sexta-feira, 26 de março de 2021

PROVA DE GEOGRAFIA SOBRE ENERGIAS - ANOS FINAIS

 Texto Auxiliador

O que são fontes de energia renováveis?

Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.

Exemplos de fontes de energia renováveis são a luz do sol (energia solar), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz), o calor da terra (energia geotérmica) e a biomassa como combustível.

 O que são as energias renováveis?

As energias renováveis são aquelas resultantes de recursos naturais que se renovam, ou seja, que são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.

 Quais são as Fontes Renováveis de Energia e Não Renováveis?

As principais fontes energéticas renováveis são a luz do sol, água dos rios, força dos ventos, materiais orgânicos, força das ondas, força das marés, calor do interior da Terra, além das novas fontes de energias renováveis, como a água salobra, o hidrogênio e a fotossíntese artificial.

 Entre as fontes de energia não-renováveis encontram-se fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural e fontes de energia nuclear como o Urânio e o Tório.

As novas energias renováveis

As novas energias renováveis são: a energia solar, eólica, maremotriz e a bioeletricidade, proveniente da biomassa. Apesar de serem chamadas de novas, essas tecnologias já estão presentes há décadas, porém ainda há muito o que ser desenvolvido.

Novas energias renováveis vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, porém ainda não são aplicadas em larga escala, como a utilização da água salobra, do hidrogênio e a tecnologia de fotossíntese artificial.

 O que são fontes de energia primárias renováveis?

As fontes de energia primárias renováveis têm como principal característica a origem diretamente da natureza. Elas podem ser aproveitadas sem que se esgotem ao longo do tempo, além de surgirem de modo constante como novas tecnologias e formas de produção de eletricidade utilizando recursos naturais.

Alguns exemplos de recursos de energia primários renováveis são o sol, a água e o vento. Eles possibilitam a produção de energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente e tampouco tornam-se esgotáveis. Confira algumas fontes de energia renováveis primárias:

Quais são as fontes de energia renováveis primárias:

·         Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;

·         Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;

·         Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;

·         Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas;

·         Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.

 Quais são as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil?

O Brasil possui as principais fontes de energia, que são as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Novas energias renováveis, como a energia solar e eólica vêm ganhando reconhecimento e seu uso cresce amplamente ano após ano. Estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.

 Energia Solar: A Luz solar como fonte de energia renovável, limpa e sustentável

A energia solar é considerada renovável pois é criada a partir do calor do sol, ou seja, enquanto houver luz solar, esta energia pode continuar a ser usada. Além disso, ela é uma energia sustentável e possui baixo impacto ambiental. Portanto a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa.

 A energia solar é captada quando a energia do sol é convertida em energia elétrica ou usada para aquecer água ou outros líquidos. O potencial da energia solar é tão grande que estima-se que se toda a energia do sol fosse aproveitada seria suficiente para gerar mais de 1800 vezes a energia consumida no mundo.

Energia solar fotovoltaica (FV)

 A energia solar fotovoltaica, fonte de energia renovável, converte a luz solar diretamente em eletricidade usando células fotovoltaicas. Sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em telhados para produzir a energia para o auto consumo, em regiões isoladas e até mesmo em veículos elétricos como barcos e carros movidos a energia solar. A energia solar fotovoltaica também é utilizada em grandes centrais fotovoltaicas para gerar energia limpa para milhares de consumidores.

 

Energia solar térmica

São sistemas de energia renovável que convertem o calor da luz solar em energia térmica. A maioria dos sistemas solares térmicos utilizam a energia solar para aquecimento de água (como o aquecedor solar). No entanto, esta energia limpa e sustentável pode ser utilizada para acionar um ciclo de refrigeração para proporcionar arrefecimento. O calor também pode ser utilizado para produzir vapor, que pode então ser utilizado para gerar energia elétrica utilizando turbinas.

 Energia oceânica: A energia renovável provinda do mar

O oceano oferece várias formas de energia renovável, e cada uma é impulsionada por forças diferentes. Energia a partir das marés e das ondas do mar pode ser aproveitada para gerar energia sustentável, o calor armazenado na água do mar também pode ser convertido em eletricidade através de trocadores de calor.

 Energia das ondas

O movimento de vai-e-vem ou, para cima e para baixo das ondas pode ser capturado e utilizado para gerar energia renovável. Por exemplo, para forçar o ar para dentro e para fora de uma câmara conduzindo um pistão ou girando uma turbina que pode alimentar um gerador de energia elétrica.

 Energia das marés

O aproveitamento da energia das marés envolve aprisionamento de água na maré alta e, utiliza a vazão no período onde a maré está baixando para gerar energia elétrica renovável. É uma forma similar às hidrelétricas. Algumas grandes instalações no Canadá e na França produzem energia renovável suficiente para abastecer milhares de casas.

 Energia térmica oceânica

A energia térmica oceânica é uma fonte de energia renovável energia renovável - energia das marés que usa as diferenças de temperatura entre as águas profundas e superficiais para extrair energia a partir do fluxo de calor entre as duas. Uma estação experimental no Havaí está testando este tipo de tecnologia e pretende um dia produzir grandes quantidades de energia limpa ao custo de tecnologias de energia convencionais.

 Energia oceânica no Brasil

Aqui no Brasil existe o empreendimento energético instalado no Pecém que tem capacidade de gerar 50 kilowatts. Este conceito de geração de energia renovável está sendo expandido e um segundo projeto piloto que está sendo construído na Ilha Rasa, em frente a praia de Ipanema no Rio de Janeiro

 Energia Geotérmica

O calor no interior da Terra produz vapor e água quente que podem ser usados por geradores de energia, como turbinas, para produzir energia elétrica sustentável ou, para outras aplicações de energia renovável, tais como o aquecimento e geração de energia para a indústria. A energia geotérmica pode ser extraída de reservatórios subterrâneos profundos por perfuração, ou de outros reservatórios geotérmicos mais perto da superfície.

 Energia geotérmica no Brasil

No Brasil, a energia geotérmica é utilizada apenas na forma de água aquecida, como no caso dos parques termais de Caldas Novas (GO) e Poços de Caldas (MG) mas ainda não é utilizado para se gerar energia renovável.

 Energia da biomassa:

A biomassa tem sido uma importante fonte de energia renovável desde que as primeiras pessoas começaram utilizar a lenha para cozinhar alimentos e aquecer-se contra o frio do inverno. A madeira ainda é a fonte mais comum de energia de biomassa, mas outras fontes de energia da biomassa também tem sido cada vez mais utilizadas, como resíduos agrícolas e florestais, componentes orgânicos de resíduos urbanos e industriais, gás metano dos aterros e outros. A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade ou como combustível para o transporte e para fabricar produtos que normalmente exigiriam o uso de combustíveis fósseis não renováveis.

 Energia da biomassa no Brasil

Biocombustíveis, tais como etanol, biodiesel e biogás são as principais fontes de energia através da biomassa utilizadas no Brasil. Outras formas de energia renovável por Biomassa já são utilizadas como briquetes para queima e produção de energia, biomassa das algas e outras.

 Energia Hídrica: A água como fonte de energia renovável

A energia hidrelétrica (ou energia hídrica) utiliza a água (fonte de energia renovável) em movimento para gerar energia elétrica. A pressão da água que flui sobre as lâminas de uma turbina roda um eixo e aciona um gerador elétrico, convertendo o movimento em energia elétrica (também chamada de hidroeletricidade).

Essa energia é a tecnologia mais avançada e madura de energia renovável, fornece geração de energia elétrica em mais de 160 países em todo o mundo.

 Energia hidrelétrica no Brasil

No Brasil esta fonte de energia renovável representa 70% da geração de energia do país. As usinas hidrelétricas são divididas em Centrais Hidrelétricas (Usinas maiores que 30MW) e PCHs Pequenas Centrais hidrelétricas (menores que 30MW). A maior usina hidrelétrica do Brasil é Itaipu, com uma potência instalada de 14.000MW.

 Energia Eólica: A energia renovável dos ventos:

energia eólica é gerada através da conversão de correntes de Energia Renovável - Energia Eólica vento em outras formas de energia, usando turbinas eólicas. A energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. As turbinas eólicas convertem a força do vento em torque (força de rotação), o qual é então usado para propulsionar um gerador elétrico para gerar eletricidade. Centrais de energia eólica são conhecidas como fazendas eólicas. Os geradores eólicos são produzidos nas mais diversas potências indo desde alguns poucos Watts de potência até grandes geradores de MWs de potência. No Brasil esta fonte de energia renovável está crescendo cada vez mais e já começa a fazer diferença na matriz energética brasileira, tornando esta mais sustentável e limpa.

 Energia eólica no Brasil

A primeira turbina de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Hoje (2015), esta fonte de energia renovável esta amplamente difundida no Brasil: Temos 254 usinas eólicas instaladas com uma capacidade total instalada de 6.39GW de potência.

 Usinas de Energia Renovável

As usinas de energia renovável vêm ganhando amplo espaço no território nacional, principalmente com a tecnologia de energia solar. As usinas solares possuem uma alta capacidade de captação da luz do sol para a produção de energia luminosa, podendo ser aproveitada para a geração de energia elétrica.

 A energia hidráulica é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil,representando 61% da geração de energia elétrica do país. São divididas em Centrais Hidrelétricas (quando maiores que 30 MW) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (menores que 30 MW).

No Brasil, temos a Usina de Itaipu, que é a maior usina hidrelétrica do território brasileiro, possuindo uma potência de 14.000 MW instalada. Desta forma, o funcionamento dela e das demais usinas ocorre a partir da movimentação das turbinas que operam nas barragens pela força das águas dos rios.

 A energia eólica também possui grande relevância na matriz energética brasileira, sendo cada vez mais difundida em nosso país. Desde 1992, quando a primeira turbina foi instalada em Fernando de Noronha, a energia eólica é utilizada por meio da força dos ventos captada por aerogeradores para a geração de energia. Atualmente nosso país possui mais de 250 usinas eólicas instaladas com capacidade de 6.39 GW.

 FONTE: https://www.portalsolar.com.br/fontes-de-energia-renovaveis.html#:~:text=As%20fontes%20de%20energia%20prim%C3%A1rias,de%20eletricidade%20utilizando%20recursos%20naturais.

 

***************************************************************************************************************

 1- Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. As fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais de energia.

 

São exemplos de energia renováveis:

a)       Petróleo e carvão mineral.

b)       Carvão mineral e urânio.

c)       Plutônio e Gás natural.

d)       Eólica e Solar.

 

2- Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as Falsas.

 (              ) As novas energias renováveis são: a energia solar, eólica, maremotriz e a bioeletricidade, proveniente da biomassa.

(              ) As energias renováveis pesar de serem chamadas de novas, essas tecnologias já estão presentes há décadas, porém ainda há muito o que ser desenvolvido.

(              ) Novas energias renováveis vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, porém ainda não são aplicadas em larga escala, como a utilização da água salobra, do hidrogênio e a tecnologia de fotossíntese artificial.

(              ) Entre as fontes de energia não-renováveis encontram-se fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural e fontes de energia nuclear como o Urânio e o Tório.

 

3- A energia que atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica é chamada de:

 

a)       Eólica.

b)       Solar.

c)       Maremotriz.

d)       Biomassa.

 

4- A geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais, é chamada de:

 

a)       Eólica.

b)       Solar.

c)       Maremotriz.

d)       Biomassa.

 

5- A energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas é chamada de:

 

a)       Eólica.

b)       Solar.

c)       Maremotriz.

d)       Biomassa.

 

 6- A energia que utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos é chamada de:

 

a)       Eólica.

b)       Solar.

c)       Maremotriz.

d)       Biomassa.

 

7- O Brasil possui as principais fontes de energia, que são as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Novas energias renováveis, como a energia solar e eólica vêm ganhando reconhecimento e seu uso cresce amplamente ano após ano. Estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.

 

A maior porcentagem da energia produzida no Brasil provém da:

a)       Eólica.

b)       Solar.

c)       Hidrelétricas.

d)       Biomassa.

 

8- Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as Falsas.

 

(              ) As usinas de energia renovável vêm ganhando amplo espaço no território nacional, principalmente com a tecnologia de energia solar.

(              ) As usinas solares possuem uma alta capacidade de captação da luz do sol para a produção de energia luminosa, podendo ser aproveitada para a geração de energia elétrica.

(              ) A energia hidráulica é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, representando 61% da geração de energia elétrica do país. São divididas em Centrais Hidrelétricas (quando maiores que 30 MW) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (menores que 30 MW).

(              ) No Brasil, temos a Usina de Itaipu, que é a maior usina hidrelétrica do território brasileiro, possuindo uma potência de 14.000 MW instalada. Desta forma, o funcionamento dela e das demais usinas ocorre a partir da movimentação das turbinas que operam nas barragens pela força das águas dos rios.

 

9- São vantagens das energias renováveis:

 

a)       Custo de produção elevado;

b)       Emissão de gases poluentes;

c)       Destinação ineficaz do lixo atômico de usinas nucleares;

d)       São inesgotáveis e limpas.

 

10- São desvantagens da Energia Solar:

 a)       Alto custo.

b)       Um sistema de energia solar fotovoltaica pode reduzir a sua conta de luz em até 95%.

c)       Levando em consideração a vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica, que é maior que 25 anos, a energia solar pode ser 50% mais barata, ou mais, que a energia convencional que você compra da distribuidora.

d)       Um aquecedor solar pode economizar até 70% no gasto com aquecimento de água de uma residência.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário