segunda-feira, 5 de setembro de 2022

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULARES SOBRE NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO

1- (UEPA–2015) No final da década de 80, teve fim a bipolarização, trazendo ao espaço mundial uma regionalização que configura novas áreas de poder e um intenso processo de mudanças nas relações socioeconômicas entre os países. Conforme o texto, algumas implicações marcam o surgimento de uma Nova Ordem Mundial. Nesse sentido, é correto afirmar que 

A) a ordem multipolar evidencia novos atores sociais que, no processo produtivo, desempenham funções principalmente comerciais, promovendo o fortalecimento e avanço do sistema capitalista no espaço mundial. 
B) no período Pós-Guerra Fria, vários países latino- -americanos foram incentivados pelos EUA a formar blocos econômicos mundiais para fazer frente à hegemonia sociopolítica de Cuba sobre o espaço mundial. 
C) no início da década de 90, o mundo tornou-se multipolar, momento no qual emergiram várias potências econômicas, o que homogeneizou as relações de poder das superpotências nas diversas áreas de influência no espaço mundial. 
D) na nova ordem mundial, os blocos econômicos regionais se apresentam como uma forma de resistência frente ao avanço do mundo globalizado e aos acordos políticos que priorizam o fortalecimento dos países subdesenvolvidos. 
E) a queda do Muro de Berlim representou o fim da era bipolar, desencadeando a extinção das fronteiras, dos conflitos étnicos, políticos e econômicos em função da mundialização de uma sociedade.

2- (EBMSP) A civilização da técnica é também a civilização do visual, da imagem: uma civilização que cada vez menos investe na leitura ou no componente conceituai da linguagem. Apesar de os aparelhos técnicos subtraírem das pessoas uma série de trabalhos e, com isso, teoricamente, lhes darem mais tempo, estas, ao contrário, têm cada vez menos tempo: precisam ver tudo, conhecer tudo, fazer tudo, acompanhar a alta velocidade, inclusive da produção de informações. [...] Um outro aspecto dessa nova cultura é seu caráter museológico. A própria cultura parece significar, ela mesma, um objeto em extinção que precisa ser recolhido em museu, preservado, salvo do extermínio, como ocorre com os objetos, fatos ou pessoas que desapareceram. O mundo inteiro torna-se um museu. As cidades perdem seu significado, as construções arquitetônicas, que se ligam ao passado em extinção, as próprias pessoas que se olham, se veem, se observam como participantes de um museu do mundo, onde é preciso assistir à sua passagem para se certificar de que elas ainda existem. Relegar a segundo plano os contatos físicos da esfera pública, das relações face a face, do toque, torna a própria existência humana algo fisicamente estranho às pessoas, algo a ser observado como avis rara. 
ARBEX JUNIOR; TOGNOLI, 1996, p. 96-97. 

A “civilização da técnica” e a “civilização do visual” se inserem no contexto da globalização, período 

A) caracterizado pelo Estado intervencionista, responsável pela estatização de grandes empresas e de socialização dos serviços, como a saúde e a educação. 
B) marcado pela universalização das telecomunicações e a consequente diminuição dos abismos sociais, graças a uma mais equitativa distribuição de renda. 
C) de formação de blocos econômicos, associações regionais de livre-mercado, que diminuíram ou eliminaram protecionismos e atraíram investimentos internacionais. 
D) de retração dos governos liberais de direita nos países ocidentais, resultante do avanço do modelo socialdemocrata, que se expandiu por toda a Europa, com a ampliação dos direitos sociais e trabalhistas. 
E) da emergência do continente africano pós- -descolonização, graças a maciços investimentos dos antigos colonizadores, que permitiram seu crescimento socioeconômico e, principalmente, sua autonomia, tanto política quanto econômica, em relação aos países centrais.

3- (FGV-SP) O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira 10 [de setembro] na Austrália que a rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) está “morta”, mas ninguém quer matá-la formalmente. 

Disponível em:<www.cartacapital.com.br/economia/a-rodadade- doha-ja-esta-morta-diz-presidente-chileno/>. 

Sobre a rodada de Doha da OMC, é correto afirmar: 

A) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1979, com vistas a amenizar os efeitos dos “choques do petróleo” na economia global. 
B) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2001, com vistas à liberalização do comércio mundial. 
C) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2008, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos de comércio globais. 
D) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1992, com vistas a incentivar o comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis. 
E) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2009, com vistas a garantir a soberania alimentar dos países mais pobres.

4- (UFVJM-MG) No final da década de 80 e ao longo da década de 90 do século XX, diversas modificações no quadro internacional foram verificadas, tornando-se corriqueiro o uso da expressão Nova Ordem Mundial. Sobre essa Nova Ordem Mundial, assinale a alternativa incorreta. 

A) A consolidação de megamercados, como a União Europeia e o Nafta, com o intuito de alcançar maior integração regional e consequente expansão de mercados. 
B) O predomínio dos pressupostos do neoliberalismo, no qual se observa a ampliação do papel e do tamanho do Estado, seja como criador ou mesmo como gestor das atividades econômicas. 
C) A expansão do fundamentalismo religioso, tanto cristão quanto judaico e islâmico, procurando legitimar ações políticas voltadas para o resgate dos princípios fundamentais desses textos e sua aplicação no campo político. 
D) A desterritorialização do capital em função do surgimento de um mercado financeiro global que transaciona bilhões de dólares em todo o mundo.

5- (UFU-MG) Para responder à questão, leia o fragmento a seguir: Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites que pode ser utilizada para lançar bombas caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países. [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho. 

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S.Paulo, 30 set. 2007. 

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é correto afirmar que 

A) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
B) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA pela União Europeia. 
C) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo). 
D) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

6- (Uepa ) Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos. 

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta. 

A) O maior interesse do neoliberalismo é a privatização das estatais, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil, o que propiciou o uso de tecnologias modernas e a consolidação da democracia no país. 
B) Com tal modelo houve gradativa internacionalização dos países pobres e a homogeneização por parte de empresas estrangeiras, comumente oriundas de países ricos, justificando, desta forma, a redução da hierarquia econômica internacional. 
C) Neste modelo, o governo visa à estabilidade monetária e inflacionária do país, a partir do aumento salarial, para ampliar o consumo da classe pobre aos produtos nacionais, propiciando o alinhamento desses países ao modelo político e econômico mundial. 
D) Tal modelo político e econômico aponta para menor participação do Estado na vida econômica e social sem, contudo reduzir seu poder de intervenção diante das negociações e relações diplomáticas internacionais. 
E) Atualmente a interdependência econômica mundial vem sendo realizada entre Estados, por meio de acordos capitalistas silenciosos, que geralmente são desconhecidos por uma parcela significativa dos habitantes, os quais passaram a conhecê-los por meio do neoliberalismo.

7- (IFSP) Leia o texto a seguir. Seguindo uma tendência observada nas empresas europeias e americanas, alguns investidores brasileiros estão migrando parte de seus negócios da China para o Vietnã. Os setores calçadista e têxtil são os que mais observaram esse tipo de mudança, com a instalação principalmente de fábricas americanas e europeias no Vietnã. Em estudo divulgado em março, a Câmara de Comércio Americana de Xangai, a AmCham, apontou que 88% das empresas estrangeiras sondadas optaram inicialmente por operar na China por causa dos baixos custos, porém, 63% dessas afirmaram que se mudariam ao Vietnã para cortar ainda mais o preço de produção. 

Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/ reporterbbc/story/ 2008/07/080709_vietannegociosmw. shtml> (Adaptação). 

Pode ser associada ao conteúdo da notícia a seguinte afirmação: 

A) Atualmente, grande parte das empresas multinacionais é originária dos países subdesenvolvidos e aí estão instaladas. 
B) Embora seja objeto de investimentos capitalistas, o sistema socialista chinês ainda afugenta as empresas multinacionais. 
C) A globalização facilitou a mobilidade de capitais e empresas, aumentando a competição entre países. 
D) Nos países asiáticos, o alto custo da mão de obra é compensado pela abundância de matérias-primas minerais baratas. 
E) A abertura comercial propiciada pela globalização permitiu às empresas brasileiras concorrerem com as dos países europeus.

8- (UFSJ-MG) “A materialidade artificial pode ser datada, exatamente, por intermédio das técnicas: técnicas da produção, do transporte, da comunicação, do dinheiro, do controle, da política e, também, técnicas da sociabilidade e da subjetividade. As técnicas são um fenômeno histórico. Por isso, é possível identificar o momento de sua origem. Essa datação é tanto possível à escala de um lugar quanto à escala do mundo. Ela é também possível à escala de um país, ao considerarmos o território nacional como um conjunto de lugares.” 

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 46. 

A partir do texto anterior, é correto afirmar que 

A) a escala matemática permite a compreensão dos espaços nas escalas do lugar, da região, do território nacional bem como estas se articulam. 
B) o espaço possui múltiplas dimensões e a compreensão dos fenômenos espaciais requer um estudo que considere as diferentes escalas geográficas. 
C) os fenômenos mundiais se sobrepõem e definem a cultura do lugar que, com a globalização, perdeu sua importância. 
D) as paisagens humanas que compõem o território, em uma sociedade globalizada, tendem a inviabilizar os fluxos de ideias, pessoas e mercadorias.

9- (Albert Einstein–2016) “A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”.

 BELLUZZO, L. G. A Guerra do Brasil. São Paulo: Textonovo, 2006. p. 25. 

O autor se refere a uma interpretação da chamada Nova Ordem Mundial. Sobre essa ordem, é correto afirmar que 

A) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários. 
B) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos. 
C) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes. 
D) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

10- (UFTM-MG) Considere o texto a seguir para responder à questão. Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”. 

Disponível em: <resistir.info/energia/y_ cochet_11jul05.html#notas>. 

“As pretensas ‘economias do conhecimento’ pós- -industriais da OCDE repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as ‘economias emergentes’”. Pode-se citar, como exemplo dessa transferência, 

A) os Tigres Asiáticos, que se tornaram destino de investimentos de empresas multinacionais japonesas e norte-americanas a partir da década de 1980, interessadas nas facilidades de importação / exportação e na mão de obra barata, porém qualificada. 
B) a instalação de agroindústrias multinacionais no Brasil, a partir da década de 1970, para atuarem na produção do álcool combustível no Sul e Sudeste, aproveitando-se dos incentivos fiscais governamentais do programa Proálcool.
C) o incentivo dos países ricos às políticas de nacionalização de reservas e empresas petrolíferas, realizadas por países subdesenvolvidos, que passam a arcar sozinhos com os custos de pesquisa e exploração do petróleo. 
D) a transferência das culturas tropicais, de banana e tabaco, do sul dos Estados Unidos para os países da América Central, como estratégia do governo norte-americano para incentivar esses países a integrarem-se ao projeto da Alca, junto com o México. 
E) a industrialização do Canadá e do México, que passaram a receber as unidades fabris de empresas multinacionais norte-americanas, interessadas nas facilidades de circulação de mercadorias a partir da formação do Nafta, em 1990.

11- (UEL-PR–2015) Analise a figura a seguir.


Todos os europeus são ilegais neste continente desde 1492. 

Disponível em: <http://la.indymedia.org/uploads/2006/04/ since-1942.jpg>. Acesso em: 23 jul. 2014. 

Desde o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, proveniente da Revolução Francesa e, posteriormente, inserido no atual mundo globalizado e neoliberal, o trânsito de mercadorias, capitais e pessoas passou a ser regulado por acordos nacionais e internacionais construídos por governos de países em diferentes escalas de poder financeiro e militar. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um aspecto em que a globalização e o neoliberalismo se expressam. 

A) Pela dispensa de controle dos Estados no comércio de mercadorias de alto valor agregado. 
B) Na constituição do sistema bancário internacional, que regula plenamente o fl uxo de capitais nos paraísos fi scais. 
C) Na liberdade cultuada pelo sistema financeiro neoliberal, que expande socialmente a disseminação das riquezas. 
D) No poderio bélico militar dos estados nacionais, efetivamente controlado pela ONU. 
E) No estabelecimento de normas rígidas para condicionar a imigração ao controle do Estado.

12- (Enem–2017) A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-o à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. 

RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía e Ciencias Sociales, n. 124, 2002. 

No mundo atual, as novas tecnologias abordadas no texto proporcionaram a 

A) garantia do acesso digital. 
B) substituição da mídia formal. 
C) padronização da cultura dos povos. 
D) transparência dos fatos transmitidos. 
E) velocidade de propagação das notícias.

13- (Enem) Disneylândia Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano [...] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...] Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia ANTUNES, A. 

Disponível em: <www.radio.uol.com.br>. Acesso em: 03 fev. 2013. [Fragmento] 

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: 

A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo. 
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. 
C) Intensifi cação do controle informacional e adoção de barreiras fi tossanitárias. 
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. 
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

14- (Enem)


Disponível em: <http://tv-video-edc.blogspot.com>.  Acesso em: 30 maio 2010. 

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à Internet, porque 

A) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. 
B) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais de relacionamentos. 
C) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 
D) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. 
E) concebe a rede de computadores como o espaço mais efi caz para a construção de relações sociais.

GABARITO:
1- A
2- C
3- B
4- B
5- D
6- D
7- C
8- B
9- C
10- A
11- E
12- E
14- B
15- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário