segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Atividade 8 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Aspectos Econômicos da América Latina

ATIVIDADE 8

Objeto de Aprendizagem: Aspectos Econômicos da América Latina
Habilidades da BNCC: EF08GE05 / EF08GE06 / EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE10 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20 / EF08GE21 / EF08GE22 / EF08GE24


1- Pesquise no livro ou na internet sobre os aspectos socioeconômicos da América Latina e elabore uma síntese ou resumo ou lista de tópicos sobre o assunto.

2- Pesquise no livro ou na internet sobre os aspectos geoambientais da América Latina e elabore uma síntese ou resumo ou lista de tópicos sobre o assunto.

3- Sobre os aspectos socioeconômicos da América Latina assinale o item FALSO.

(A)  A estrutura fundiária dos países latino-americanos, atualmente, passa por uma grande reforma agrária que reduz consideravelmente a concentração de terras.  
(B) Movimentos sociais do campo existem em vários países latino-americanos e reivindicam do Estado a realização de políticas voltadas à reforma agrária. 
(C) A industrialização de alguns países latino-americanos, ocorreu para suprir a necessidade de importação de produtos, em um processo denominado Industrialização por Substituição das Importações (ISI). 
(D) A América Latina conta com a formação de blocos econômicos regionais, entre eles o Mercosul, que constitui uma união aduaneira. 

4- Sobre os aspectos geoambientais da América Latina é correto afirmar que

(A) a América Latina é uma região do continente americano, assim denominada em função de seu passado colonial, mas atualmente não sofre influência de países europeus ou asiáticos.  
(B) a América Latina possui extensas redes hidrográficas, porém com baixo potencial hidroelétrico. 
(C) o relevo da América Latina é formado por planícies, planaltos e cadeias montanhosas como os Andes, segunda maior cadeia de montanhas do planeta.
(D) Apesar dos muitos tipos de vegetação verificados na América Latina, não são encontradas biodiversidades endêmicas. 

5- Analise a proposições se verdadeiras ou falsas.

I- A colonização da América Latina por potências europeias no século XVI resultou na subjugação e pelo extermínio de populações indígenas que viviam na região. 
II- A população da América Latina não se encontra distribuída de maneira uniforme pela região, existindo contraste entre áreas densamente habitadas e outras pouco povoadas em função de características naturais e históricas.
III- O crescimento populacional não é uniforme entre os países da América Latina e podem ser verificados contrastes na estrutura etária da população de diferentes países.
IV- A intensa urbanização na América Latina se reflete em problemas urbanos, como falta de moradia adequada, emprego, congestionamentos, violência e impactos ambientais, por exemplo produção excessiva de resíduos (lixo), poluição, enchentes e alagamentos.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I, II, III e IV.

6- Leia o texto a seguir e responda às questões.


a) Qual o tema principal da manchete? 

b) A que fatores podemos atribuir a ocorrência desses e outros problemas nas grandes cidades da América Latina? 

c) A manchete trata de um problema ambiental. Que outros problemas ambientais têm sido identificados nas grandes cidades da América Latina?

7- Anote no caderno dois problemas urbanos enfrentados pelos principais centros urbanos latino-americanos. Esse tipo de problema é observado no município onde você vive? Explique.


GABARITO

1- Por causa dos diferentes níveis de desenvolvimento econômico, os países da América Latina apresentam grandes contrastes socioeconômicos. 
• A estrutura fundiária dos países latino-americanos, atualmente, ainda é marcada pela concentração de terras nas mãos de poucos proprietários rurais. 
• Movimentos sociais do campo existem em vários países latino-americanos e reivindicam do Estado a realização de políticas voltadas à reforma agrária. 
• A industrialização de alguns países latino-americanos, ocorreu para suprir a necessidade de importação de produtos, em um processo denominado Industrialização por Substituição das Importações (ISI). 
• A América Latina conta com a formação de blocos econômicos regionais, entre eles o Mercosul, que constitui uma união aduaneira. 
• Cuba é o único país socialista do continente americano atualmente. 
• A população da Antártida se resume aos turistas de verão e aos pesquisadores que habitam as bases científicas ali instaladas. 
• De acordo com o Tratado da Antártida, a exploração dos recursos minerais do continente pelas nações e empresas internacionais é vetada.

2- A América Latina é uma região do continente americano, assim denominada em função de seu passado colonial e influência cultural de nações europeias de origem latina (Espanha e Portugal). 
• A América Latina possui extensas redes hidrográficas e algumas das principais bacias hidrográficas do mundo, como a Bacia Amazônia, a Bacia do Orinoco e a Bacia Platina. 
• O relevo da América Latina é formado por planícies, planaltos e cadeias montanhosas como os Andes, segunda maior cadeia de montanhas do planeta. 
• Dentre os muitos tipos de vegetação verificados na América Latina, destaca-se a Floresta Amazônica, a maior Floresta Equatorial do planeta e sua elevada biodiversidade. 
• A colonização da América Latina por potências europeias no século XVI resultou na subjugação e pelo extermínio de populações indígenas que viviam na região. 
• A formação da população latino-americana é caracterizada pela miscigenação de povos indígenas, europeus e africanos. 
• A população da América Latina não se encontra distribuída de maneira uniforme pela região, existindo contraste entre áreas densamente habitadas e outras pouco povoadas em função de características naturais e históricas. 
• A população da América Latina passou por um rápido processo de urbanização verificado ao longo do século XX, resultando na formação de grandes regiões metropolitanas. 
• O crescimento populacional não é uniforme entre os países da América Latina e podem ser verificados contrastes na estrutura etária da população de diferentes países. 
• A intensa urbanização na América Latina se reflete em problemas urbanos, como falta de moradia adequada, emprego, congestionamentos, violência e impactos ambientais, por exemplo produção excessiva de resíduos (lixo), poluição, enchentes e alagamentos.

3- letra A

4- letra C

5- letra D

6- a) A manchete trata do destino inadequado do lixo na América Latina e Caribe.

b) O intenso processo de urbanização na América Latina não foi acompanhado de planejamento urbano, acesso a emprego, moradias adequadas, sistema de saneamento básico, saúde e alimentação para a população.

c) Diversos impactos ambientais são verificados nas grandes cidades latino-americanas, além do descarte inadequado de resíduos (lixo) líquidos e sólidos, poluição de fontes de água, enchentes e alagamentos, entre outros.

7- resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário