ATIVIDADE 46
Objeto de Aprendizagem: Demografia da Oceania
Competências da BNCC: EF09GE01 / EF09GE02 /
EF09GE03 / EF09GE04 / EF09GE05 / EF09GE06 / EF09GE07 / EF09GE08 / EF09GE09 /
EF09GE10
Leia o texto e responda
as questões abaixo.
DEMOGRAFIA DA OCEANIA
A princípio, grande
parte do território que hoje corresponde à Oceania era habitada por povos
nativos que, provavelmente, vieram do Sudeste Asiático. Os motivos da migração
desses povos são desconhecidos, mas o fato de o novo continente ter
características climáticas semelhantes às do Sudeste Asiático favoreceu sua
permanência na região. Antes da chegada dos colonizadores europeus a esse
continente, foram feitas algumas expedições científicas para explorar essa
região do Pacífico. Uma das mais importantes e bem equipadas expedições ocorreu
em 1768, sob o comando do cartógrafo James Cook no navio Endeavour, que navegou
até a Nova Zelândia passando pela costa australiana.
Na fotografia ao lado, observamos uma pintura rupestre produzida por aborígines na Austrália, 2017.
No final do século XVIII, a colonização britânica do território australiano foi iniciada com a formação de uma colônia penal para criminosos ingleses. Em seguida, muitos migrantes europeus começaram a ocupar, de fato, o território que corresponde à atual Austrália. Grande parte desses colonos veio da Grã-Bretanha e da Irlanda, portanto o povo australiano apresenta, em sua composição étnica, forte característica anglo-céltica, além da influência aborígine (povo nativo da Austrália).
Os britânicos alegaram que a Austrália era uma terra desabitada: desprezaram a existência dos aborígines e colonizaram esse território até quase a metade do século XX, quando a Austrália conquistou sua independência política. No início do século XIX, em razão da miséria e do desemprego que tomavam conta da Grã-Bretanha, o governo britânico passou a financiar a migração de sua população mais pobre para a Austrália, já que esta necessitava de mão de obra. Na metade deste mesmo século, houve uma grande explosão demográfica na Austrália, desencadeada principalmente pela descoberta de vários campos auríferos na colônia. A exploração das jazidas de ouro favoreceu o surgimento de grandes cidades.
A partir de 1901, a maior parte das terras estava ocupada por fazendeiros e minerado res brancos, que abasteciam o comércio britânico com alimentos e matérias-primas. No período após a Segunda Guerra Mundial, a Austrália recebeu uma quantidade ainda maior de pessoas. Centenas de milhares de refugiados e imigrantes de diferentes países, principalmente da Ásia, chegaram com a esperança de melhores condições de vida e oportunidades de emprego.
Durante todo o período
da colonização europeia, os povos nativos, como os aborígines da Austrália e os
maoris da Nova Zelândia, tiveram seu modo de vida e suas práticas tradicionais
alterados. Além de trazer consigo enfermidades do ocidente, como sarampo, gripe
e varíola, doenças que dizimaram uma grande quantidade de grupos nativos, os
colonizadores forçaram a desocupação dos povos de suas terras, obrigando-os a
migrar para outras regiões.
Representantes aborígines apresentando dança tradicional.
Durante os anos de 1788 a 1900, a população aborígine, que era de aproximadamente 300 mil nativos, foi reduzida para cerca de 50 mil indivíduos. De acordo com pesquisas demográficas recentes, a população aborígine passou a crescer a partir do final do século XX e início do século XXI. Em 2016, calcula-se que existiam, aproximadamente, 649 mil aborígines vivendo na Austrália. As minorias nativas reivindicam o respeito e a preservação de suas tradições culturais.
FONTE: TORREZANI, Neiva Camargo. Vontade de saber: Geografia: 9º ano: ensino
fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. ISBN
978-85-8392-159-2.
1. Quais fatores climáticos favoreceram a permanência dos povos nativos do Sudeste Asiático na região da Oceania?
2. Explique a importância da expedição de James Cook para o reconhecimento do território da Oceania pelos europeus.
3. Como se deu o processo inicial de colonização britânica na Austrália e qual era o objetivo da criação da colônia penal?
4. A composição étnica da população australiana apresenta influências diversas. Cite essas influências e explique como elas se formaram ao longo do tempo.
5. Por que os britânicos alegaram que a Austrália era uma terra desabitada e quais foram as consequências dessa afirmação para os povos nativos?
6. Analise os impactos da migração financiada pelo governo britânico no início do século XIX sobre a demografia da Austrália.
7. A descoberta de jazidas de ouro teve grande influência na ocupação territorial da Austrália. Explique como esse fator contribuiu para o crescimento das cidades.
8. Após a Segunda Guerra Mundial, a Austrália recebeu muitos imigrantes. Quais foram os principais motivos que levaram essas pessoas a migrar para o país?
9. Quais foram os principais impactos da colonização europeia sobre os povos nativos da Oceania, como os aborígines e os maoris?
10. A população aborígine sofreu uma grande redução entre os séculos XVIII e XIX. Com base no texto, explique os fatores que contribuíram para essa queda e como se deu o crescimento populacional a partir do século XX.
11. Observe a tabela e o mapa abaixo
para resolver a questão.
a) Descreva, com os colegas, quais são as áreas que apresentam maior concentração de pessoas na Austrália.
b) Compare os mapas e estabeleça a
relação entre as condições climáticas de algumas áreas da Austrália e sua
ocupação humana.
GABARITO
1. O clima semelhante ao do Sudeste Asiático facilitou a adaptação dos povos nativos à nova região, favorecendo sua permanência.
2. A expedição de James Cook foi uma das primeiras e mais importantes explorações científicas da Oceania, permitindo o mapeamento e reconhecimento da Nova Zelândia e da costa australiana pelos europeus.
3. A colonização britânica começou com a criação de uma colônia penal para criminosos ingleses, com o objetivo de ocupar o território e aliviar a superpopulação carcerária da Grã-Bretanha.
4. A população australiana tem forte influência anglo-céltica, devido à migração de britânicos e irlandeses, além da presença dos aborígines, povos nativos da região.
5. Os britânicos ignoraram a presença dos aborígines para justificar a ocupação do território, o que resultou na marginalização e expulsão dos povos nativos de suas terras.
6. A migração financiada pelo governo britânico trouxe trabalhadores pobres para a Austrália, aumentando a população e suprindo a demanda por mão de obra.
7. A exploração de ouro atraiu muitos migrantes e incentivou o desenvolvimento urbano, com a criação de cidades próximas às jazidas.
8. Os imigrantes buscavam melhores condições de vida e oportunidades de trabalho, especialmente após os conflitos e dificuldades econômicas causados pela guerra.
9. Os povos nativos foram afetados por doenças trazidas pelos europeus, perderam suas terras e tiveram suas práticas culturais modificadas ou reprimidas.
10. A queda populacional foi causada por doenças e expulsões territoriais. O crescimento posterior se deu por políticas de inclusão e maior reconhecimento dos direitos dos aborígines.
11. a) As porções litorâneas,
principalmente no sul e no leste do território.
b) Os alunos poderão perceber que as áreas de clima desértico e semiárido são as menos ocupadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário