quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Atividade 3 de Geografia - 7ª série - Anos Finais - Território e regionalização

ATIVIDADE 3

Objeto de Aprendizagem: Território e regionalização

Habilidades da BNCC: EF07GE02 / EF07GE03 / EF07GE05 / EF07GE06 / EF07GE09 / EF07GE11


1- Analise o mapa e responda:


a) Quais as linhas imaginárias atravessam o Brasil?
 
b) Em qual hemisfério localiza-se a maior parte do Brasil?

2- Observe o mapa abaixo.


a) O Brasil é um país com grandes fronteiras. Afinal, você sabe o que é fronteira?

b) Qual é mais extenso, a fronteira terrestre ou o litoral brasileiro? 

c) Com qual dos países o Brasil tem a fronteira mais extensa?

3- Leia o texto.

A ocupação e a formação do território brasileiro, a partir do povoamento promovido por colonizadores europeus, teve início no século XVI quando grupos de portugueses chegaram, pela primeira vez, em terras que, mais tarde, se tornariam o território do Brasil. Ao desembarcarem, eles encontraram vários povos indígenas que há séculos habitavam essas terras.

a) Porque os primeiros povos que povoaram o Brasil foram chamados de indígenas?

b) Quais os principais povos indígenas habitavam o Brasil?

4- Atribua o século ao processo que ocorrera no Brasil em cada época.

( ) Século XVI
( ) Século XVII
( ) Século XVIII
( ) Século XIX
( ) Século XX

( ) Expansão e ocupação de áreas no interior da colônia em decorrência da intensificação da atividade pecuária. Áreas menos apropriadas para o cultivo da cana-de-açúcar foram progressivamente ocupadas por criações, sobretudo de gado bovino.
( ) Início da ocupação portuguesa da faixa litorânea brasileira, principalmente na região Nordeste do Brasil. Nesse século, o pau-brasil foi intensamente explorado pelos portugueses e teve início a implantação dos engenhos e a produção de açúcar na colônia. Nesse período também estabeleceram-se no Brasil as primeiras vilas e cidades, como São Vicente, Olinda e Salvador.
( ) Nesse século, o Brasil tornou-se independente. O café passou a ser o principal produto agrícola brasileiro. A cultura do algodão na Caatinga e a exploração da borracha na Amazônia também se fortaleceram. Nessa época, ampliou-se a integração entre várias partes do território ocupado.
( ) Início da atividade mineradora no Brasil, quando importantes jazidas de ouro e diamantes foram descobertas no interior do território, principalmente, nas áreas dos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. A mineração provocou o surgimento de núcleos populacionais próximo às minas e impulsionou a expansão da ocupação para o interior do país. Nesse período, a região Amazônica também passou a ser ocupada principalmente pela exploração de produtos nativos da floresta, ou seja, das “drogas do sertão”, como o cacau e o urucum.




GABARITO

1- 
a) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.
 
b) Hemisfério sul.

2- 
a) Toda vez que nos referirmos à fronteira, estamos mencionando uma faixa, ou seja, uma zona do território, geralmente habitada, que se estende ao longo da linha do limite.

b) A fronteira terrestre

c) Com a Bolívia.

3-
a) Nome atribuído pelos colonizadores aos povos que viviam nas terras que comporiam o território brasileiro, antes da chegada dos europeus. Esse nome passou a ser utilizado comumente para tratar desses povos de um modo geral, embora seja importante entender que não se trata de um grupo homogêneo.

b) Tupi-guarani, Jê, Aruaque, Cariba, Cariri, Pano, Tucano, Charrua, Outros grupos.

4- B, A, D, C

Nenhum comentário:

Postar um comentário