sábado, 20 de janeiro de 2024

Atividade 19 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Panorama Da Economia E Da Geopolítica Mundial

ATIVIDADE 19

Objeto de Aprendizagem: Panorama Da Economia E Da Geopolítica Mundial Habilidades da BNCC: EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20 


1- A respeito da geopolítica global é correto afirmar que

a) As técnicas colocadas em prática por meio do trabalho humano permitiram às sociedades que produzissem alimentos, confeccionassem vestimentas e também construíssem moradias. 
b) O capitalismo e o socialismo são apenas sistemas políticos que organizam as relações sociais e o modo de produção das atividades econômicas. 
c) A história do desenvolvimento do sistema capitalista pode ser dividida apenas em dois períodos: comercial e industrial. 
d) O socialismo adotado em vários países do mundo, denominado socialismo real, foi totalmente compatível com os ideais compartilhados por seus idealizadores. 
e) A ordem bipolar do mundo perdurou durante a Guerra Fria. A ordem multipolar, caracterizada por vários polos internacionais de poder, foi estabelecida com o fortalecimento do bloco socialista.


2- De que maneira podemos caracterizar os chamados países emergentes?

3- Observe atentamente a tabela e responda no caderno às questões propostas.
 

a) Compare o percentual que Brasil e Estados Unidos investem em educação e responda: qual desses países investe o maior valor nessa área? 

b) Em relação aos demais países que aparecem na tabela, descreva como se comporta o Brasil no que se refere a investimentos em saúde. 

c) Analisando a tabela, classifique os países em desenvolvidos e subdesenvolvidos. Justifique sua resposta com base nos dados contidos nela. 

4- Observe a imagem.


a) Que problema social está sendo mostrado na fotografia? 

b) Esse problema ocorre somente em países subdesenvolvidos? Explique sua resposta no caderno.

5- O texto a seguir explica os diferentes níveis de integração dos blocos econômicos. Os espaços incompletos do texto estão preenchidos com um número, e cada número se refere a uma das informações do quadro abaixo. Relacione, em seu caderno, cada um desses números com as informações do quadro, de forma que o texto fique correto.


Os blocos econômicos não são homogêneos, sendo o nível de integração um dos aspectos que os tornam diferentes entre si. A eliminação parcial de algumas tarifas alfandegárias constitui uma zona preferencial de comércio, como a 1. Já a eliminação de todas, ou quase todas, as tarifas entre os países-membros, mas mantendo tarifas próprias em relação aos países externos ao bloco, caracteriza uma 2, como é o caso do 3. Se, além disso, houver também o estabelecimento de uma tarifa comum para os produtos importados de fora do bloco, trata-se de uma 4, como é o caso do 5. Quando, além das facilidades para a circulação de mercadoria e empresas, há a livre circulação de pessoas e a criação de uma moeda única, como é o caso da 6, temos a formação de uma união econômica e monetária.

6- Explique a afirmação a seguir no caderno. Os países subdesenvolvidos possuem uma forte dependência tecnológica em relação aos países desenvolvidos. 

7- Os países subdesenvolvidos são homogêneos entre si? 

8- Escreva no caderno o que caracteriza um país emergente. 

9- Quais países emergentes compõem o grupo denominado Brics?


GABARITO

1- letra A

2- Os países emergentes são caracterizados tanto por graves problemas sociais e concentração de renda como por características de economias industrializadas.

3- a) Os Estados Unidos, pois, embora não apresente a maior porcentagem de investimento em educação, tem o maior valor do PIB.

b) Comparando com os Estados Unidos e a Alemanha, os investimentos do Brasil em saúde são baixos. Isso porque, além de a porcentagem investida pelo Brasil na área da saúde ser inferior à desses países, o PIB dos países desenvolvidos é maior que o nosso e, assim, o investimento do Brasil torna-se menor. Já em relação ao Equador e ao Chade, os investimentos do Brasil nessas áreas são maiores.

c) Desenvolvidos: Estados Unidos e Alemanha. Subdesenvolvidos: Brasil, Equador e Chade. Resposta esperada: os países desenvolvidos correspondem às nações que investem parte significativa do PIB em áreas que beneficiam a qualidade de vida da população, como saúde e educação. Já os países subdesenvolvidos, com exceção do Brasil, apresentam PIB reduzido e condições precárias de vida de parte da população. Os indicadores nos revelam, por exemplo, a falta de grandes investimentos nas áreas de saúde e educação.

4- a) Possível resposta: a fotografia mostra a pobreza que se reflete nas moradias precárias.

b) Não. Vários países desenvolvidos, inclusive a Espanha, retratada na fotografia, também apresentam problemas sociais e econômicos, como fome, pobreza, desemprego e moradias precárias. Contudo, em menores proporções que os países subdesenvolvidos.

5- Resposta: 1 = Apec; 2 = zona de livre-comércio; 3 = Nafta; 4 = união aduaneira; 5 = Mercosul; 6 = União Europeia.

6- Possível resposta: por causa da baixa produção industrial de produtos de alta tecnologia, os países subdesenvolvidos tornam-se dependentes das importações desses produtos produzidos pelos países desenvolvidos, como equipamentos eletrônicos, medicamentos (remédios e vacinas), ferramentas e máquinas industriais, além de alguns tipos de insumos agrícolas.

7- Resposta industriais, além de alguns tipos de insumos agrícolas. esperada: os países subdesenvolvidos apresentam realidades bem distintas entre si, por isso não são homogêneos. O Brasil, a Índia e o México, por exemplo, são países subdesenvolvidos, porém com maior desenvolvimento econômico, sobretudo, no setor industrial e, por isso, com maior geração de riqueza.

8- Os países emergentes ou em desenvolvimento são aqueles que, embora sejam subdesenvolvidos, nos últimos anos passaram a apresentar elevado crescimento econômico.

9- Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A partir de 2024, seis novas economias nacionais emergentes foram convidadas a fazer parte do Brics: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário