sexta-feira, 4 de agosto de 2023

SIMULADO 63 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA


 
1- (Enem–2015) 


Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao 

A) elevado preço das mercadorias no comércio. 
B) aumento da demanda por produtos naturais. 
C) crescimento da produção de alimentos. 
D) hábito de adquirir derivados industriais. 
E) uso de agrotóxicos nas plantações. 

2- (Enem) De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atearlhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição. 

SAINT-HILAIRE, A. Viagem às nascentes do Rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (Adaptação). 

No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses 

A) evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada. 
B) consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias. 
C) concordaram quanto à queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.
D) entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do século XIX. 
E) relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra. 

3- (Enem–2015)


A distribuição do consumo de energia elétrica per capita, verificada no cartograma, é resultado da 

A) extensão territorial dos Estados-nação. 
B) diversificação da matriz energética local. 
C) capacidade de integração política regional. 
D) proximidade com áreas de produção de petróleo. 
E) instalação de infraestrutura para atender à demanda

4- Depois de cinco séculos adormecida, a China renasce como uma potência que coloca em jogo a dominância cultural e econômica do Ocidente. O país apresenta um crescimento econômico que o coloca em patamares atuais de destaque mundial, conforme apresentado no gráfico a seguir


Dentre as alternativas, a que melhor explica essa evolução apresentada no gráfico é: 

A) A ascensão de Deng Xiaoping ao poder deu início à abertura econômica chinesa e à expansão do PIB a partir da década de 1970. 
B) A queda do ritmo de crescimento econômico do país, verificado em 1989, se relaciona à repressão política do governo às manifestações estudantis ocorridas na Praça da Paz Celestial. 
C) Na segunda metade dos anos 1990, ocorreu uma queda no PIB chinês, devido à adoção pelos EUA de uma política alfandegária com relação aos produtos chineses. 
D) Ao fim da primeira década do século XXI, o mundo apresentou uma redução do PIB equivalente à ocorrida na China. 
E) A partir da década de 1970, o crescimento do PIB chinês ocorreu de forma estável, ao contrário do PIB mundial, que apresentou queda constante.

5- (Enem–2016) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho. 

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003. 

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a) 

A) crise bancária e o fortalecimento do capital industrial. 
B) inovação toyotista e a regularização do trabalho formal. 
C) impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva. 
D) emergência da globalização e a expansão do setor secundário. 
E) diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.

6- (UERJ–2015) 

A ONU e o meio ambiente 
Pode-se dizer que o movimento ambiental começou séculos atrás, como resposta à industrialização. Após a Segunda Guerra Mundial, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. Em 1972, a Organização das Nações Unidas convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, na Suécia, em Estocolmo. A declaração final do evento contém dezenove princípios que representam um manifesto ambiental para nossos tempos. 

Disponível em: <onu.org.br> (Adaptação).


A Conferência de Estocolmo e o surgimento de organizações ambientalistas, como Greenpeace e WWF, provocaram mudanças na percepção social da questão ambiental no final do século XX. Dentre essas mudanças, a mais difundida foi a conscientização da 

A) limitação da tecnologia moderna 
B) dimensão da interferência humana 
C) recorrência do desmatamento intenso 
D) insuficiência do abastecimento alimentar

7- Observe a imagem e leia o texto.

As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, suçuarana, tatu-canastra, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato vinagre, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.
Porém essas espécies encontram-se ameaçadas devido a degradação ambiental constante provocada pela ação humana.

Assinale a alternativa que apresenta as principais causas do desmatamento no cerrado.

(A)   Extração da madeira para produção de papel.
(B)   Derrubada da mata para abastecimento das carvoarias.
(C)   Caça predatória e crescimento das cidades.
(D)  Produção agrícola baseada na soja e plantio de pastagem para o gado.

8- Leia o texto. (Adaptada)

ILHAS DE CALOR AFETAM CIDADES MÉDIAS DE SP

(…) Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) constatou que a existência do fenômeno é cada vez mais evidente também em cidades médias paulistas. Segundo João Lima Sant'Anna Neto, professor do Departamento de Geografia do campus de Presidente Prudente (oeste do Estado), um levantamento feito em 14 cidades verificou que houve aumento de 1ºC na temperatura nos últimos 49 anos.
(Folha de S. Paulo – 02/08/2012. Disponível em: www.folha.uol.br)

Os registros da difusão de ilhas de calor nas cidades médias paulistas pode estar vinculado:

a) a diminuição do aquecimento global.
b) aos danos causados por projetos de arborização.
c) à verticalização dos ambientes urbanos.
d) à construção de espelhos d'água.
e) à falta de infraestrutura, a exemplo da não pavimentação das ruas.

9- (FGG) Sobre a fisionomia dos rios assinale a alternativa correta.

(A) O canal entrelaçado é comum em lugares que o relevo apresenta desnível e as águas dos rios escoam com maior velocidade sem muitas curvas.
(B) O canal retilíneo ocorre em terrenos planos onde as águas escoam com pouca velocidade favorecendo formação de curvas sinuosas.
(C) O canal anastomosado ocorre em regiões planas, úmidas e alagadas, nas quais o rio não tem energia para transportar sedimentos que se acumulam formando ilhas.
(D) O canal meandrante é formado em regiões secas onde as margens dos rios sofrem erosão e os sedimentos são transportados em grandes quantidades que obstruem a corrente formando canais entrelaçados.
(E) O canal retilíneo é caracterizado por formações tipo ilhas provocadas pelo desmatamento de matas ciliares.

10- (UEPB) Leia o fragmento.

“A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84).

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

(A)  A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
(B)  Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
(C)  Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
(D)  A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
(E)  A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

11- Observe a configuração em um campo de futebol na hora de um importante jogo de futebol e com a ajuda da Rosa dos Ventos, verifique se alguma jogada levará ao gol.

 


A) Bola--> N --> E --> S --> NE --> N --> E
B) Bola --> S --> NO --> S --> O --> N --> NO
C) Bola --> E --> S --> SE --> E --> S --> NE
D) Bola --> SE --> SO --> O --> NO --> N --> O
E) Bola --> SO --> NE--> NO --> O --> S --> O

12- (Unioeste-PR) As projeções cartográficas permitem a elaboração de representações, em um plano, das mais diversas informações da superfície terrestre. Sabe-se que é um trabalho complexo, pois a Terra tem um diâmetro equatorial de 12 756 km, montanhas com mais de 8 000 m de altura e fossas abissais com mais de 11 000 km de profundidade. Representar todas essas variações em um mapa ou carta é uma atividade que exige o uso de técnicas adequadas para os objetivos desejados. Com relação às projeções cartográficas, assinale a alternativa correta. 

A) Ao confeccionar um mapa o cartógrafo deve adotar a projeção cartográfica adequada para seus objetivos pois nenhum mapa deve apresentar distorções, já que todos os mapas são exatos. 
B) As projeções equidistantes mantêm as formas da Terra mas distorcem as distâncias entre os pontos, especialmente em áreas próximas aos polos. 
C) As projeções podem ser classificadas, quanto ao método utilizado, na elaboração dos mapas como sendo cilíndricas, cônicas e azimutais (ou planas). 
D) A projeção cilíndrica equivalente de Peters é uma das mais famosas do mundo pois essa projeção mostra o etnocentrismo europeu, deixando a Europa destacada no centro do mapa. 
E) Durante a Guerra Fria as projeções mais utilizadas foram as cônicas, pois estas representam de forma adequada todo o globo terrestre.

13- Uma dos países mais extensos do mundo, também era um dos mais pobres e anti-democráticos, e o governo dde Nicolau II foi incapaz de conter as revoltas civis. Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

a) nenhuma relação, pois a Rússia ficou neutra durante o conflito.
b) durante o conflito, os russos conquistaram vários territórios, animando os revolucionários a tomar o poder através das revoluções de 1917.
c) o exército russo perdia no front e vários oficiais passaram a conspirar contra o governo, dando ocasião para as revolução de 1917.
d) a pressão dos países ocidentais fez a Rússia depor o governo monárquico e substitui-lo por uma república socialista.

14- (Fatec-SP–2016) Durante o período da chamada Guerra Fria, o continente europeu foi o grande palco das disputas geopolíticas entre as duas potências militares antagônicas daquele período, a União Soviética e os Estados Unidos. Um fato marcante que ocorreu em território europeu que indica a tensão da disputa bipolar foi a 

A) criação de pequenos Estados como o Vaticano, Andorra, San Marino e Liechtenstein, imposta pelos Estados Unidos, como forma de dificultar a circulação de tropas soviéticas no continente. 
B) constituição da União Europeia, incentivada pela União Soviética, para conter a entrada de capitais estadunidenses que pudessem atrair as frágeis economias da Europa Oriental. 
C) construção do muro de Berlim, a mando do governo da então Alemanha Oriental, como uma forma de impedir que seus cidadãos fugissem para a Berlim Ocidental. 
D) ocupação da Hungria e da Tchecoslováquia por tropas britânicas, na tentativa de inibir a expansão de revoltas populares contra o capitalismo. 
E) aplicação do welfare state (Estado do Bem-Estar Social), organizado pela Polônia, no sentido de evitar conflitos bélicos no continente.

15- (UFRGS-RS) A República da Irlanda e a Irlanda do Norte estão localizadas na ilha da Irlanda, situada a oeste da ilha da Grã-Bretanha. A Irlanda do Norte é citada com frequência na mídia internacional devido à violência que envolve paramilitares unionistas e grupos armados católicos. Associe os territórios citados na coluna I com as cinco características da coluna II. 

Coluna I 

1. República da Irlanda 
2. Irlanda do Norte 

Coluna II 

( ) É conhecida por Ulster. 
( ) Tem maioria católica. 
( ) Pertence ao Reino Unido. 
( ) Tem maioria protestante. 
( ) É conhecida por Eire. 

A sequência numérica correta, na coluna II, de cima para baixo, é 

A) 1 - 1 - 2 - 2 - 1. 
B) 1 - 2 - 1 - 1 - 2. 
C) 2 - 1 - 2 - 2 - 1. 
D) 2 - 2 - 1 - 1 - 1. 
E) 2 - 1 - 1 - 2 - 1. 


GABARITO:
1- E
2- B
3- E
4- A
5- C
6- B
7- D
8- C
9- C
10- B
11- C
12- C
13- C
14- C
15- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário