sexta-feira, 14 de maio de 2021

ATIVIDADE SOBRE AUTISMO - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

ACESSE O LINK ABAIXO PARA LEITURA E ENTENDIMENTO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E, EM SEGUIDA, RESPONDA AS QUESTÕES.

Link:

1ª) Sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, também conhecido pela sua denominação antiga (DSM IV): autismo, assinale a alternativa correta.
 
A) Trata-se de um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social e do comportamento restrito repetitivo, sem afetar a comunicação verbal.
B) Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal, mas não regridem.
C) O autismo não é hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos.
D) Há controvérsias em torno de outras causas ambientais propostas, a hipótese de danos causados por vacinas é biologicamente provável e comprovadas por estudos científicos. 
E) O autismo afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e suas sinapses se conectam e se organizam, como isso ocorre ainda não é bem compreendido, porém existem diversos estudo e pesquisas na área.
 
2ª) Relacione as Colunas abaixo corretamente.
(  1  )Automutilação
(  2  ) Comportamento restrito
(  3  ) Comportamento ritualista
(  4  ) Uniformidade
(  5  ) Comportamento compulsivo
(  6  ) Estereotipia

(  ) é o movimento repetitivo, como agitar as mãos, virar a cabeça de um lado para o outro ou balançar o corpo.
(    ) destina-se e parece seguir regras, como organizar objetos em pilhas ou linhas.
(  ) é a resistência a mudanças; por exemplo, insistir que os móveis não sejam movidos ou recusando-se a ser interrompido.
(   ) envolve um padrão invariável de suas atividades diárias, como um menu imutável ou um ritual de vestir. Isto está intimamente associado com a uniformidade e uma validação independente sugeriu a combinação dos dois fatores.
(   ) é o foco limitado em um só interesse ou atividade, como a preocupação com um programa de televisão, brinquedo ou jogo.
(   ) inclui movimentos que ferem ou podem ferir a pessoa, como o dedo nos olhos, bater a cabeça ou morder as mãos. Cutucar feridas, arranhar-se ou pressionar alguma parte do corpo contra um objeto ou superfície que machuque também são formas de automutilação/autoagressão.
 
 Resposta: 6, 5, 4, 3, 2 e 1.

3ª) Sobre os principais objetivos no tratamento de crianças com autismo é incoerente afirmar que:
 
A) Estimula o desenvolvimento social e comunicativo;
B) Aprimora o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas;
C) Diminui comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano.
D) Ajuda as famílias a lidarem com o autismo.
E) Evolui o desempenho técnico cognitivo do paciente até alcançar a cura definitiva.
  
 
4ª) Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale o que for correto.
 
I-        O autismo não é considerado uma doença e, portanto, não é algo que se deva "curar".
II-      O problema real não é a condição, mas sim o preconceito e discriminação contra autistas e o despreparo da sociedade em incluir plenamente essas pessoas e atender-lhes as necessidades específicas;
III-     A promessa de "curar" o autismo integraria todo um paradigma de patologização, estigmatização e não aceitação das diferenças neurológicas, o qual, muitas vezes, implica terapias que tentam forçar a "correção" de comportamentos autísticos inofensivos, como a falta ou dificuldade de contato visual, os stims, preferências pessoais tidas como "esquisitas" pela sociedade, entre outras. Tais terapias, entre elas a Análise do comportamento aplicada, são consideradas abusivas e violentas pelos autistas e, não raramente, lhes causa traumas e outros danos psicológicos e também transtornos mentais;
IV-    As propostas de "cura do autismo" seriam comparáveis à também repudiada defesa da "cura gay";
V-      Defender e buscar a "cura" do autismo implicaria argumentar que o autismo e, por tabela, os autistas não devem ser aceitos e incluídos pela sociedade e, ao invés de terem seu jeito de ser respeitado e suas necessidades específicas devidamente atendidas, deveriam ser "consertados" de modo a se encaixar numa sociedade que não respeita as diferenças. Tal posicionamento acaba incentivando mais preconceito, estigmatização, marginalização, discriminação e violência contra autistas. No extremo, representa um desejo de que os autistas deixem de existir, juntamente com suas personalidades, jeitos de ser e contribuições positivas para o mundo;
VI-    "Curar" o autismo implicaria desde diminuir ou eliminar todos os aspectos considerados positivos da condição, como a personalidade autêntica, a sinceridade, a não adesão aos costumes de mentir e julgar outras pessoas, a aversão a fazer "jogos" sociais e psicológicos com outras pessoas e esconder o que sente e pensa, a grande inteligência e curiosidade do autista em seus hiperfocos, o desapego de expectativas sociais (como a de que homens "devem" gostar muito de futebol, ter fetiche por carros, sexualizar mulheres, ser violentos e pouco sentimentais etc.) e desejos materiais que lhes são pouco ou nada necessários, a avantajada memória de longo prazo etc., até mesmo fazer a pessoa autista, com sua personalidade, virtudes, gostos, desejos, paixões, sonhos etc., deixar de existir e dar lugar, no mesmo corpo, a um indivíduo muito ou totalmente diferente.
 
A) Todas estão corretas.
B) Todas estão erradas.
C) Estão corretas I, II, III, IV e V.
D) Apenas a I está errada.
E)Estão erradas I e VI.
 
5ª) Assista o vídeo abaixo e desenvolva um argumento plausível, coerente e contundente sobre o Autismo.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário