sexta-feira, 14 de maio de 2021

SIMULADO DE CARTOGRAFIA - PROVA ADAPTADA - OBRAC 2021

 1ª) Observe o mapa e responda a questão abaixo.

Há cada vez mais gente centenária, mas poucos vivem além disso – assim, a expectativa de vida, mesmo nos países mais ricos, permanece na casa dos dois dígitos. Havia 53.364 pessoas centenárias nos Estados Unidos em abril de 2010. Estima- -se que em 2050 haverá 601.000 pessoas nesta faixa etária naquele país. No Brasil, registrou-se em 2010 a presença de 23.760 pessoas na casa dos 100 anos de idade.

Fontes: Agência de Referência Populacional (EUA); IBGE. national geographic brasil, edição no 140, pág. 33, novembro de 2011.

Os recursos utilizados para mostrar os dados de expectativa de vida no mapa se vinculam a uma modalidade de representação cartográfica conhecida como:


(A) Ordenada.
(B) Sistema de informação geográfica.
(C) Dinâmica.
(D) Carta topográfica.

2ª) Observe o extrato de mapa obtido no Google maps a seguir. Caso fosse possível um observador situado em Santos avistar um observador situado em São Paulo e vice-versa, quais seriam as direções correspondentes a estas visadas?


A) Norte e Leste
B) Noroeste e Sudoeste
C) Sudoeste e Norte
D) Noroeste e Sudeste
E) Leste e Norte

3ª) No mapa a seguir a distância, em linha reta, entre as cidades de A e C é de 1,5cm. Na realidade, esta distância é de aproximadamente:


A) 150 km.
B) 600 km.
C) 188 km.
D) 450 km.
E) 900 km.

4ª) Você já se perguntou: “Onde fica aquele país lindo que apareceu no noticiário?”, “Como chegar ao Parque Nacional da Chapada Diamantina?”, “Meu amigo vai viajar para o interior de Mato Grosso, onde fica?”. Basta olhar para um mapa e essas perguntas podem ser respondidas.


A partir do documento cartográfico apresentado, e com relação a essa temática, assinale a alternativa falsa. Em um acidente aéreo, parte do avião foi localizado nas coordenadas geográficas de 20º de latitude sul e 30º de longitude Oeste. Sendo assim, a provável indicação do local dos destroços estava no Oceano Atlântico.

A) Os pontos A, B e D, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Oriental.
B) Os pontos A, B e C, identificados no mapa, estão no Hemisfério Ocidental.
C) Os pontos E, F, G e H, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Oriental.
D) O Brasil tem parte de suas terras no Hemisfério Norte, mas a maioria de suas terras estão localizadas nos Hemisférios Ocidental e Meridional.


5ª) Com base no conhecimento sobre as curvas de nível, que representam o relevo nas cartas topográficas,verifique as seguintes afirmativas.

I. A curva de nível constitui uma linha imaginária do terreno que em uma carta liga pontos de mesma coordenada geográfica.
II. Com base na figura podemos afirmar que a altitude do ponto mais alto desta elevação é 860 m.
III. O ponto C está na altitude 880m.
IV. A está mais baixo que B 10 metros.


 Indique a(s) alternativa(s) correta(s)

A. II e III estão corretas

B. II, III e IV estão corretas

C. I e IV estão corretas

D. Apenas a III está correta

E. Todas as alternativas estão corretas

 6ª) Analise as afirmativas abaixo, que se referem a aspectos cartográficos, e marque a única alternativa INCORRETA.

A) É correto afirmar que todos os meridianos têm o mesmo tamanho, e que os paralelos tornam-se menores na medida em que vão se afastando do equador e se aproximando dos polos.
B) Para representação de extensas áreas, como o mundo no planisfério, utiliza-se escala pequena, que permite melhor nível de detalhamento.
C) Os paralelos são linhas de latitude constante e os meridianos são linhas de longitude constante.
D) O Brasil é um país muito extenso: de leste para oeste tem aproximadamente 4320 km. Além disso, ele possui algumas ilhas no oceano Atlântico, que ficam a cerca de 1100 km do litoral. Logo, não é conveniente estabelecer apenas um horário num território tão grande. Por isso, existem, hoje, no Brasil 4 fusos. E assim, a hora é mais atrasada em Rio Branco (AC) do que em São Paulo (SP).
E) A conhecida Projeção de Peters, que é cilíndrica, procurou preservar as áreas das superfícies e não as formas.

7ª) Você sabia que o planeta Marte já foi mapeado pela NASA. O principal instrumento para mapear o planeta vermelho foi um altímetro a laser chamado Mola (sigla para Mars Orbiter Laser Altimeter). O equipamento basicamente lançava um raio na superfície do planeta e calculava o tempo que ele demorava para retornar à sonda. Ao fazer esse cálculo, foi possível medir o tamanho de um acidente geográfico. Vamos fazer um cálculo diferente, vamos calcular o comprimento aproximado do equador do planeta vermelho, supondo que o raio de Marte meça 3400 km? Considere π = 3,14159.

A) 2.645 km
B) 10.682 km
C) 21.363 km
D) 4218 km
E) 40.212 km

 

8ª) Analise as afirmativas abaixo e marque a única alternativa que não está totalmente correta.

 A) A determinação posição geográfica de um ponto pode ser facilmente realizada com auxílio de satélites artificiais que se encontram bem distantes do nosso planeta, a cerca de 20.000 km. Através de equipamentos como o GPS (Global Positioning System) é possível a determinação da latitude e da longitude de um lugar.

 B) Cada translação da Terra está dividida em quatro períodos, denominados de estações do ano, sendo os solstícios e equinócios os eventos que estabelecem o início das estações do ano em cada hemisfério. E como consequência da inclinação do eixo da Terra a área iluminada pelo sol em cada hemisfério varia ao longo do ano O Hemisfério sul recebe mais energia solar que o Hemisfério norte entre 23 de setembro e 21 de março.

 C) Se a Terra estivesse mais próxima do Sol, como Mercúrio, o calor seria excessivo e provavelmente toda a água dos rios e oceanos se evaporaria. Se a distância fosse muito maior, como Plutão, o frio seria intenso e toda água congelaria, logo, a distância Terra-Sol é um dos fatores que explicam a possibilidade de vida em nosso planeta.

 D) As faixas delimitadas pelos trópicos e círculos polares correspondem, em ambos os hemisférios, às zonas temperadas. Nelas, há insolação durante o ano inteiro, mas os raios solares incidem sempre em direção inclinada. Em consequência, elas têm insolação menor que a zona intertropical, mas maior que as Zonas Glaciais.


 E) Os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco, a origem dos nomes data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Câncer e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Capricórnio, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra. A área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer (23º26’16" de latitude sul) e pelo Trópico de Capricórnio (23º26’16" de latitude norte), cujo centro é a Linha do Equador, é denominada "região tropical" ou "região intertropical", é a região mais quente do planeta.

 

9ª) Verifique a correspondência entre as feições do relevo e suas respectivas representações em forma de curvas de nível e marque a alternativa correta.


A) I, II e III são corretas
B) Apenas I é correta
c) II e III são corretas
D) I e IV são corretas
E) Apenas III é correta


10ª) Muitas histórias interessantes estão envolvidas com a cartografia desde tempos muito remotos. Algumas histórias, como as contadas abaixo, podem ser verdadeiras ou não. Marque a opção que indique as afirmativas corretas.

 I) "Mesmo os homens mais sábios da Antiguidade defendiam a teoria de que a Terra era imóvel e de que o Sol girava ao nosso redor. Não podemos criticá-los; afinal, todos os dias eles o viam nascer no mesmo lugar, passar por sobre suas cabeças e desaparecer, à noitinha, no lado oposto do céu. Decorreram milênios até que Copérnico e Galileu, no séc. XVI, entendessem a verdadeira estrutura do sistema solar. No entanto, aquelas crenças antigas deixaram sua marca nos vocábulos que usamos até hoje para referir nossa posição no planeta. A palavra Ocidente, que usamos para indicar o Oeste, o lado onde o Sol se põe, vem da expressão latina sol occidens — literalmente, "sol que tomba". Na direção oposta fica o Oriente, o Leste, o lugar onde nasce o Sol. Nas igrejas e catedrais cristãs, sempre que possível, procurou-se manter o princípio de voltar a porta do edifício para o lado do poente, o que faz com que os fiéis, voltados para o altar, dirijam suas preces em direção ao nascente — e foi essa preocupação em direcionar o templo para o Oriente que produziu a idéia de orientar e orientação".

 II) "A palavra meridional — Que fica no Sul, vem do latim meridies, “meio-dia”, porque na metade do dia, no Hemisfério Norte, o Sol está ao sul do observador. Em francês, até hoje, midi significa tanto “meio-dia”, como “sul”. O vocábulo latino aparece nas expressões ante meridiem e post meridiem (“antes” e “depois do meio-dia”), usadas pelos EUA na indicação de horário, hoje tornadas universais pelos relógios digitais, na forma das abreviações AM e PM, respectivamente.

Setentrional — Vem de setentrião, o nome usado antigamente para designar as regiões que ficam no Norte do planeta. O termo vem do latim septentriones (literalmente “os sete bois de arado”), um dos nomes dados pelos romanos à constelação da Ursa Maior, a qual, com suas sete estrelas principais que giram em torno da Estrela Polar, lembrava um conjunto de bois arando uma extensão de campo".

 III) "Os trópicos são os dois círculos menores da esfera celeste, paralelos ao Greenwich, que assinalam o ponto máximo a que o Sol chega tanto ao Norte quanto ao Sul. Os astrônomos gregos e romanos acreditavam que era dali que o Sol começava a “voltar” em direção ao equador, denominando-os de tropicus, derivado do grego trope, “volta, reviravolta”. O equador, que é o círculo máximo da esfera terrestre, cuja linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, tira seu nome do latim aequator (derivado de aequare, “tornar igual”; pronuncia-se /ecuátor/); é irmão, portanto, de equalizador, equação e equilíbrio. O termo fazia parte da expressão [circulus] equator [diei et noctis], isto é, “círculo igualizador do dia e da noite”, referente ao fato de que, nessa latitude, o dia e a noite têm duração quase idêntica".

 IV) Boreal fica no extremo setentrional. Para os gregos, um dos quatro ventos divinos era Bóreas, que vinha do Norte, trazendo o frio do inverno no seu sopro gelado. Os mitos antigos falam da terra dos hiperbóreos (“muito além do Norte”), um fantástico continente fértil e verdejante que ficaria situado além das neves do Ártico. O nome de Bóreas está presente também em outros vocábulos ligados à meteorologia: borrasca, do italiano burrasca, “temporal trazido pelo vento Norte”, e aurora boreal, ou “luzes do Norte”, o belíssimo fenômeno luminoso que pode ser observado nas proximidades do Pólo Norte.

austral — É o oposto de boreal. Os romanos chamavam de auster o vento quente e seco que sopra do Sul, nome derivado do grego austeros, “seco, quente, áspero”. Os cartógrafos renascentistas admitiam a existência de terras inexploradas no Hemisfério Sul, além da América e da África, registrando em seus mapas a expressão latina Terra Australis Incognita (“terra desconhecida ao Sul). Por isso, quando Matthew Flinders, o explorador inglês, relatou a descoberta das novas terras que hoje formam a Oceania, nada mais lógico que as batizasse de Austrália (literalmente, “terra do Sul”).

 V) "Ártico vem do grego arktos, “urso”, não por causa do urso polar, como pensam alguns, mas pelo mito grego da ninfa Calisto. Seduzida por Zeus, o rei dos deuses, a pobre ninfa foi punida por Artêmis, a deusa da caça, que a transformou numa ursa. Anos mais tarde, numa caçada, o filho de Calisto, que desconhecia o destino da mãe, preparava-se para abater o animal, quando Zeus, inconformado com a injustiça, transformou os dois nas constelações das Ursas, sempre visíveis no Hemisfério Norte, em direção ao Pólo.

A Antártica, o continente gelado do Sul, foi convenientemente batizada como “oposta ao Ártico” (anti + ártico). Esta é a forma universalmente adotada, e também a preferível em nosso idioma; a variante Antártida, bastante usada nos países de língua espanhola, nasce de uma evidente interferência do nome Atlântida". (Moreno C., 2015)

 Estão corretas as afirmações:

A) II, IV e V, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e V.
D) II e III.
E) I, II, IV, V

 

11ª) Analisando a representação das diferentes altitudes e da hidrografia da área mapeada, podemos inferir que nos locais assinalados pelas letras A, B e C temos respectivamente:

 


A) um lago, um topo de morro, um rio.
B) um lago, altitude acima de 100m, nascente de rio.
C) altitude acima de 40 m, nascente de rio, altitude acima de 100 m
D) planície fluvial, altitudes abaixo de 100 m, topo de morro
E) altitude acima de 50m, o topo de um morro, nascente de rio.

12ª) Há também curiosidades interessantes na trajetória da cartografia ao longo dos tempos. Das curiosidades contadas abaixo você saberia identificar as verdadeiras?

 I) Dia 6 de maio é o dia do Cartógrafo, esta data foi escolhida pois o mais antigo registro cartográfico feito no Brasil é de 6 de maio de 1500. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) instituiu neste dia o Dia do Cartógrafo. Foi nesta ocasião que o astrônomo João da frota de Pedro Álvares Cabral determinou a latitude da baía de Cabrália, hoje com o nome de Porto Seguro (BA), local de ancoragem da esquadra portuguesa no ato do descobrimento.

 II) A Ponta do Seixas, localizada na parte leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, é hoje, segundo o IBGE, o ponto continental mais oriental do Brasil e das Américas. E na nascente do rio Moa, no Acre, está o ponto extremo oeste do Brasil, situado na Serra da Contamana ou do Divisor, fronteira do Brasil com o Peru (07° 33' 13" de latitude sul e 73° 59' 32" de longitude oeste).

 III) Com base em dados oficiais, é correto afirmar que os pontos extremos norte e sul do Brasil, com 4.398km entre eles, são o Monte Caburaí, em Roraima (Nascente do rio Ailã), e o Arroio Chuí (aproximadamente 2,7 quilômetros antes de sua foz), no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, o que significa que a conhecida expressão "do Oiapoque ao Chuí", não é mais correta para se referir aos locais extremos ao norte e ao sul do Brasil, levando-se em conta o ponto de vista continental.

 IV) Como o Brasil é grande! A Área total do território brasileiro é de 8.547.403,5 km². A Região Nordeste é a maior das cinco regiões do Brasil, definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma área de 3.853.676,948 km², o que representa 45,25% do território nacional, sendo esta área superior à área da Índia (um dos países mais populosos do mundo) e pouco inferior à União Europeia.

 V) O termo "rosa" vem da aparência dos pontos cardeais da bússola que lembram as pétalas de uma flor. Originalmente esta invenção era usada para indicar as direções dos ventos (o que era conhecido como rosa-dos-ventos), mas os 32 pontos da bússola se originaram das direções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezesseis ventos complementares. Na Idade Média, os ventos tinham nomes geralmente iguais aos dos países mediterrâneos por onde eles passavam como tramontana (N), greco (NE), levante (E), siroco (SE), ostro (S), libeccio (SW), ponente (W) e maestro (NW). Nas cartas portulanos pode-se ver as iniciais destes ventos na ponta das "pétalas" como T, G, L, S, O, L, P, e M.

Os 32 pontos são simples divisões das direções dos quatro ventos (mas os chineses dividiram a bússola em 12 direções principais baseadas nos signos do Zodíaco). Uma das primeiras coisas que os aprendizes de marinheiro ocidentais tinham de fazer era dizer todos os nomes dos pontos cardeais (nome dos pontos). Nomeá-los perfeitamente ("de cor e salteado") era um exercício conhecido na língua inglesa pela expressão "boxing the compass".

 São verdadeiras as afirmações:

A) II, III e V, apenas.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) I e II, apenas.
E) I, II, III e V.

13ª) Sobre um mapa, com escala 1:5.000.000, um cartógrafo demarcou uma APA (Área de Proteção Ambiental) com formato de um quadrado com 5cm de lado. A área da APA mede, no terreno:


A) 62,5km2
B) 625 km2
C) 6,25 km2
D) 6.250 km2
E) 62.500 km2

14ª) A equipe campeã de Voleibol feminino do Brasil se apresentou em Pequim, onde jogou uma partida contra o forte time Cubano, no dia 29 de março, com início às 21h e 30min (horário de Brasília, -3 GMT). Utilizando a informação da localização geográfica de ambas as cidades, a que horas em Pequim (Latitude: 35o N, Longitude: 105o E) ocorreu o início desse tão disputado jogo?


A)02 horas e 30 minutos do dia 30/03
B)7 horas e 30 minutos do dia 30/03
C)12 horas e 30 minutos do dia 29/03
D) 8 horas e 30 minutos do dia 30/03
E)10 horas e trinta minutos do dia 30/03

 

15ª) Observe a configuração em um campo de futebol na hora de um importante jogo de futebol e com a ajuda da Rosa dos Ventos, verifique se alguma jogada levará ao gol.

 

 

A) Bola--> N --> E --> S --> NE --> N --> E

B) Bola --> S --> NO --> S --> O --> N --> NO

C) Bola --> E --> S --> SE --> E --> S --> NE

D) Bola --> SE --> SO --> O --> NO --> N --> O

E) Bola --> SO --> NE--> NO --> O --> S --> O

 

16ª) Quanto às escalas informadas a seguir, podemos afirmar:

1:1.000; 1:50.000; e 1:1.000.000

 I) A escala 1:50.000 é maior que a escala 1:1.000.

II) A escala 1:1.000 é menor que a escala 1:1.000.000.

III) As escalas 1:1.000 e 1:50.000 são menores que a escala 1:1.000.000

IV) Em todas as escalas as feições são representadas com o mesmo tamanho.

A) Todas as afirmativas são verdadeiras
B) Todas as afirmativas são falsas.
C) Somente a afirmativa III é verdadeira
D) As afirmativas I e II são verdadeiras
E) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras


17ª) Observando os mapas de vegetação, clima e ocorrência de dengue em 2008 no Brasil e sobrepondo mentalmente as informações, escolha a alternativa correta.


I- Observa-se a ocorrência de caatinga em uma área de clima tropical Equatorial. Nesta região, no nordeste do país, houve casos de dengue, mas em número não foram os maiores.

II- O Clima tropical central, onde se verifica a ocorrência do cerrado, especificamente em Goiás foram registrados entre 30.001 e 60.000 casos de Dengue.

III- Na Floresta Amazônica, de clima equatorial, podemos constatar na maioria dos estados a ocorrência de até 10.000 casos de dengue

IV- No clima temperado, no sul do país, com formação de Campo, houve mais de 10.000 casos de Dengue.

 

A) Apenas II está correta

B) I,III e IV estão corretas

C) I,II e IV estão corretas

D) Apenas a IV está falsa.

E) Todas estão corretas

 

18ª) Um grupo de estudantes saiu, com seu professor de Geografia, para uma excursão de formatura em alguns estados do Brasil. A viagem iniciou em Santa Catarina, de lá seguiram para o Distrito Federal, para conhecer a capital do nosso país, depois passaram em Pernambuco e seguiram para Belém no Pará. Observe a imagem meteorológica do dia do início da viagem e escolha os ícones que melhor representam as condições meteorológicas dos locais por onde o grupo passou na mesma sequência da viagem.

 

 



19ª) Complete as frases do texto, a seguir, a respeito do esporte Corrida de Orientação que alia a corrida com a interpretação da localização espacial, o que é altamente produtivo em termos de interação da atividade mental e física.

 

A orientação é um esporte que requer habilidades de navegação, utiliza um mapa e uma ______________ para a realização de um percurso previamente definido. O competidor navega de um ponto a outro em diversos tipos de terrenos, geralmente desconhecidos, e, normalmente, se move em alta velocidade. Os participantes recebem um mapa com as características ______________ do terreno (mapa de orientação), especialmente preparado e utilizado para localizar os pontos de controle. O mapa contém muitas informações, inclusive a escala, que é ____________, com a representação das curvas de nível. A atividade de orientação em currículos escolares promove a interdisciplinaridade e integração com várias áreas do conhecimento. No Brasil, há diversas cidades que realizam atividades de orientação no currículo escolar, por exemplo, Rio de Janeiro e Curitiba. Relativamente aos mapas tradicionais, para além da simbologia específica, existe outracaracterística nos Mapas de Orientação que é específica deste desporto: os meridianos dos mapas estão orientados para o _____________________.

 

a) Bússola, Demográficas, Grande, Norte Magnético

b)Bússola, Topográficas, Grande, Norte Magnético

c) Lanterna, Topográficas, Pequena, Norte Verdadeiro

d) Bússola, Temáticas, Pequena, Norte Geográfico

e) Calculadora Científica, Fisiográficas, Média, Sul

 

20ª) Veículo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam a posição do veículo e o caminho a percorrer até um determinado ponto. As afirmativas abaixo mantêm relação com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO:


 

a) Essas tecnologias associam-se aos satélites artificiais.

b) As informações sobre a localização do veículo são transferidas para um mapa digitalizado.

c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido à presença de torres de telefonia.

d) Esse sistema de localização tem como princípio o uso das coordenadas geográficas.

e) A primeira aplicação comercial do GPS para rastreamento de caminhões no mundo foi feita no Brasil em 1992.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário