domingo, 16 de maio de 2021

PROVA DE GEOGRAFIA SOBRE ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM, TERRITÓRIO, LUGAR E REGIÃO - ANOS FINAIS

 1ª) A localidade onde você mora ocupa determinado espaço da superfície terrestre. Há milhares de anos, porém, esse espaço não era habitado por seres humanos; havia apenas a natureza original, formada por solo, rochas, vegetação, fauna, rios, clima, entre outros elementos. Havia ali um

A)      Espaço Cultural

B)      Espaço Natural

C)      Espaço Geográfico

D)      Paisagem Cultural

 

2ª) Novos usos da terra e novas técnicas agrícolas foram introduzidos; a derrubada das matas intensificou-se e a madeira obtida serviu à construção de pontes, casas, móveis, entre outros. Mais tarde, represou-se a água de rios para a irrigação de terras destinadas ao cultivo agrícola e à criação de animais. Construíram-se estradas e fundaram-se vilas, que cresceram ao longo dos anos e se transformaram em cidades. O espaço, que exibia as marcas das culturas indígenas, passou a apresentar também traços de outras culturas. Esse espaço construído ou produzido pelas sociedades é o que se denomina

A)      Paisagem.

B)      Espaço Natural.

C)      Espaço Geográfico.

D)      Lugar.

 

3ª) Observe a imagem.



A imagem é uma retratação

A)      do resultado das ações humanas.

B)      de paisagem cultural.

C)      de paisagem natural.

D)      Lugar humanizado.

 

4ª) Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de território.

A)      O que os nossos sentidos depreendem da parte de um espaço, ou seja, as sensações que determinado local nos transmitem. Isso acontece quando vemos um local e o consideramos bonito, quando sentimos o seu cheiro, ouvimos ou tocamos algo nesse local.

B)      É usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja esse animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.

C)      É uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outros presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna.

D)      Aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

 

5ª) Aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, pertencimento ou afetividade, como uma rua, uma praça, a escola ou a própria casa. Esse conceito se enquadra corretamente na categoria

A)      Lugar.

B)      Espaço Geográfico.

C)      Paisagem.

D)      Região.

 

6ª) Observe o mapa do Brasil e marque a alternativa correta.


  


A)      O Brasil é formado por 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudoeste e Noroeste.

B)      O Brasil é formado por 4 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

C)      A Região Sul é formada por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

D)      A Região Nordeste é formada por 8 Estados.

 

7ª) Há uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil, considerados povos originários — ou seja, autóctones, da própria terra, nativos —, que vivem em diferentes localidades. Apenas para citar alguns exemplos, há povos indígenas vivendo no litoral (os Pataxó, na Bahia) ou no interior do país (os Kaingang, em estados das regiões Sul e Sudeste), em florestas (os Kaxinawá, na Floresta Amazônica), em áreas isoladas (os Kanoê, de Rondônia), e nas cidades ou próximos a elas (os Tapeba, em Caucaia, município vizinho de Fortaleza, e os Pankararu, etnia com muitos representantes vivendo na cidade de São Paulo). De modo geral, em nosso país, os valores e as práticas culturais, sociais e econômicas dos povos originários e também dos povos e comunidades tradicionais colaboram para a manutenção da biodiversidade, das paisagens naturais e do equilíbrio ecológico nos espaços que habitam.

De acordo com o texto os indígenas buscam viver de forma sustentável, que significa

A)      Capaz de ser mantido e preservado em longo prazo.

B)      Capaz de se manter sem preocupar-se com as gerações futuras.

C)      Cuida apenas do meio em que vivem.

D)      Preocupar-se apenas com as gerações futuras.

 

8ª) É importante destacar que, no processo de transformação dos espaços geográficos, os seres humanos têm causado diversos impactos negativos à natureza, como:

A)      O uso de agricultura orgânica favorecendo a preservação das florestas e recursos hídricos.

B)      A implementação de projetos de reflorestamento visando a preservação de espécies de animais e vegetais.

C)      A preservação de espécies ameaçadas de extinção por meio da conscientização ambiental.

D)      a poluição dos rios e da atmosfera, a derrubada indiscriminada da vegetação e a contaminação dos solos pelo uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos.

 

9ª) Segundo o geógrafo Milton Santos, paisagem geográfica é tudo aquilo que a nossa visão alcança, ou seja, tudo o que está presente no espaço e sendo observado. Assim, a paisagem pode conter tanto elementos naturais que podem ser:

A)      casas, prédios e praças.

B)      Rodovias, torres e shopping.

C)      Fazendas, hortas e zoológico.

D)      Florestas naturais, oceano e montanhas.

 

10ª) Segundo o geógrafo Milton Santos, paisagem geográfica é tudo aquilo que a nossa visão alcança, ou seja, tudo o que está presente no espaço e sendo observado. Assim, a paisagem pode conter tanto elementos culturais que podem ser:

A)      Rodovias, prédios e shopping.

B)      Florestas naturais e montanhas.

C)      Oceanos e mares.

D)      Animais selvagens em seu habitat original.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário