terça-feira, 27 de outubro de 2020

PROVA DE GEOGRAFIA SOBRE POPULAÇÃO, DEMOGRAFIA, MIGRAÇÕES, URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS

 1- Leia a letra da música e, em seguida, assinale a alternativa que associa corretamente os processos urbanos ao trecho da canção. (10 esc)
 
ENCANTO DA PAISAGEM
Zeca PagodinhoNelson Sargento
 
Morro, és o encanto da paisagem
Suntuoso personagem de rudimentar beleza
Morro, progresso lento e primário
És imponente no cenário
Inspiração da natureza
Na topografia da cidade
Com toda simplicidade, és chamado de elevação
Vielas, becos e buracos
Choupanas, tendinhas, barracos
Sem discriminação
Morro, pés descalços na ladeira
Lata d’água na cabeça
Vida rude alvissareira
Crianças sem futuro e sem escola
Se não der sorte na bola
Vai sofrer a vida inteira
Morro, o teu samba foi minado
Ficou tão sofisticado, já não é tradicional
Morro, és lindo quando o sol desponta
E as mazelas vão por conta do desajuste social
  
a) No trecho “és chamado de elevação” faz, claramente, referencia ao tipo de relevo representado, sem apresentar similaridade com outras formas topográficas.
b) No trecho “Se não der sorte na bola, vai sofrer a vida inteira”, indica que a única forma de ascensão social é voltada para o esporte tendo em vista que a pobreza não ocorre por falta de oportunidades.
c)  A representação da paisagem urbana de um morro ou comunidade, presente em áreas marginalizadas ou subúrbios, embora tenha passado por pavimentação e urbanização nas últimas décadas, em parte, é explicitada no trecho “Vielas, becos e buracos Choupanas, tendinhas, barracos”.
d) Na última linha, “E as mazelas vão por conta do desajuste social”, indica problemas de urbanização, mas não segregação e exclusão social.
e) No trecho, “Suntuoso personagem de rudimentar beleza, Morro, progresso lento e primário”, é sinônimo de crescimento e inchaço urbano, com técnicas aprimoradas de arquitetura, revelam o ordenamento urbano.
 
QUESTÃO 2
 
I) O município de Paraipaba localiza-se a 94km de Fortaleza, abrange uma população de 32 mil habitantes, sendo 48% vivendo na zona rural e 52% na zona urbana (sedE).  (IBGE, 2014). De acordo com os elementos que classificam uma cidade e um município assinale a alternativa correta. (5esc)

A) A cidade abrange apenas a sede, independentemente se ocorre a existência de outra área urbana.
B) Cidade é o mesmo que município, pois ambos englobam o limite territorial.
C) Município compõe apenas os distritos localizados no entorno de uma cidade.
D) Cidades diferenciam-se de município, pois apresentam maior quantidade de pessoas e serviços.
E) Cidade diz respeito a área urbanizada e município refere-se a todo território.


QUESTÃO 3

(FGG) Com base no processo de urbanização e suas principais características e ainda conforme seu processo histórico analise as proposições se verdadeiras ou falsas. (05 esc)
 
A) Trata-se da transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanizados influenciado por fatores atrativos, portanto, exclui-se êxodo rural.
(     ) Verdadeiro.                                   (   x   ) Falso.
 
B) Existem relatos de cidade que datam 4mil anos a.C. como Suméria (Mesopotâmia), Assíria, Babilônia, na China e no Egito, retratando os moldes das cidades contemporâneas.
(     ) Verdadeiro.                                   (   x   ) Falso.
 
C) A maioria das cidades antigas apresentavam alto índice populacional como Roma, a maior parte da população vivia nas áreas urbanizadas.
(     ) Verdadeiro.                                   (   x   ) Falso.
 
D) O processo de urbanização foi intensificado com a 1ª Revolução Industrial (Inglaterra – séc. XVIII), mas apenas no séc. XIX teve mais de 50% da população vivendo nas cidades, sendo o primeiro país a se urbanizar.
(  x   ) Verdadeiro.                                   (     ) Falso.
 
 
E) Durante a Revolução Industrial, século XVIII na Inglaterra, as cidades tiveram um importante papel na economia, por isso, cresciam de forma rápida e desorganizada.
(  x   ) Verdadeiro.                                   (     ) Falso.
 
QUESTÃO 4
Associe corretamente as colunas abaixo de acordo com os conceitos empregados às cidades.

(D) Metrópole
(A) Megalópole
(E) Megacidade
(B) Cidade Global
(C) Região Metropolitana
 
 
A) Duas ou mais metrópoles conurbadas pelo intenso desenvolvimento urbano.
B) Cidades que apresentam uma grande importância econômica para o mercado mundial, tendo em vista que se caracteriza pela sede de empresas transnacionais.
C) Formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si.
D) É o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.).
E) Termo designado para cidades com aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes.
 
QUESTÃO 5

 (FGG) Leia.
“As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.”
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm
 
De acordo com os critérios estabelecidos para se classificar uma cidade global, Londres se enquadra nesse conceito pois
(A)Abriga uma grande população de executivos de multinacionais e o maior número de filiais asiáticas das maiores firmas globais.
(B)Cidade mais populosa do Hemisfério Sul, é o principal motor econômico-financeiro de decisões corporativas da América Latina.
(C)Tradicional centro industrial, financeiro e tecnológico, tornou-se a capital mundial do design.
(D)A Big Apple conta com trunfos formidáveis, como Wall Street, imensos conglomerados de mídia e uma colossal indústria do turismo.
(E)  a abertura econômica, a eficiência do sistema financeiro e uma infraestrutura implacável fazem com leve o título da cidade mais globalizada do planeta.
 
QUESTÃO 6
Com base na classificação das cidades globais assinale o item que não corresponde um critério estabelecido para esta definição.
 
(A) São centros financeiros mundiais e sedes de empresas multinacionais.
(B) Apresentam sistema de transportes complexos e diversificados (rodoviárias, metro, avenidas, aeroporto internacional, etc.), além de infraestrutura tecnológica sofisticada.
(C)São definidas pelo quantitativo demográfico responsável pela atração de indústrias multinacionais.
(D) Podem apresentar elevada concentração populacional, forte economia, dinâmica e diversificada, forte urbanização e mercado de trabalho intenso.
(E)  Apresentam elevada diversidade de serviços (administrativos, educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos);
 
QUESTÃO 7
 Explique com suas palavras o conceito e a importância de uma cidade planejada, ou mesmo a importância de ter o Plano Diretor e/ou Leis orgânicas do município. (10 esc)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 QUESTÃO 8

Associe corretamente as colunas abaixo a respeito das Teorias Demográficas. (4 esc)
 
(A) Teoria Malthusiana
(B) Teoria Neomalthusiana
(C) Teoria Reformista
(D) Ecomalthusiana
 
(A) O crescimento da produção de alimentos ocorria em P.A: (2, 4, 6, 8, 10....) e o crescimento populacional ocorria em P.G: (2, 4, 8, 16, 32, 64...). Logo, faltaria alimento e ocasionaria fome, pobreza ou até guerras. E a única solução para reduzir o crescimento populacional era a privação do sexo e o planejamento familiar.
 
(B) No século XX, a explosão demográfica em alguns países africanos e asiáticos, atrelados a um alto grau de pobreza e fome coloca novamente em evidencia que para resolver tal problema seria necessário fazer um controle de natalidade. Pois a alta taxa de natalidade exigiria grandes investimentos em saúde e educação diminuindo a riqueza dos países. A solução seria investimentos em métodos contraceptivos, como as pílulas anticoncepcionais.
 
(C) Culpa o modelo econômico capitalista pela fome e pobreza em virtude das desigualdades sociais. Afirma que se houver mais investimentos em educação e saúde, o planejamento familiar ocorrerá de forma espontânea, e consequentemente reduzirá a taxa de natalidade.
 
(D) Se a produção industrial e o consumismo exagerado continuar no ritmo acelerado faltará recursos minerais na terra e a vida humana entrará em extinção.

QUESTÃO 8
 
As Transições Demográficas, criadas por Thompson em 1929, tratam de um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores. Dividem-se em quatro (4) fases ou estágios.
Com base nas fases de transição demográficas associe corretamente as colunas. (4esc)
 
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
 
       FASE 1
Fase com elevadas taxas de natalidade compensadas por altas taxas de mortalidade. Muitas crianças morreram antes de atingir a idade adulta, e as doenças e fomes foram generalizadas. A expectativa de vida foi menor do que hoje, mas, em média, mais crianças nasceram para cada mãe. Esta etapa ocorre antes do processo de industrialização/urbanização. O crescimento vegetativo é equilibrado. Nessa época não existiam métodos contraceptivos e as condições de saúde eram precárias.
 
       FASE 2
Os índices de mortalidade iniciam um importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida. Os problemas são: explosão demográfica, superpopulação e aumento do desemprego. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase. A taxa de natalidade sofre um pequeno declínio.
 
  • FASE 3
Ocorre um declínio na taxa de natalidade devido ao acesso à métodos anticoncepcionais, o elevado custo de vida nas cidades, e à educação (fazendo com que o planejamento familiar fique mais difundido). O resultado é um crescimento vegetativo reduzido em relação à segunda fase.
 
        FASE 4
As taxas de natalidade e mortalidade se encontram muito baixas, é criada uma estabilização no crescimento vegetativo, tendo por consequência uma taxa de crescimento natural nula ou negativa.
 
 QUESTÃO 09
 
Associe corretamente as colunas abaixo a respeito dos conceitos populacionais. (7esc)

 População Absoluta
População Relativa
Taxa de Fecundidade
Taxa de Mortalidade
Taxa de Natalidade
Taxa de mortalidade infantil
Crescimento vegetativo
 
 População Absoluta: População total de uma determinada área.
Taxa de natalidade: Número de nascidos vivos a cada grupo de mil habitantes em 1 ano. Exceto: natimorto.
Taxa de mortalidade: Número de mortos a cada grupo de mil habitantes em 1 ano.
Crescimento Vegetativo: É o crescimento natural da população.
Número de filhos por mulher em idade de procriação (15 a 49 anos)
Número de crianças que morrem antes de completar 1 anos de vida, a cada grupo de mil nascidos.
População Relativa ou densidade demográfica: É o número de habitantes por km².
 
 
QUESTÃO 10
 OBSERVE OS DADOS DE UM PÁIS HIPOTÉTICO E CALCULE A TAXA DE NATALIDADE, A TAXA DE MORTALIDADE E O CRESCIMENTO VEGETATIVO.* (6 esc)
 
POPULAÇÃO TOTAL DO PAÍS: 15 900 000 HABITANTES
NASCIMENTOS EM UM ANO: 23 850
ÓBITOS EM UM ANO: 7 950
 
A)      Tx nat.= 1,5
B)      Tx mort = 0,5
C)      Cresc Veg. = 1
 
QUESTÃO 11
 Cite 5 problemas de Urbanização e uma solução condizente e plausível para cada problema.
 

 

problema

Solução

1 esc

 

 

2 esc

 

 

 2esc

 

 

2 esc

 

 

 2 esc

 

 

 
 
QUESTÃO 12
 Sobre o fluxo migratório mundial associe corretamente as colunas.
 
MIGRAÇÃO
MIGRAÇÃO CONTROLADA
DEFINITIVA
TEMPORÁRIA
INTERNACIONAL
Interregional
Transumância
Pendular
Interna
Êxodo Rural
 
Migração Campo/Cidade
 
Ocorre dentro do mesmo país
 
É a migração em função das horas ou movimento populacional regular em que as pessoas viajam da cidade em que residem para outra cidade em que trabalham ou estudam.
 
É o deslocamento da população por caráter sazonais e econômicos em função da época do ano. É basicamente uma migração de uma zona rural para outra, ou até mesmo uma zona urbana.
 
Ocorre dentro do mesmo Estado.
 
Ocorre de um país para o outro.
 
Em que o migrante reside apenas por um período pré-determinado no lugar para o qual migrou, como é o caso dos boias-frias.
 
Aquela em que a pessoa passa a residir definitivamente no local para o qual migrou.
 
Quando o Estado controla numérica ou ideologicamente a entrada ou saída de imigrantes.
 
Deslocamento de um povo de um lugar para o outro por alguma razão (emprego, melhores condições de vida, agentes naturais, guerras, fome, etc...)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário