quinta-feira, 3 de agosto de 2023

SIMULADO 62 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (Enem–2017)


A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de 

A) erosão laminar. 
B) intemperismo físico. 
C) enchente nas cidades. 
D) compactação do solo. 
E) recarga dos aquíferos.

2- (FAMECA-SP) As correntes marítimas permitem o equilíbrio climático na Terra, pois provocam a circulação das águas quentes das regiões equatoriais para regiões de menor latitude e vice-versa. As correntes marinhas, assim, têm grande influência sobre as características climáticas de regiões, como 

A) a costa oeste da América do Sul, extremamente piscosa em função da corrente quente de Humboldt. 
B) as ilhas Britânicas, cujo inverno é amenizado pela corrente quente do Golfo do México. 
C) o oeste dos Estados Unidos, que possui altos índices pluviométricos ocasionados pela passagem da corrente da Califórnia. 
D) o sul da Índia, com baixas médias térmicas em função da corrente fria das Monções. 
E) a porção oeste da Oceania, cujo verão é amenizado pela corrente fria da Austrália. 

3- (Enem–2017) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. 

CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (Adaptação).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de 

A) inversão térmica. 
B) poluição atmosférica. 
C) eutrofização da água. 
D) contaminação dos solos. 
E) desertificação de ecossistemas. 

4- (UEFS-BA)


A alternativa que indica a sequência correta das características dos diversos tipos predominantes de vegetação original brasileira, segundo a direção Sul-Norte, no trajeto destacado no mapa pelo segmento AB, é a 

A) Constituída predominantemente por gramíneas e arbustos de pequeno porte / sofreu o maior grau de devastação em termos percentuais do país / possui uma vegetação remanescente que guarda inúmeras espécies de plantas endêmicas. 
B) Devastação relacionada à imigração eslava e à produção de papel e celulose / caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas com casca grossa / apresenta vários tipos de mata com espécies latifoliadas e perenes. 
C) Reúne espécies encontradas em todas as regiões brasileiras, formando um conjunto atípico e adaptado às condições locais / constituída por um conjunto de floresta de coníferas, homóclitas e aciculifoliadas / apresenta uma vegetação herbácea e rarefeita, devido ao desenvolvimento da pecuária extensiva. 
D) Abriga gramíneas típicas de florestas esparsas e disseminadas entre arbustos / formada por três estratos e vegetação decídua e semidecídua / maior ameaça vem das queimadas para renovação das pastagens. 
E) Cobertura semi-homogênea, espaçada e entremeada por outras espécies de vegetação / o corte da vegetação deu lugar a processo de desertificação e salinização do solo / possui espécies halófitas e pneumatófitas.

5- (Enem)


A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi 

A) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste. 
B) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil. 
C) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro. 
D) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil. 
E) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

6- (UFPR–2017) As mulheres curdas ganharam destaque internacional no último ano em função de seu protagonismo no enfrentamento armado contra o Estado Islâmico, principalmente no Iraque e na Síria. A guerra tornou visível para o mundo o protagonismo dessas mulheres, que não se limita à luta armada. As curdas estão na linha de frente da luta de seu povo por democracia, liberdade para as mulheres e construção de um modelo de economia alternativa, comunal e cooperativada. Essa luta tem cerca de 40 anos , quando mulheres curdas foram viver nas montanhas, pegaram em armas e começaram a questionar frontalmente o modelo patriarcal e repressivo sob o qual viviam até então. 

WEISSHEIMER, Marco. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-lutam-por-democraciaconfederada-e-nova-economia/>. Acesso em: 16 ago. 2016.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas: 

1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo. 
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes. 
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial. 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
B) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
C) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
D) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 

7- (FADI–2016) No último sábado (3 de outubro), o estudante palestino Muhannad Halabi, 19, anunciou em uma rede social: “A terceira intifada está aqui!”. Horas após a alusão a uma nova revolta popular em larga escala contra Israel, ele mataria a facadas e tiros dois israelenses e seria morto por policiais. A quantidade de ataques a israelenses por palestinos tem crescido em Jerusalém e na Cisjordânia nas últimas três semanas. Há também mais protestos, muitos com pedras e coquetéis molotov. 

FOLHA, 10 out. 2015. Disponível em: <http://goo.gl/95leZA> (Adaptação). 

O detonador mais recente da tensão entre palestinos e israelenses foi 

A) o embate entre palestinos da Faixa de Gaza e os novos colonos israelenses da região, devido à política de expansão da ocupação de territórios palestinos por Israel. 
B) a nova tentativa de Israel de estrangular as fronteiras da Faixa de Gaza, alegando necessidade de se proteger do terrorismo, mas provocando caos socioeconômico na região. 
C) a acusação do primeiro-ministro israelense de que o extermínio de judeus na Segunda Guerra teria ocorrido por sugestão de um líder palestino ao chefe nazista Adolf Hitler. 
D) o confronto entre jovens palestinos e policiais israelenses em relação ao uso e à ocupação da Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, onde só muçulmanos poderiam rezar. 
E) a aprovação, na Assembleia Geral da ONU, do reconhecimento da Palestina como Estado-observador, o que deu mais amplitude aos movimentos de defesa de Israel.

8- (Enem–2015) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. 

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (Adaptação). 

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe, é a 

A) desestatização da economia. 
B) instauração de um partido único. 
C) manutenção da livre concorrência. 
D) formação de sindicatos trabalhistas. 
E) extinção gradual das classes sociais.

9- (FGV) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir:


A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que: 

A) nos países do Sul, o crescimento urbano assumiu um caráter explosivo, em especial no continente africano. 
B) na América Latina, existem países com fraca urbanização devido à permanência de economias agroexportadoras. 
C) os países do Norte apresentam menores taxas de urbanização devido ao fenômeno da desmetropolização. 
D) as áreas com crescimento urbano acima de 3% estão associadas ao surgimento de áreas industriais. 
E) nos países pobres da África e da Ásia, a rápida urbanização está associada à modernização do campo.

10- (UERJ)


O mapa político do estado do Rio de Janeiro foi substancialmente alterado no início da década de 1990, em função da criação de novos municípios, como indicam os dados anteriores. Duas causas para as diversas municipalizações ocorridas nesse período são: 

A) Expansão da fronteira agrícola − agravamento de disputas fundiárias. 
B) Crise das finanças estaduais − crescimento de polos industriais regionais. 
C) Revisão da legislação tributária − incremento de interações urbano-rurais. 
D) Promulgação da atual Constituição brasileira − realização de plebiscitos locais.

11- (Enem) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. 

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 2005 (Adaptação). 

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço do(a) 

A) industrialização voltada para o setor de base. 
B) economia da borracha no sul da Amazônia. 
C) fronteira agropecuária que degradou parte do Cerrado. 
D) exploração mineral na Chapada dos Guimarães. 
E) extrativismo na região pantaneira.

12- (Enem–2015) Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse osso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador. 

FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (Adaptação). 

Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a) 

A) demanda de trabalho, que favorecia a escravidão. 
B) modelo civilizatório, que acarretou danos ambientais. 
C) rudimento das técnicas produtivas, que eram ineficientes. 
D) natureza da atividade econômica, que concentrou riqueza. 
E) predomínio da monocultura, que era voltada para exportação. 

13- (Enem) Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. 

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (Adaptação). 

A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a 

A) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados. 
B) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos. 
C) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira. 
D) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação. 
E) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.

14-  (Enem–2016)


Dentro das atuais redes produtivas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com 

A) elevado padrão social. 
B) sistema monetário integrado. 
C) alto desenvolvimento tecnológico. 
D) identidades culturais semelhantes. 
E) vantagens locacionais complementares.

15- (UPE–2017) Considere o texto a seguir. Os anos recentes, particularmente a década passada, introduziram transformações de tal envergadura no mundo rural que talvez tenham representado, de um lado, um golpe mortal na dominação social e econômica da grande propriedade territorial, em amplas regiões rurais. Por outro lado, contudo, as mesmas modificações podem ter produzido a liquidação definitiva da reforma agrária como uma reivindicação nacional e decisiva para os destinos históricos do país. 

ZANDER, Navarro. 2010. 

O debate mais recente a respeito do processo produtivo e da questão da propriedade privada da terra no Brasil envolve um conjunto de fatores relacionados à política fundiária. Sobre esses fatores, é correto afirmar que

A) a expansão agrícola no Brasil, nas duas últimas décadas, eliminou a concentração da propriedade rural com o desenvolvimento de políticas territoriais e a ampla adoção de políticas setoriais. 
B) a democratização de políticas públicas em áreas rurais substituiu majoritariamente o domínio do agronegócio pelos territórios de desenvolvimento da agricultura familiar nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. 
C) a dinamização da produção agrícola no Brasil acelerou o processo de reforma agrária e eliminou a concentração fundiária, para corrigir um passado de violentos mecanismos de expropriação de terras. 
D) a heterogeneidade estrutural ainda define algumas regiões brasileiras como essenciais do ponto de vista da produção agrícola, gerando uma segmentação produtiva macrorregional e produzindo desigualdades entre as regiões do país. 
E) a reforma agrária no país cumpriu a sua regularização fundiária, diminuindo drasticamente a concessão de terra aos grileiros na Amazônia Legal e tornando a Região Norte um território ausente de propriedades rurais improdutivas. 


GABARITO:
1- E
2- B
3- E
4- A
5- D
6- D
7- D
8- E
9- A
10- D
11- C
12- B
13- C
14- E
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário