se da cidade de São Paulo-SP com destino a Cuiabá-MT. Já na capital mato- -grossense, observou duas alterações de cunho geográfico importantes: a primeira, relativa às circunstâncias climáticas, e a segunda, referente ao fuso horário, que este teve que ajustar no seu relógio. 

Com base no texto, analise as afirmativas. 

I. Na cidade de São Paulo predomina o clima tropical de altitude e, em Cuiabá, o clima subtropical. 

II. O turista paulista teve de atrasar o relógio, uma vez que o horário se atrasa em 1 hora a cada 15° em direção ao oeste.

III. O turista saiu de um local com domínio de clima subtropical e, ao chegar à capital de Mato Grosso, teve de atrasar o relógio, uma vez que Cuiabá localiza-se a leste de São Paulo. 

IV. O turista saiu de um local com domínio de clima semiárido e, ao chegar, teve de adiantar o relógio, uma vez que a capital de Mato Grosso localiza-se a oeste de São Paulo. 

V. O turista saiu de um local com domínio de clima Tropical de altitude e, ao chegar, teve de atrasar o relógio, uma vez que a capital de Mato Grosso localiza-se a oeste de São Paulo.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s). 

A) II 
B) II e III 
C) IV e V 
D) II e V 
E) III e IV

10- (UERJ)


Apesar de ser um país mais extenso do que o Brasil, a China possui apenas um horário oficial para todo o território nacional. Caso os chineses adotassem o sistema internacional baseado no horário de Greenwich, o número aproximado de fusos horários que haveria no país seria de: 

A) 2 
B) 4 
C) 6 
D) 8

11- (Fatec-SP–2018) Observe o planisfério.


As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator. Sobre a referida projeção, podemos afirmar corretamente que se trata de uma 

A) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes. 
B) projeção, cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da Linha do Equador. 
C) projeção cilíndrica equivalente, que preserva as dimensões territoriais e distorce as formas dos continentes. 
D) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais. 
E) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à Linha do Equador.

12- (IFBA–2018) Observe a imagem a seguir:


Disponível em: <http://planetadoalan.blogspot.com/2012/05/problema-de-fuso-horario.html>. Acesso em: 07 ago. 2017. 

A interpretação do diálogo pode ser feita com auxílio dos conhecimentos geográficos referentes ao sistema mundial de fusos horários. Sendo assim, podemos afirmar que o diálogo desenvolvido na charge: 

A) Ironiza a situação com o fato de que o sistema de fusos horários se organiza de modo que apresenta horas e datas distintas num mesmo instante em diferentes partes do planeta. 
B) Refere-se ao fato de o sistema de fusos horários atual permitir que o mundo inteiro tenha um único horário no mesmo instante. 
C) Reacende o debate sobre necessidade de mudar o sistema atual, argumentando que a existência de países diferentes que possuem o mesmo fuso horário é inviável. 
D) Nega a ideia de que os fusos horários são uma necessidade surgida a partir da Revolução Industrial, que acelerou a comunicação e os transportes em escala global. 
E) Compara os fusos horários atuais com o sistema adotado anteriormente, cujas horas eram mais adiantadas no oeste.

13- (CEFET-MG–2015) A questão a seguir refere-se aos limites dos fusos horários teóricos.

Um avião que parte de Brasília em direção a capital do Egito gasta, aproximadamente, 28 horas. Se um grupo de turistas embarcar às 10h15 chegará no dia seguinte à cidade de destino às 

A) 9h15. 
B) 10h15. 
C) 14h15. 
D) 18h15. 
E) 19h15.

14- (UCS-RS) Com base no movimento de rotação da Terra, os seres humanos determinaram as horas e os fusos horários. É correto afirmar, em relação aos fusos horários, que 

A) o meridiano escolhido para dar início à contagem de um novo dia foi o de 360°, que é considerado a linha internacional de data. 
B) pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 12 fusos, cada um equivalendo a 15° no sentido perpendicular ao meridiano 0°. 
C) um barco, ao cruzar a Linha Internacional de Data no sentido oeste-leste, deve acrescentar um dia à data atual. 
D) os fusos horários brasileiros estão situados a oeste de Greenwich, o que leva a hora ofi cial do Brasil equivaler a quatro horas menos que o fuso horário de Greenwich. 
E) a Terra gira de leste para oeste, por isso vemos o Sol primeiro a leste. Portanto, as horas estão sempre atrasadas no leste em relação ao oeste.

15- (Unioeste-PR) As projeções cartográficas permitem a elaboração de representações, em um plano, das mais diversas informações da superfície terrestre. Sabe-se que é um trabalho complexo, pois a Terra tem um diâmetro equatorial de 12 756 km, montanhas com mais de 8 000 m de altura e fossas abissais com mais de 11 000 km de profundidade. Representar todas essas variações em um mapa ou carta é uma atividade que exige o uso de técnicas adequadas para os objetivos desejados. Com relação às projeções cartográficas, assinale a alternativa correta. 

A) Ao confeccionar um mapa o cartógrafo deve adotar a projeção cartográfi ca adequada para seus objetivos pois nenhum mapa deve apresentar distorções, já que todos os mapas são exatos. 
B) As projeções equidistantes mantêm as formas da Terra mas distorcem as distâncias entre os pontos, especialmente em áreas próximas aos polos. 
C) As projeções podem ser classifi cadas, quanto ao método utilizado, na elaboração dos mapas como sendo cilíndricas, cônicas e azimutais (ou planas). 
D) A projeção cilíndrica equivalente de Peters é uma das mais famosas do mundo pois essa projeção mostra o etnocentrismo europeu, deixando a Europa destacada no centro do mapa. 
E) Durante a Guerra Fria as projeções mais utilizadas foram as cônicas, pois estas representam de forma adequada todo o globo terrestre.

16- (UCS-RS–2015) Apesar de o globo terrestre ser a melhor representação do planeta, em função de seu formato tridimensional, sua utilização nem sempre é possível. Os mapas são outra forma de representação, plana, de toda ou parte da superfície da Terra. Sempre haverá distorções na representação plana do geoide, que é a forma da Terra. A Cartografia é a ciência que, entre outros temas, desenvolveu técnicas para minimizar as distorções na representação da Terra. Leia as sentenças a seguir, quanto às projeções cartográficas, e assinale a alternativa correta. 

A) As distorções nas projeções cônicas se acentuam quanto maior a latitude, tendo sua menor deformidade próxima à Linha do Equador. 
B) As projeções planas têm somente um dos hemisférios cartografados, sendo ideal para mapear as zonas temperadas por apresentarem menor distorção e, por essa razão, sua utilização é restrita no Brasil. 
C) As projeções cilíndricas são também denominadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções possuem aplicabilidade restrita a especialistas e técnicos aeroviários e navais, sendo comuns as derivações desse tipo de projeção nas telas de radares e demais instrumentos de localização.
D) As projeções conformes possuem o centro do mapa em qualquer parte do planeta; permitem determinar rotas e rumos com maior precisão. 
E) A projeção a ser escolhida depende do que se pretende projetar, como a forma dos objetos cartografados ou a distância entre as localidades a serem percorridas, ou, ainda, a área específi ca dos pontos a serem representados.

17- (PUC-SP–2018) A seguir vemos o mapa-múndi sob a projeção de Mercator. Esta foi a primeira representação cartográfica que abrangeu todo o globo terrestre como o conhecemos, sendo elaborada na Era Moderna. Mercator: mapa de 1569.


A respeito desta projeção, é correto afirmar que 

A) a projeção de Mercator é do tipo conforme. Ela conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. 
B) a projeção de Mercator não apresenta distorções. Ela é classifi cada como projeção tipo conforme. Nesse caso, não há distorções das áreas representadas. 
C) esta projeção constituiu um avanço para a cartografi a náutica. Ela conseguiu solucionar a impossibilidade de determinar a longitude no mar. 
D) com a projeção de Mercator, foi possível usar menos as direções magnéticas indicadas pela bússola e mais as direções geográfi cas.

18- (Enem–2016)


Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2013. 

A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a 

A) redução comparativa das terras setentrionais. B) manutenção da proporção real das áreas representadas. 
C) consolidação das técnicas utilizadas nas cartas medievais. 
D) valorização dos continentes recém-descobertos pelas Grandes Navegações. 
E) adoção de um plano em que os paralelos fazem ângulos constantes com os meridianos.

19- (Enem–2016)


Disponível em: <www.unrig.org>. Acesso em: 09 ago. 2013. 

A ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura que ilustra o modelo dessa projeção é:



20- (Enem) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15° entre dois meridianos. 

O Meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. 

Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n. 11 662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. 

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura? 

A) 9h8min, do dia 8 de agosto. 
B) 12h8min, do dia 8 de agosto. 
C) 15h8min, do dia 8 de agosto. 
D) 1h8min, do dia 9 de agosto. 
E) 4h8min, do dia 9 de agosto.

21- (Enem) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.


Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa: 

A) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). 
B) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). 
C) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas). 
D) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). 
E) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

GABARITO:
1- B
2- C
3- A
4- E
5- A
6- C
7- D
8- C
9- D
10- B
11- A
12- A
13- E
14- C
15- C
16- E
17- A
18- E
19- A
20- E
21- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário