domingo, 21 de janeiro de 2024

Atividade 20 de Geografia - 8ª série - Anos Finais - Panorama Da Economia E Da Geopolítica Mundial

ATIVIDADE 20

Objeto de Aprendizagem: Panorama Da Economia E Da Geopolítica Mundial 
Habilidades da BNCC: EF08GE07 / EF08GE08 / EF08GE09 / EF08GE12 / EF08GE13 / EF08GE18 / EF08GE20 


1- Discorra a respeito do bloco econômico Apec.

2- Discorra a respeito do bloco econômico Nafta.

3- Discorra a respeito do bloco econômico Mercosul.

4- Discorra a respeito do bloco econômico União Europeia.

5- Cite 5 exemplos de blocos econômicos.

6- Qual a importância da formação dos Blocos econômicos?

7- Qual o principal objetivo dos blocos econômicos?


GABARITO

1- Criação: 1989. Países-membros: Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste, Indonésia, Cingapura, Malásia, Brunei, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Taiwan, Japão, Coreia do Sul, China, Rússia, Canadá, Estados Unidos, México, Peru e Chile. Características: a Apec é o bloco econômico que promove a integração econômica regional da Ásia-Pacífico. Visando facilitar o comércio entre os países-membros, o bloco estabeleceu rápidos procedimentos aduaneiros nas fronteiras, ou seja, um produto pode ser mais facilmente exportado com apenas um conjunto de normas comuns em todos os países-membros, constituindo uma zona preferencial de comércio.

2- Criação: 1994. Países-membros: Canadá, Estados Unidos e México. Características: o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, cujo acrônimo em Inglês é Nafta, constitui uma zona de livre-comércio, na qual há a eliminação da maioria das barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio e aos investimentos entre os países-membros, criando tarifas próprias para países externos ao bloco.

3- Criação: 1991. Países-membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Características: o Mercado Comum do Sul visa à integração política, econômica e social entre os países que o integram, para isso estabeleceu a livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países-membros, bem como um imposto único cobrado por todos os países do bloco para os produtos vindos de fora, caracterizando-se uma união aduaneira.

4- Criação: 1951. Países-membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia. Características: a União Europeia atingiu o nível mais alto de unificação conhecido atualmente, caracterizando-se por uma grande integração econômica e política entre seus membros. Atualmente, além da livre circulação de serviços, mercadorias, investimentos e pessoas, a União Europeia tornou-se uma união econômica e monetária, que consiste num mercado comum acrescido de uma moeda única, o euro.

5- USMCA; Mercosul; União Europeia; APEC; CEI; ASEAN; OPEP; Tigres Asiáticos.

6- A formação dos blocos econômicos ocorre mediante acordos comerciais que preveem a queda de algumas barreiras alfandegárias internas, isto é, os produtos passam a circular entre as fronteiras nacionais dos países-membros sem pagar impostos ou pagando uma taxa mínima. Dessa maneira, os artigos importados dos países-membros de um mesmo bloco chegam aos consumidores a um preço mais barato, favorecendo o comércio entre as empresas do interior do bloco.

7- Os blocos econômicos procuram se beneficiar economicamente no cenário internacional por meio da ampliação das relações comerciais entre seus membros e deles com outras regiões do mundo. Além disso, visam à integração econômica para o desenvolvimento conjunto dos países-membros, bem como à redução da influência das economias externas sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário