domingo, 18 de setembro de 2022

DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR - RELACIONADOS À FILOSOFIA

 FILMES PARA AULAS DE FILOSOFIA

Sugerimos alguns filmes para que o aluno faça reflexão sobre o tema, e estará assim desenvolvendo habilidades de analisar, interpretar, comparar, relacionar, determinar o essencial e concluir. Há ainda vários comerciais de televisão que podem ser utilizados para trabalhos em sala de aula.

  • Série CLAC Filosofia - Série de 15 Programas: Elementos de Filosofia; O Princípio do Universo; Refletir e Avaliar; Imaginar e Raciocinar; O Método da Ciência; A Parte e o Todo; A Cidadania e o Indivíduo Livre; O Consenso: verificar, deduzir; Autonomia: tomar conta de si; O justo e o injusto; Ética: como agir?; O Belo: ler o mundo; Ser e existir; Natureza e Cultura; Cultura e Civilização. 
  • Série Eu Acho: Série de 13 Programas de animação: Justiça; Mudança; Passado, presente e futuro; O poder do pensamento; Amizade e família; Imaginação; Culturas; Segredos; Ligações e comunidade; Emoções; Identidade, percepção, conhecimento; Mente, cérebro e memória; Escolha e propriedade. 
  • Série O Tempo dos Filósofos: Série de 5 Programas: História da Filosofia; Atualidade da Moral Kantiana; Filosofia e Verdade; Filosofia e Psicologia; Investigador do nosso tempo. 
Filmes 

  • Admirável Mundo Novo: sobre o futuro da genética e da humanidade. 
  • A guerra do fogo: apresenta hipóteses sobre a evolução da humanidade. 
  • Alice no País das Maravilhas. Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas. Tentando encontrar o coelho, acaba conhecendo diversos personagens marcantes e se envolve em grandes confusões. É um dos filmes mais surrealistas que a Disney já fez. 
  • A Odisséia: o filme é baseado na obra do historiador e poeta grego Homero. 
  • A Revolução dos Bichos: os animais cansados de serem explorados se revoltam e tomam conta da fazenda, contudo a corrupção entre os que passaram a governar impossibilita a realização dos ideais igualitários. 
  • Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner). No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los. 
  • De Amor e de Sombras: jovem burguesa e alienada que se envolve na luta contra as injustiças do regime militar chileno dos anos 70. 
  • Em Nome de Deus. Baseado em fatos reais, essa é a história de quatro jovens mulheres que são mandadas para um convento por seus familiares, para “pagar por seus pecados”. Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. Conhecidas como “As Irmãs Magdalena”, elas são humilhadas e castigadas fisicamente pelas madres, que não toleram desobediência. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza. 
  • Encontrando Forrester: relata o encontro de um escritor e um estudante que aspira melhorar sua habilidade de escrita e argumentação. 
  • Espinosa: O apóstolo da Razão. 
  • Feitiço do Tempo. Um repórter que cobre o clima (Bill Murray) é enviado para uma pequena cidade para cobrir uma festa local. Isso acontece há anos, e ele não esconde sua frustração com tal serviço. Mas algo mágico acontece: os dias estão se repetindo, sempre que ele acorda no hotel é o mesmo dia da festa. Agora somente mudando seu caráter é que ele terá chance de seguir em frente na vida. Antes disso, claro, ele aproveita a situação a seu favor, mas logo descobre o amor com sua colega de trabalho, para quem sempre foi mal humorado. 
  • Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull). Finalmente em DVD o filme que marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu 40 milhões de cópias e viajou por 70 países do mundo. Fernão Capelo Gaivota é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro. 
  • Forrest Gump O Contador de Histórias. Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos. Vencedor de 6 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem.
  • Galileu Galilei: o duelo da ciência contra o obscurantismo. 
  • Giordano Bruno: a vida e as idéias desse monge renascentista, cientista e filósofo, e o trabalho da inquisição, que acaba por condená-lo à fogueira. 
  • Imensidão Azul. O francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Molinari competem para ver quem é o melhor mergulhador desde a infância, passada na Grécia, onde o pai de Jacques morreu afogado, traumatizando-o para sempre. Vinte anos depois, Jacques – agora um mergulhador a serviço de pesquisas científicas – é novamente desafiado por Enzo, e os dois disputam o título mundial em Taormina, Itália. Jacques vence e passa a viver com Joanna, uma jornalista americana. Enzo não aceita a derrota e força uma revanche. 
  • Matrix Reloaded. Neo, Morpheus, Trinity e cia. continuam a luta dos homens contra as máquinas, agora utilizando os novos poderes descobertos por Neo, que tentará chegar à Fonte para libertar sua raça, não sem antes ter que lidar com o cada vez mais poderoso sr. Smith. 
  • Muito Além do Jardim. Chance (Peter Sellers) é um simplório jardineiro que nunca antes havia deixado a residência de seu patrão, até o dia em que este morre. Tudo o que ele conhecia sobre o mundo foi deturpado pela imagem da televisão. Agora que deve enfrentar pessoalmente o fato de ter que se virar sozinho, um homem de negócios muito influente acaba achando que ele é um gênio. 
  • O Embrião: mostra a tentativa de criação, em laboratório, de uma mulher perfeita. 
  • O Filósofo, Três Mulheres e o Amor: comédia que discute a relação entre razão e paixão. 
  • O Homem Bicentenário. Andrew (Robin Williams) é o novo robô que uma tradicional família americana comprou para realizar pequenos afazeres domésticos. Mas com algum tempo, ele começa a apresentar características humanas, como inteligência e curiosidade. Indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem. 
  • O Nome da Rosa. Em 1327, William de Baskerville (Sean Connery), monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), noviço que o acompanha, têm a função de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro no norte da Itália durante a Idade Média. 
  • O Ponto de Mutação: uma cientista discute as idéias da nova ciência. 
  • Pássaros Feridos: apresenta dilema entre o poder e o amor. 
  • Ulisses: narra a volta do guerreiro grego Ulisses à sua terra, Etapa. 
  • 2001, uma odisséia no espaço: relata relação homem máquina que chega ao ponto limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário