sexta-feira, 26 de março de 2021

O QUE SÃO FUSOS HORÁRIOS?

 Fuso horário são cada uma das vinte e quatro horas do globo terrestre. Essa divisão de horas foi criada a partir do movimento de rotação da Terra que tem duração de aproximadamente 24 horas. Dessa forma, a circunferência da Terra é de 360º que corresponde a 15º para cada fuso horário. Portanto 1 fuso = 1 hora = 15 graus, tomando como ponto de referência o Meridiano de Greenwich que atravessa Londres, tornando este Fuso o ponto de partida 0 (zero). 

Como a Terra tem 24 horas diferentes, os fusos são divididos de -1 a -12 para o Leste e de +1 a +12 para o Oeste, levando em consideração que para a direita as horas aumentam e para a esquerda as horas diminuem a cada fuso deslocado. Também não podemos esquecer a linha Internacional de Datas que muda o dia, voltando para o dia anterior se a direção deslocada for Oeste, e para o dia seguinte se a direção deslocada for o Leste.

As linhas medianas que definem cada fuso horário, embora sejam regulares nas altas latitudes, podem obedecer os limites territoriais e cada país com o intuito de facilitar a definição de uma hora em comum para várias regiões do globo. Ainda podemos citar alguns países como a Índia que apresenta uma hora fracionada se comparada a hora de ouros países.

O Brasil apresenta 4 Fuso horário diferentes: Fernando de Noronha (-2), Brasília (-3), Manaus (-4) e Acre (-5).

Fonte da imagem: UEL - 2019

Para calcular fuso horário não precisa de grandes equações, basta se atentar ao exemplo logo abaixo e, em seguida, assista a vídeo aula do professor Diego Aragão:

Exemplo 1

Maria mora em Fortaleza no Fuso -3. Se em Fortaleza o Fuso marca 8:00 horas, que horas serão em Johanesburgo no Fuso +2.

Resolução:

Note que Johanesburgo está à direita de Fortaleza, ao Leste. 

Fortaleza -3 ------------------------- +2 Johanesburgo, portanto, as horas irão aumentar, ou seja, serão somadas.

Calcule o (Fuso maior) - (Fuso menor) =  +2 - (-3) = +2 +3 = 5 horas de diferença.

Logo, Johanesburgo está 5horas na frente de Fortaleza, em seguida é só somar:

8 horas de Fortaleza + 5 horas de diferença para Johanesburgo = 13 horas.

Portanto. quando o relógio marcar 8 horas em Fortaleza, serão 13 horas em Johanesburgo. 

Por 

DIEGO JÚLIO CONRADO ARAGÃO 

(LICENCIADO EM GEOGRAFIA - UECE)

(PÓS-GRADUADO EM COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR)

(ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL - UECE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário