terça-feira, 8 de agosto de 2023

SIMULADO 67 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (Enem–2016) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem. 

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. 

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a) 

A) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo. 
B) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades. 
C) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais. 
D) circulação de pessoas diariamente em função do emprego. 
E) cultura de localização itinerante no espaço.

2- Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é possível afirmar que 

A) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em períodos recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região. 
B) o modal ferroviário representou a principal via de integração do espaço ocidental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste. 
C) a moderna industrialização está restrita na região Sudeste ao Oeste Paulista e é representada pelo desenvolvimento da agroindústria de soja e laranja em São Paulo. 
D) a falta de mão de obra qualificada na região Sudeste para o trabalho em empresas de alta tecnologia é um fator responsável pelas poucas indústrias do gênero localizadas na região, e ainda pela inexistência de tecnopolos. 
E) cada vez mais a economia agroindustrial no Brasil está apoiada na produção de matéria-prima bruta para as indústrias sediadas no complexo urbano-industrial de São Paulo. 

3- (Enem) A tabela a seguir apresenta dados coletados pelo Ministério da Saúde a respeito da redução da taxa de mortalidade infantil em cada região brasileira e no Brasil. 


Considerando os índices de mortalidade infantil apresentados e os respectivos percentuais de variação de 2002 a 2004, é correto afirmar que 

A) uma das medidas a serem tomadas, visando à melhoria deste indicador, consiste na redução da taxa de natalidade. 
B) o Brasil atingiu sua meta de reduzir ao máximo a mortalidade infantil no país, equiparando-se aos países mais desenvolvidos. 
C) o Nordeste ainda é a região onde se registra a maior taxa de mortalidade infantil, dadas as condições de vida de sua população. 
D) a região Sul foi a que registrou menor crescimento econômico no país, já que apresentou uma redução significativa da mortalidade infantil. 
E) a região Norte apresentou a variação da redução da mortalidade infantil mais baixa, tendo em vista que a vastidão de sua extensão e o difícil acesso a comunidades isoladas impedem a formulação de políticas de saúde eficazes.

4- (Enem) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem em uma situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. 

ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. Quito, 2006 (Adaptação). 

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da 

A) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. 
B) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. 
C) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. 
D) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do meio-norte brasileiro. 
E) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades. 

5- (FGG) Leia a manchete.

Venezuela é suspensa do Mercosul

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, fundadores do Mercosul, decidiram neste sábado (5/08/2017), de forma unânime, suspender a Venezuela do bloco. É a segunda vez que o bloco aplica essa decisão contra um país-membro desde a sua criação.
“A suspensão da Venezuela foi aplicada em função das ações do governo de Nicolás Maduro e é um chamado imediato para o início do processo de transição política (...)”, diz o comunicado assinado pelos ministros após uma reunião em São Paulo.
“Estamos dizendo ‘parem com isso’, chega de mortes, chega de repressão”, disse o ministro de Relações Exteriores Aloysio Nunes, em coletiva de imprensa ao final do encontro.
Após a suspensão, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que seu país “nunca” será tirado do bloco e proferiu duras críticas.
“Não vão tirar a Venezuela do Mercosul. Nunca (…) Algumas oligarquias golpistas, como a do Brasil, ou miseráveis, como a que governa a Argentina, poderão tentar mil vezes, mas sempre estaremos aí”, afirmou Maduro em declarações à Rádio Rebelde da Argentina. (...)
Na prática, essa decisão muda em pouco, ou nada, a situação do país no grupo, já que a Venezuela se encontra suspensa do Mercosul desde dezembro por descumprir obrigações comerciais, com as quais se comprometeu ao se incorporar ao bloco em 2012.
A suspensão do Paraguai após a destituição do presidente Fernando Lugo permitiu a entrada da Venezuela no bloco, pois o Congresso paraguaio não tinha aprovado a adesão do país. O Paraguai voltou ao Mercosul após a eleição de Horacio Cartes em 2013. (...)
Fonte: https://istoe.com.br/venezuela-e-suspensa-do-mercosul-por-ruptura-da-ordem-democratica/

Com base na situação atual e dentro da conjuntura política em que enfrenta a Venezuela, assinale a alternativa que indica o principal motivo de sua suspensão do Mercosul enfatizado na matéria.
A)  O não cumprimento da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através da eliminação dos direitos alfandegários.
B)  O rompimento da tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros países.
C)  Por não assegurar condições equitativas de comércio aplicada a sua legislação nacional para inibir importações cujos preços estejam influenciados por subsídios, dumping ou qualquer outra prática desleal.
D)  O descumprimento da ordem democrática que coloca em risco a política do bloco e fragiliza o comércio venezuelano.
E)  O desacordo de políticas de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os membros.

6- (Enem) No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.

Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 27 jul. 2010 (Adaptação).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a 

A) produção de energia para as principais áreas industriais do país. 
B) produção sustentável de recursos minerais não metálicos. 
C) capacidade de produção de minerais metálicos. 
D) logística de importação de matérias-primas industriais. 
E) produção de recursos minerais energéticos.

7- (Enem)


A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta 

A) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel. 
B) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas. 
C) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos. 
D) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país. 
E) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.

8- (Enem–2015) Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um “Katrina financeiro” atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas. 

HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011. 

lnicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à) 

A) superprodução de bens de consumo. 
B) colapso industrial de países asiáticos. 
C) interdependência do sistema econômico. 
D) isolamento político dos países desenvolvidos. 
E) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.

9- (Enem) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN, R. Crise global. Disponível em: <http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br>. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que 

A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. 
B) possuem base tecnológica mais elevada. 
C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. 
D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. 
E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

10- (UFPA–2016) Leia o texto. 

A violência pode ser direta ou indireta, ativa ou passiva. A violência direta é a violência física empregada contra a pessoa, contra a ocupação e contra a posse camponesa. Ela pode ser deflagrada por particulares ou pelo Estado e se constitui principalmente em assassinatos, tentativas de assassinato, ameaças de morte, despejos da terra, expulsões da terra e outras formas que causem danos físicos ou psicológicos aos trabalhadores rurais e camponeses ou a seus bens. As tentativas de assassinato, ameaças de morte e expulsões da terra são formas de violência privada contra os camponeses. 

Disponível em:  <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/violencia.htm>. Acesso em: 10 abr. 2016. 

Historicamente, o Brasil tem registrado muitos conflitos no campo com inúmeras vítimas, como retrata o texto. Entre os vários fatores que explicam tais conflitos, aqueles que envolvem as formas de trabalho no campo decorrem da 

A) diversidade cultural dos moradores. 
B) relação de exploração da mão de obra. 
C) desmobilização dos agricultores locais. 
D) aumento de trabalhadores urbanos na zona rural. 
E) crescimento de empregos na agricultura orgânica.

11- Leia a letra da canção.

Asa Branca
Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo
Igual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

A música refere-se ao bioma da caatinga. A este respeito assinale a alternativa correta.

(A) Na frase “Que braseiro, que fornalha” indica que a caatinga não existe estação de chuvas.
(B) No trecho “Morreu de sede meu alazão” indica que a seca é o principal problema dessa região.
(C) Na frase “Nem um pé de plantação” significa que a falta d´água em épocas de seca não pode ser solucionada.
(D) No trecho “Igual fogueira de São João” indica que o povo da caatinga não apresenta festas regionais.

12- (ENEM 2013)


No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na

(A) fragmentação das rochas.
(B) elevação das marés.
(C) erosão das encostas.
(D) laterização dos solos.
(E) redução da flora.

13- Leia o texto.

O derramamento de petróleo no mar é um problema ambiental grave que merece atenção. Um dos piores vazamentos de petróleo que já ocorreram no planeta foi no Golfo do México, em 2010, onde cerca de cinco milhões de barris de petróleo foram lançados nas águas.

Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a única alternativa que não indica uma consequência da poluição no mar por petróleo.

(a) Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.
(b) Aumento da taxa de fotossíntese das algas.
(c) Morte de várias espécies de peixes.
(d) Diminuição da pesca na região.
(e) Morte de aves marinhas.

14- (UERJ) Leia.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: http://www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.


Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

(A)  Oeste – Noroeste – Oeste
(B)  Leste – Noroeste – Leste
(C)  Leste – Norte – Oeste
(D)  Oeste – Norte – Leste
(E)  Oeste - Norte – Noroeste

15- Quanto às escalas informadas a seguir, podemos afirmar:

1:1.000; 1:50.000; e 1:1.000.000

I) A escala 1:50.000 é maior que a escala 1:1.000.

II) A escala 1:1.000 é menor que a escala 1:1.000.000.

III) As escalas 1:1.000 e 1:50.000 são menores que a escala 1:1.000.000

IV) Em todas as escalas as feições são representadas com o mesmo tamanho.

A) Todas as afirmativas são verdadeiras
B) Todas as afirmativas são falsas.
C) Somente a afirmativa III é verdadeira
D) As afirmativas I e II são verdadeiras
E) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras


GABARITO:
1- B
2- A
3- C
4- E
5- D
6- C
7- E
8- C
9- A
10- B
11- B
12- E
13- B
14- C
15- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário