terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Atividade 9 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Aspectos Econômicos da América Latina

ATIVIDADE 9

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos da América Latina
Habilidades da BNCC: EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE10 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20 / EF08GE21 / EF08GE22 / EF08GE24


1- Os termos abaixo são exemplos da diversidade étnica da América Latina. Descreva, no caderno, o significado de cada um deles.


2- No município onde você vive, ou em sua história familiar, é possível reconhecer influência de processos migratórios na composição étnica da população? Dê exemplos. 

3- Podemos afirmar que a distribuição da população latino-americana é homogênea? Explique sua resposta. 

4- Cite e descreva uma área de repulsão e uma área de atração na dinâmica migratória da América Latina.

5- Elabore um paralelo sobre as duas pirâmides etárias abaixo, explicando principalmente suas diferenças ou similaridades.



6- Explique os dados implícitos na pirâmide etária abaixo da Bolívia em 2018.


7- Os fluxos migratórios internos na região costumam ocorrer em função de fatores econômicos e do contraste socioeconômico entre os países. Explique como ocorrem essas migrações nas áreas de repulsão e de atração.

8- Após o século XV, a convivência entre europeus, indígenas e também africanos trazidos para o trabalho escravo na América resultou na formação de uma grande diversidade étnica e cultural na população latino-americana. De acordo com essa informação ligue corretamente a informação das duas tabelas a respeito dos grupos étnicos da América Latina.


GABARITO

1- Euro-ameríndios: miscigenação entre povos de origem europeia e indígenas americanos. Afro-americanos: descendentes de povos de origem africana no continente americano.

2- Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem, investiguem e concluam sobre a influência da imigração na formação da população do município ou da origem familiar. Incentive-os a investigar esses processos, sejam eles muito antigos, sejam eles mais recentes.

3- Não. A população latino-americana é desigualmente distribuída, sendo concentrada nas áreas litorâneas e menos concentrada nas porções interiores e nas áreas em que a presença da Floresta Amazônica ou as cadeias montanhosas dos Andes dificultam a ocupação humana.

4- Possíveis respostas: área de repulsão: Haiti, Venezuela, Nicarágua em razão de crises econômicas ou sociais; área de atração: Argentina, Uruguai, Chile em razão de melhores índices de desenvolvimento socioeconômico e com mais oportunidades de estudo e trabalho.

5- O maior percentual de idosos na população, como é o caso do Chile e Uruguai, leva ao aumento no gasto com os sistemas de previdência social e saúde pública e a uma redução no porcentual da População Economicamente Ativa (PEA). Consequentemente, esses países realizam ações para estimular as taxas de natalidade, e nações com populações em processo de envelhecimento, como o Brasil, têm como uma de suas preocupações a necessidade de lidar com os desafios impostos pelo cenário descrito no parágrafo anterior.

6- A base larga da pirâmide retrata taxas elevadas de natalidade e, consequentemente, maior quantidade de jovens no total da população. Já o ápice estreito é um retrato de que as taxas de mortalidade são elevadas, provocando menor expectativa de vida e, assim, menor participação de idosos no total da população.

7- Os fluxos migratórios internos na região costumam ocorrer em função de fatores econômicos e do contraste socioeconômico entre os países. Esses fluxos podem ser caracterizados por migrações legais, realizadas por indivíduos que vão estudar e trabalhar em outros países, de acordo com as leis vigentes, e por migrações ilegais, realizadas por indivíduos que não possuem documentação para permanecer no país de destino. Grande parte dos imigrantes ilegais na América Latina, por exemplo, provém de países que vivenciam problemas econômicos e crises sociais, como Haiti, Venezuela, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, que se tornaram áreas de repulsão na região. As áreas de atração, por sua vez, são representadas pelos países com melhores índices de desenvolvimento socioeconômico e que tendem a apresentar maiores oportunidades de estudo e trabalho. As cidades, que concentram maiores oportunidades, são os destinos dos imigrantes. Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá e Peru têm sido os principais polos de atração e alguns contam com comunidades de imigrantes de outros países latino-americanos vivendo em seus territórios.

8- 


Nenhum comentário:

Postar um comentário