terça-feira, 1 de agosto de 2023

SIMULADO 61 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA




1- (FGG-CH) A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México. Seu precursor foi o engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que desenvolveu técnicas químicas capazes de dar maior resistência às plantações de milho e trigo, além de otimizar os métodos de produção agrícola. Trata-se do conjunto de mudanças nas técnicas de produção, com o intuito de aumentar a produtividade e, consequentemente, reduzir a fome nos países pobres. Consiste na modernização das práticas agrícolas (utilização de adubos químicos, herbicidas, sementes melhoradas) e na mecanização do preparo do solo, cultivo e colheita.

São desvantagens da Revolução Verde, exceto:

(A) altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos.
(B) alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro)
(C) sustentabilidade questionável e alto nível de degradação ambiental
(D) aumento da concentração de renda
(E) a implementação de máquinas, equipamentos e sementes geneticamente modificadas para aumentar a produtividade.

2- (FGG) De acordo com as características gerais e específicas aos blocos econômicos assinale o que for correto.

A)  A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização criada em 1991 que integra todas as repúblicas que formavam a antiga URSS, inclusive os três Estados bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.
B)  A criação da APEC surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, propiciando uma abertura de mercado entre 20 países, mais Hong Kong (China), porém, seu impacto econômico foi inexpressivo.
C)  O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é integrado apenas por três países (Estados Unidos, Canadá e México), porém, sua zona de influência é global e seu processo de integração pode ser considerada uma União Aduaneira.
D)  Dentre os objetivos do SADC estão o crescimento das economias dos países africanos e o desenvolvimento de um livre comércio. Outros objetivos são menos importantes como o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de sua população.
E)  A União Europeia é o principal bloco econômico da atualidade. Possui, atualmente, 28 países-membros, apresentando, além de uma dinâmica econômica e comercial acentuada, um elevado nível de organização, que inclui, até mesmo, a livre circulação de pessoas entre as nações que fazem parte do bloco.

3- (Enem) Na Serra do Navio (AP), uma empresa construiu uma usina de beneficiamento, um porto, uma estrada de ferro e vilas. Entretanto, depois que as reservas foram exauridas, a companhia fechou a mina e as vilas se esvaziaram. Sobrou uma pequena comunidade de pescadores. São 1,8 mil moradores que sofrem com graves problemas nos rins, dores no corpo, diarreia, e vômitos decorrentes da contaminação do solo e da água por arsênio. 

MILANEZ, B. “Impactos da mineração”. Le monde diplomatique, São Paulo, ano 3, n. 36 (Adaptação). 

A existência de práticas de exploração mineral predatórias no Brasil tem provocado o(a) 

A) criação de estruturas e práticas geradoras de impactos socioambientais pouco favoráveis à vida das comunidades. 
B) adequação da infraestrutura local dos municípios e regiões exploráveis à recepção dos grandes empreendimentos de exploração. 
C) ampliação do número de empresas mineradoras de grande porte que têm sua atuação prejudicada pelo atendimento às normas ambientais brasileiras. 
D) distanciamento geográfico das áreas exploráveis em reação às demarcações de terras indígenas que são pouco apropriadas à extração dos recursos. 
E) estabelecimento de projetos e ações por parte das empresas mineradoras em áreas de atuação nas quais as reservas mineralógicas foram exauridas.

4- (Enem–2017) 

Texto I 
O espaço viário é um bem público escasso que deve ser repensado para que seja, de fato, de todos. Medidas de desestímulo como o rodízio estendido são, portanto, muito bem-vindas. É importante que o rodízio faça parte de uma política restritiva mais ampla, com políticas de estacionamento, fim dos subsídios ao combustível e pedágio urbano. Além disso, essas medidas devem caminhar de mãos dadas com o investimento contínuo em transporte público de qualidade e da requalificação do espaço público para o pedestre e para o ciclista.

LINKE, C. Quanto menos carro na rua, melhor. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 14 jul. 2015 (Adaptação).

Texto II 
Melhorias a médio ou longo prazo somente serão atingidas com mudanças estruturais sobre o transporte público. A aplicação da extensão do rodízio para o dia todo para os usuários dos transportes individuais vai resultar no incremento da aquisição de segundo carro e, consequentemente, no aumento da frota de automóveis, com reflexos negativos nos congestionamentos.

BOTTURA, L. C. Restrição sem alternativas é ineficaz. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 14 jul. 2015 (Adaptação).

As opiniões expostas nos textos, referentes à ampliação do rodízio, são convergentes no seguinte aspecto: 

A) Implantação de tarifas de tráfego. 
B) Aumento da poluição atmosférica. 
C) Ampliação da malha viária urbana. 
D) Incentivo à aquisição de veículos populares. 
E) Incremento aos meios de deslocamento coletivos.

5- (Enem–2017) Esse sistema tecnológico, em que estamos totalmente imersos na aurora do século XXI, surgiu nos anos 1970. Assim, o microprocessador, o principal dispositivo de difusão da microeletrônica, foi inventado em 1971 e começou a ser difundido em meados dos anos 1970. O microcomputador foi inventado em 1975, e o primeiro produto comercial de sucesso, o Apple II, foi introduzido em abril de 1977, por volta da mesma época em que a Microsoft começava a produzir sistemas operacionais para microcomputadores. 

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (Adaptação). 

A mudança técnica descrita permitiu o surgimento de uma nova forma de organização do espaço produtivo global, marcada pelo(a) 

A) primazia do setor secundário. 
B) contração da demanda energética. 
C) conectividade dos agentes econômicos. 
D) enfraquecimento dos centros de gestão. 
E) regulamentação das relações de trabalho.

6- (FGV-SP) Uma antiga técnica defensiva para conter um fenômeno global do século 21 Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento – quase em paralelo ao Rio Evros, que serpenteia entre os dois países – por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento.

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/08/06/grecia-constroi-uma-trincheira-para frear-a-imigracao-da-turquia.jhtm>.

Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta. 

A) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados. 
B) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia. 
C) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu. 
D) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado. 
E) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega.

7- (FEI-SP) Segundo o geógrafo Milton Santos, metrópoles seriam grandes cidades que se irradiam sobre um vasto território e [são] dotadas de uma importante gama de atividades destinadas a satisfazer as exigências da vida cotidiana da totalidade da população nelas contida [...] 

Apud OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Temas da Geografia Mundial. São Paulo: Atual Editora, 1995. p. 116. 

Podem ser considerados fatores responsáveis pela formação das metrópoles, exceto 

A) A modernização do Estado, que possibilitou a transformação de algumas cidades em centros de produção, de circulação e de informação. 
B) A transformação nas formas de produção e de gerência da produção, que levou à criação de gigantescos empreendimentos financeiros e administrativos em algumas cidades. 
C) O desenvolvimento das tecnologias urbanas – meios de transporte como trens, metrô, ônibus; construções verticais; sistemas de saneamento, etc. 
D) O crescimento da participação do setor primário na economia mundial. 
E) O desenvolvimento das tecnologias de comunicação (telefone, fax, computadores, etc.).

8- (Enem–2016) O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente. 

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (Adaptação). 

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a 

A) qualificação de serviços públicos em bairros periféricos. 
B) implantação de centros comerciais em eixos rodoviários. 
C) proibição de construções residenciais em regiões íngremes. 
D) disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos. 
E) desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.

9- (UFG-GO) A geopolítica é uma disciplina que estuda os conflitos dos Estados-nações e procura compreender, no mundo contemporâneo, a diversidade que se reflete em situações complexas e geradoras de guerras. Uma dessas situações é o interesse estratégico da Rússia em relação ao território da Geórgia, que tem criado tensões no Cáucaso com o objetivo de 

A) controlar um antigo Estado-membro da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que possui grande potencial militar e nuclear. 
B) facilitar o deslocamento de suas exportações em direção ao Irã, que é um país aliado na produção de tecnologia nuclear. 
C) obter o controle de Nagorno Karabach, região autônoma da Geórgia, que luta por sua independência. 
D) garantir o escoamento seguro de óleo e gás, que atravessam o território georgiano por meio de oleoduto e gasoduto, até o Mar Negro. 
E) manter sob domínio russo um território favorável à importação de petróleo pela via do Mar Cáspio. 

10- (Enem–2016) 


O regime do apartheid adotado de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a) 

A) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra. 
B) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada. 
C) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado. 
D) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades. 
E) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo. 

11- O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse [...] que o investimento do Brasil na busca pela integração econômica, política, social e cultural da América Latina está determinado no Artigo 4º da Constituição Federal e nada tem a ver com “posturas anti-imperialistas do passado”. [...] O assessor especial se contrapôs às críticas feitas pelo comentarista de política internacional Demétrio Magnoli que, também convidado para falar no seminário, disse que a política externa brasileira é orientada por um “objetivo doutrinário e ideológico” de produzir um mundo multipolar. Na opinião de Magnoli, os interesses nacionais estão sendo substituídos por esse objetivo. 

Macedo, Danilo. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-12/integracao-com-al-nao-epostura-antiimperialista-diz-marco-aurelio-garcia>. Acesso em: 10 dez. 2014. [Fragmento]

O texto demonstra uma tentativa de aumentar a integração Sul-Sul, que traz benefícios que ultrapassam a esfera econômica. No contexto sul-americano, podemos apontar como fatores marcantes de instabilidade regional: 

A) O tráfico de drogas, a pobreza e os conflitos de diversas espécies, inclusive relacionados a questões de fronteiras. 
B) A presença de governos neoliberais como o de Evo Morales que, ao se preocuparem em defender interesses das elites bolivianas, acabam desfavorecendo as camadas mais pobres da sociedade. 
C) A busca pela implantação de ditaduras, que suprimem as liberdades individuais com o discurso de que a medida ajudará a contornar as crises sociais e políticas nos países que congregam o arco de instabilidade. 
D) O alinhamento de países como Bolívia, Equador e México aos EUA, como uma tentativa de tornar suas economias mais dinâmicas. 
E) A postura imperialista assumida pelo Brasil na região, que tem, por meio de aparato militar, buscado expandir a área da fronteira da Amazônia brasileira.

12- (Enem)


O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são 

A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre. 
B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos. 
C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas. 
D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada. 
E) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

13- (Enem–2015)
 

A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de 

A) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos. 
B) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza. 
C) movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares. 
D) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química. 
E) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar

14- (UFRGS-RS–2016) Observe o gráfico a seguir.


Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo climático representado e suas características. 

A) Clima temperado, com temperaturas acima de 30 °C no verão e abaixo de 10 °C no inverno, com chuvas regulares durante o ano. 
B) Clima semiárido, com chuvas abaixo de 20 mm durante todo o ano. 
C) Clima tropical, com verão chuvoso e temperaturas acima de 20 °C, inverno seco com temperaturas mais amenas. 
D) Clima equatorial, com temperaturas elevadas, durante todo o ano, e precipitações regulares. 
E) Clima subtropical com inverno chuvoso e temperaturas amenas, verão seco com temperaturas acima de 20 °C.

15- (UPE) Observe atentamente o mapa a seguir:


Com relação a essa região brasileira, não é correto afirmar que 

A) ela possui um quadro climático bem diversificado, com áreas de deficit hídrico anual e predomínio de um tipo climático denominado Temperado Oceânico, daí a ocorrência de temperaturas médias anuais abaixo de 18 °C. 
B) esse espaço geográfico apresenta uma vasta área ocupada por litologias magmáticas extrusivas, que geraram condições pedológicas favoráveis às atividades agrícolas regionais. 
C) a área costeira meridional possui uma morfologia, que se caracteriza pela presença de amplas lagoas costeiras de idade quaternária. 
D) ainda existe, na região, uma atividade extrativa, que explora a madeira e o carvão mineral; já o oeste desse espaço geográfico apresenta uma grande concentração de frigoríficos. 
E) o relevo regional foi dividido em três grandes compartimentos, a saber: Planície Platina, Planalto Atlântico e Planalto Arenito-Basáltico, contudo, mais recentemente, essa classificação foi revista e ampliada às unidades de relevo.


GABARITO:
1- E
2- E
3- A
4- E
5- C
6- E
7- D
8- A
9- D
10- D
11- A
12- B
13- C
14- C
15- A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário