quinta-feira, 15 de outubro de 2020

QUESTÕES DE ENEM E VESTIBULAR SOBRE CONCEITOS CHAVES DA GEOGRAFIA (ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR. TERRITÓRIO, PAISAGEM E REGIÃO)

1-  (ENEM 2012)

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

a) política de apropriação efetiva do espaço.

b) econômica de uso de recursos do espaço.

c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

d) natural de composição por elementos físicos do espaço.

e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.


2- A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:

I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.

II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.

III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.

IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa IV.


3- “Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”

PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola.

A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?

a) região

b) território

c) paisagem cultural

d) lugar

e) espaço geográfico


4-Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

A que categoria geográfica refere-se a definição acima?

a) paisagem

b) lugar

c) espaço geográfico

d) região

e) território


5- (UFOP) - Leia o texto a seguir:

[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.

O texto acima descreve um(a):

a) Paisagem.

b) Território.

c) Região.

d) Lugar.


GABARITO

1- E

2- C

3- D

4- E

5- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário