sexta-feira, 2 de setembro de 2022

ATIVIDADE DO DIA DA INDEPENDÊNCIA - ANOS INICIAIS, ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO.

tudodegeografia.com

7 de setembro - Independência do Brasil

Era setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro bradou: "Independência ou Morte". Ficamos livres de Portugal. O Brasil ia governar por si, ter suas próprias leis, ser dono de suas riquezas.

Nada foi conseguido de um dia para outro, apenas com o brado de D. Pedro I. Muitos brasileiros chegaram mesmo a dar sua vida, como Tiradentes. Outros organizaram movimentos, escreveram artigos em jornais, despertando o ideal da liberdade. A própria esposa do imperador, Dona Leopoldina, com a cooperação de José Bonifácio, foi uma batalhadora por nossa libertação, Incentivando o príncipe D. Pedro a nos desligar de Portugal.

O Brasil viveu, então, dias de perseguições, pois Portugal não queria perder sua colônia. Mas nossos compatriotas mostraram-se valorosos e não temeram sua própria morte.

E agora, 200 anos após, perguntamos a nós próprios o que fizemos pela pátria: Tenho estudado como preciso?

  • Cumpro os meus deveres de bom aluno e bom filho?
  • Tenho respeitado a pessoa humana? Valorizo os vultos e a nossa história?
  • Respeito os símbolos da minha pátria?
  • Respeito as pessoas mais velhas? Procuro ser bom cidadão?

É uma série de indagações que continuarão a desfilar diante de nós enquanto nossa consciência nos revelará muitas falhas. Este mesmo Brasil, que já deu Mauá, Rui Barbosa, Caxias, Tiradentes, José Bonifácio e outros, precisa de mim, de você. Somente todos juntos faremos dele uma grande nação.

Fonte: https://www.aprenderebrincar.com/2012/06/atividades-7-de-setembro-educacao.html Acessado em 09/09/2022.

1- Com base no texto por que podemos deduzir que o processo de independência não foi de um dia para o outro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A quem pertencia o Brasil antes da independência?
__________________________________________________________________________

3- Quem foi o responsável por declarar a independência do Brasil?
__________________________________________________________________________

4- Como bom cidadão, o que você tem feito pela pátria? (Resposta Pessoal)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Assim como outros países do mundo o Brasil também apresenta diversos problemas sociais: pobreza extrema, desemprego, violência, corrupção, preconceito, entre muitos outros. Cite 3 soluções para alguns desses problemas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



tudodegeografia.com

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades."

História

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Quais foram as causas da independência?

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino."

Processo de independência do Brasil

Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força.

Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.

Feriado

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que d. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga.

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República).

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

As duas leis foram as seguintes:

Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;

Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

As comemorações da independência no Brasil acontecem sobretudo nas grandes cidades do Brasil e são marcadas por desfiles realizados pelo Exército brasileiro. Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), assim como acontecem desfiles de bandas e até de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra.

"A Esquadrilha da Fumaça, destacamento da Aeronáutica famoso por realizar exibições acrobáticas com aviões, faz exibições na capital. As comemorações de 7 de setembro são tão expressivas que, em 2018, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos desfiles em São Paulo e Campo Grande, e 10 mil, em Florianópolis.

Por Daniel Neves
Graduado em História

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/7-setembro-dia-independencia-brasil.htm Acessado em: 02/09/2022.

1- Com base no texto quais foram as causas da independência?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A quem pertencia o Brasil antes da independência?
__________________________________________________________________________

3- Quem foi o responsável por declarar a independência do Brasil?
__________________________________________________________________________

4- Por que podemos dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Quando o 7 de setembro foi decretado feriado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Como bom cidadão, o que você tem feito pela pátria? (Resposta Pessoal)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Assim como outros países do mundo o Brasil também apresenta diversos problemas sociais: pobreza extrema, desemprego, violência, corrupção, preconceito, entre muitos outros. Cite 3 soluções para alguns desses problemas.  (Resposta Pessoal)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



tudodegeografia.com

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades."

História

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Quais foram as causas da independência?

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino."

Processo de independência do Brasil

Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força.

Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.

Feriado

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que d. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga.

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República).

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

As duas leis foram as seguintes:

Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;

Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

As comemorações da independência no Brasil acontecem sobretudo nas grandes cidades do Brasil e são marcadas por desfiles realizados pelo Exército brasileiro. Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), assim como acontecem desfiles de bandas e até de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra.

"A Esquadrilha da Fumaça, destacamento da Aeronáutica famoso por realizar exibições acrobáticas com aviões, faz exibições na capital. As comemorações de 7 de setembro são tão expressivas que, em 2018, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos desfiles em São Paulo e Campo Grande, e 10 mil, em Florianópolis.

Por Daniel Neves
Graduado em História

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/7-setembro-dia-independencia-brasil.htm Acessado em: 02/09/2022.

1- Com base no texto quais foram as causas da independência?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A quem pertencia o Brasil antes da independência?
__________________________________________________________________________

3- Quem foi o responsável por declarar a independência do Brasil?
__________________________________________________________________________

4- Antes de pertencer de se tornar independente o Brasil era colônia de Portugal. Pesquise a diferença entre colônia de exploração e povoamento.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Por que podemos dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Quando o 7 de setembro foi decretado feriado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Pesquise e descreva de forma resumida as duas Leis que decretaram 7 de setembro feriado nacional.
Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;
Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

8- Como bom cidadão, o que você tem feito pela pátria? (Resposta Pessoal)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Assim como outros países do mundo o Brasil também apresenta diversos problemas sociais: pobreza extrema, desemprego, violência, corrupção, preconceito, entre muitos outros. Cite 3 soluções para alguns desses problemas.  (Resposta Pessoal)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Bons Estudos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário