quinta-feira, 20 de maio de 2021

PROVA DE ARTE E RELIÃO - BULLIYNG E TIPOS DE ARTES

 AVALIAÇÕES DE RELIGIÃO BULLYING

TEXTO 1

Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

A escola é lugar de formação da ética e da moral dos alunos, professores ou demais funcionários.

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.

Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.

Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.

Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.

Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.

FONTE: www.brasilescola.com/educacao/escola-x-violencia.htm

 

1ª) Observe a manchete.

A respeito do tema destacado assinale a alternativa correta.

A)      O fato de o bullying não ser brincadeira é porque o mesmo só ocorre em escolas.

B)      A escola é lugar de formação da ética e da moral apenas para os alunos.

C)      Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause danos a outrem gera o dever de indenizar.

D)      Apenas é caracterizado bullying agressões físicas.

 

2ª) O que devemos fazer para combater o bullying?

 

A)      conversar com o agressor sem a orientação de um adulto, pais ou responsáveis.

B)      estimular as pessoas agredidas a revidarem.

C)      estimular o combate ao bullying revidando com violência;

D)      interferir, o quanto antes, informar aos adultos responsáveis para combater o bullying sempre com diálogo ou dentro da Lei.

 

3ª) De acordo com o texto assinale o item correto.

 

A)      Bullying é um tipo de violência restrita apenas ao ambiente escolar.

B)      bullying ocorre sem motivos claros, causando dor e angústia e pode ser praticado por uma ou mais pessoas.

C)      Embora seja um problema bastante sério, o bullying sofrido na infância não gera transtornos na vida adulta.

D)      Os casos de bullying ocorrem, principalmente, na rua por pessoas desconhecidas.


4ª) Com relação aos termos Bullying e Cyberbullying, assinale a alternativa CORRETA:

A) A palavra Bullying é derivada de outro termo em inglês, Bully, que significa paz, empatia, compreensão.

B) Bullying representa uma relação de intimidação, de supremacia e controle de uma pessoa ou grupo sobre outra pessoa, já o Cyberbullying é só um tipo de brincadeira nas redes sociais digitais.

C) Cyberbullying é muito menos grave do que o Bullying, pois seus efeitos são apenas virtuais.

D) O Cyberbullying é a modalidade digital do Bullying, que é identificado pelas intimidações usando a Internet e outras plataformas digitais.

 

AVALIAÇÃO DE ARTES

5ª) Gêneros musicais são categorias que contêm peças musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades.

Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos gêneros, podem-se apontar:

*instrumentação: (que instrumentos são mais frequentemente usados);

*Texto: (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico etc.);

*função: (prelúdio, encerramento, dança, ritual etc.);

*estrutura: (linear, segmentada, repetitiva etc.);

*contextualização: (local de interpretação, contextualização geográfica, contextualização cronológica, contextualização etnográfica etc.).

 

O gênero musical típico da região Nordeste que tem como instrumentos a zabumba, o triângulo e a sanfona, que pode ser classificado em xote, baião e xaxado, é também conhecido como

A)      Axé.

B)      Forró.

C)      Funk.

D)      Sertanejo.

 TEXTO 2

Tipos de Expressões Artísticas

O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade. Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.

 Já a colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros. Ela é uma técnica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes

Outro tipo de arte é a caricatura. De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objeto. A caricatura revela um retrato bem-humorado, cômico e/ou irônico no que se refere aos aspectos físicos do objeto caricaturado e aos aspectos psicológicos e/ou comportamentais, como gestos, vícios e hábitos particulares.

 

6ª) Arte abstrata é uma arte:

 

A)      que tem a intenção de representar figuras geométricas.

B)      que não pretende representar figuras ou objetos como realmente são.

C)      sequencial, como, por exemplo, a história em quadrinhos.

D)      que foca na representação da natureza, vista do ponto de vista realístico.

 

 7ª) Sobre a arte figurativa, é correto afirmar que:

A)      é uma arte que tenta representar figuras e objetos de forma realística.

B)      é uma arte que retrata as figuras deformadas, abandonando a realidade.

C)      só é representada no cinema, na pintura, mas não no desenho.

D)      não retrata a natureza, apenas figuras (objetos) e retratos.

 

8ª) A colagem já era conhecida antes do século XX, mas até então era considerada uma atividade de criança, feita para brincar, ou usada como decoração de objetos. Atualmente ela consolidou-se na arte contemporânea. Assinale a alternativa que melhor explica esse fato.

 


A)      A colagem permite uma mistura de linguagens, como a da pintura com o desenho, por exemplo.

B)      A arte contemporânea aderiu à técnica da colagem, mas a considera inferior à pintura.

C)      A colagem na arte contemporânea sempre retrata temas infantis.

D)      A colagem não foi utilizada pelos movimentos artísticos, Cubismo e Dadaísmo.

 

9ª) Escolha a alternativa que melhor define o conceito de caricatura.

 

A)      A caricatura é marcada pela harmonia e equilíbrio de traços e formas no retrato.

B)      A caricatura tem como tema principal paisagens da natureza.

C)      A caricatura é marcada pela deformação do traço e tem como foco o retrato.

D)      A caricatura não é uma arte marcada pelo humor.

 

10ª) As histórias em quadrinhos são conhecidas e amadas no mundo todo. Quem nunca leu um gibi? Quem não conhece um super-herói dessas histórias? Assinale a alternativa que define exatamente o que é uma história em quadrinhos.

 

 

A)      São histórias voltadas apenas ao público infantil.

B)      São histórias que contam apenas com imagens.

C)      É uma série de imagens desenhadas de tal forma que mostrem uma sequência, uma narrativa.

D)      As histórias em quadrinhos são muito antigas, do tempo da Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário