segunda-feira, 7 de agosto de 2023

SIMULADO 66 DE CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA



1- (UECE–2015) Um dos principais sistemas produtores de chuva que atuam no norte do Nordeste brasileiro é a Zona de Convergência Intertropical do Atlântico – ZCIT. Este sistema 

A) provoca chuvas convectivas intensas entre os meses de setembro e outubro no litoral do Nordeste. 
B) permanece quase todo o ano estacionado sobre as latitudes mais próximas ao Trópico de Capricórnio. 
C) é o mais importante gerador de chuvas sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. 
D) não recebe a influência da umidade dos oceanos Atlântico e Pacífico, mas sim da Amazônia.

2- (Enem–2016)


Conforme a análise do documento cartográfico, a área de concentração das usinas de dessalinização é explicada pelo(a) 

A) pioneirismo tecnológico. 
B) condição hidropedológica. 
C) escassez de água potável. 
D) efeito das mudanças climáticas. 
E) busca da sustentabilidade ambiental.

3- (UDESC) Sobre a hidrosfera, pode-se afirmar: 

I. No planeta Terra, a água é encontrada naturalmente nos três estados: líquida, sólida e gasosa. 
II. A água do mar só é salgada porque, após a solidificação da litosfera, e com o estabelecimento do ciclo da água, a ação do intemperismo desagregou e decompôs as rochas, dando origem a sais minerais. Estes eram levados para os mares e oceanos por diversos agentes erosivos. Assim, os mares e oceanos tornaram-se salinos. 
III. As águas se concentram mais no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte. 
IV. As marés são movimentos de lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares; podem ser observadas no decorrer de um dia e são provocadas pela força de atração da Lua e do Sol. 

A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras. 
C) Somente a afirmativa IV é verdadeira. 
D) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

4- (Enem–2016)

 Pesca industrial provoca destruição na África 
O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX – o que ninguém havia previsto –, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes. 

MORA. J. S. Disponível em: <www.diplomatique.com.br>. Acesso em: 14 jan. 2014. 

O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à 

A) insustentabilidade do modelo de produção e consumo. 
B) fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros. 
C) inviabilidade comercial dos produtos marinhos. 
D) mudança natural nos oceanos e mares. 
E) vulnerabilidade social de áreas pobres.

5- (Enem–2015) Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas. 

VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 01 nov. 2014. 

As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois 

A) colaboram para a formação de vegetação xerófila. 
B) formam os leques aluviais nas planícies das bacias. 
C) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia. 
D) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante. 
E) constituem um sistema represador da água na chapada.

6- A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras: 


Com base nas figuras é correto afirmar que 

A) as transformações climáticas, especialmente na região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. 
B) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada. 
C) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o Período Colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica. 
D) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das regiões afetadas. 
E) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

7- (UEG-GO) A complexa geografia política e a grande diversidade cultural do Oriente Médio, palco de conflitos diversos, suscitam um olhar mais atento para os problemas da região. Sobre esse assunto, é correto afirmar: 

A) trata-se de uma área de confluência de três grandes religiões (Islamismo, Judaísmo e Cristianismo), sendo marcada pela disputa do petróleo; além de ser ponto estratégico que liga três continentes, é a região onde vivem os curdos, a maior etnia sem território. 
B) os acordos assinados pelos líderes palestinos e israelenses contaram com o apoio de grupos ativistas, como o Hezbollah, o Hamas e o Jihad. 
C) as disputas entre Israel e Palestina favoreceram a aproximação do Egito, da Jordânia e da Síria, levando a paz à região, e desarticulando, assim, o poderio econômico e ideológico das potências ocidentais sobre a região. 
D) a cidade de Jerusalém, localizada na Cisjordânia, é o ponto de concórdia entre palestinos e israelenses porque abriga as principais mesquitas e o Muro das Lamentações.

8- (Enem) Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br>. Acesso em: 29 abr. 2010 (Adaptação).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano? 

A) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente. 
B) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos. 
C) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente. 
D) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos. 
E) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

9- (FGV-SP-2017) O Tratado da Biodiversidade, assinado durante a Eco-92, concebia o pagamento de royalties sobre a riqueza natural de um país. O tratado, desse modo, previa 

A) a compra dos recursos naturais de um país em nome da manutenção do patrimônio mundial. 
B) o repasse de verbas por fundos internacionais para a preservação da riqueza natural em países desenvolvidos. 
C) a aplicação de multas aos países que negligenciassem a preservação do meio ambiente. 
D) o ressarcimento pela venda de mercadorias que utilizassem matérias-primas naturais de outros países. 
E) o financiamento de pesquisas para garantir o registro de patentes com a diversidade natural de um país.

10- (FUVEST-2018) 
As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; e tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar.
(...) E, mal vagava uma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colchão, surgia uma nuvem de pretendentes a disputá-los. E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar.
Aluísio Azevedo, O cortiço.

Nas cidades brasileiras, particularmente no último quartel do século XIX, novas formas urbanas são constituídas, como os cortiços e as favelas. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:

(A) A expansão periférica no século XIX, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, teve significativa presença de cortiços, devido à chegada massiva de imigrantes japoneses.
(B) A primeira favela carioca teve sua origem no forte empobrecimento da população no contexto da crise cafeeira na região serrana do Rio de Janeiro.
(C) A maior concentração dos cortiços da cidade de São Paulo, presentes no último quartel do século XIX, localizava-se na porção mais central da aglomeração urbana.
(D) As primeiras favelas brasileiras se originaram devido à expansão da atividade industrial, no centro da cidade de São Paulo, no início do último quartel do século XIX.
(E) Nas cidades do Vale do Paraíba, durante a expansão cafeeira, os cortiços eram muito frequentes, por conta da presença de imigrantes italianos empobrecidos.

11- (FGV-SP–2016) No Brasil, desde 1997, o sistema previdenciário é deficitário, o que obriga o Tesouro Nacional a cobrir o rombo. A respeito da origem do contínuo deficit da Previdência Social, assinale a afirmação correta. 

A) O aumento do emprego informal, procedimento adotado para estimular a retomada do crescimento econômico, desonera a folha de pagamento, o que diminui a arrecadação. 
B) O crescimento do desemprego leva o governo a suspender o seguro-desemprego e o abono salarial, o que deteriora a contabilidade previdenciária. 
C) A Constituição Federal de 1988 obrigou os trabalhadores rurais a contribuir para a Previdência, o que compensa o deficit previdenciário gerado pelos trabalhadores urbanos. 
D) O Brasil desfruta do bônus demográfico, ou seja, tem mais pessoas aposentadas do que em idade ativa, o que deverá agravar o deficit do sistema previdenciário nos próximos anos. 
E) A população em idade ativa, majoritária hoje, está envelhecendo, sem que haja um contingente equivalente de jovens no mercado de trabalho para arcar com o aumento futuro dos custos da aposentadoria.

12- (PUC RS) Considere os desenhos que mostram três diferentes situações demográficas.


As representações 1, 2 e 3 evidenciam, respectivamente, a realidade demográfica dos países: 

A)  Brasil, Alemanha e Suécia 
B)  Paquistão, Coreia do Sul e Alemanha. 
C)  Noruega, Brasil e Senegal. 
D)  Sudão, Argentina e Tanzânia. 
E)  Japão, China e Guatemala. 

13- (Enem–2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, e desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. 

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (Adaptação).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de 

A) descapitalização do setor primário. 
B) ampliação da economia informal. 
C) tributação da área residencial citadina. 
D) desconcentração da atividade industrial. 
E) saturação da empregabilidade no setor terciário.

14- (PUC-SP–2016) Veja o gráfico:


Tendo em vista a evolução histórica da relação habitantes por veículo na cidade de São Paulo e considerando as outras metrópoles brasileiras, é acertado dizer que 

A) a automobilização de São Paulo é um elemento chave de sua mobilidade urbana, algo comprovado por um número de habitantes por veículo menos elevado do que em muitas cidades de países mais ricos. 
B) essa automobilização de São Paulo é muito específica em comparação com as outras metrópoles brasileiras, que, em razão de dificuldades econômicas, possuem índices desprezíveis de automobilização. 
C) a diminuição do número de habitantes por veículo, como mostra o gráfico, foi uma evolução constante, produto do desenvolvimento econômico do país e da cidade e também do aumento da igualdade econômica. 
D) São Paulo, apesar de seus problemas, exemplifica a possibilidade eficiente de usar o automóvel como modal relevante na mobilidade urbana e sua harmonia com o transporte coletivo nas ruas da cidade.

15- (Enem) O fenômeno da ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade. 

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas de Maceió (AL). São Paulo: Edusp, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre 

A) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos- -d’água antes canalizados. 
B) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos. 
C) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios. 
D) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades. 
E) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.



GABARITO:
1- A
2- C
3- E
4- A
5- E
6- C
7- A
8- D
9- E
10- C
11- E
12- B
13- D
14- A
15- D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário