segunda-feira, 1 de abril de 2024

Atividade 40 de Geografia - 6ª série - Anos Finais - As Águas Terrestres – Hidrosfera

ATIVIDADE 40

Objeto de Aprendizagem: As Águas Terrestres – Hidrosfera
Habilidades da BNCC: EF06GE03 / EF06GE04 / EF06GE05 / EF06GE09 / EF06GE10 / EF06GE11 / EF06GE12

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

1- Sobre as bacias hidrográficas mundiais analise o fragmento e assinale a bacia correspondente ao texto.

“a mais importante bacia hidrográfica dos Estados Unidos. O aproveitamento para geração de eletricidade é baixo, mas o relevo facilita a navegação e o acesso ao oceano Atlântico com um importante fluxo no transporte de mercadorias. Suas águas também são utilizadas para abastecimento da população e para a irrigação, sendo a agricultura a principal atividade econômica realizada ao longo de suas margens. Consequentemente, a poluição de suas águas por agrotóxicos está entre os principais impactos ambientais verificados na bacia do rio.”

Trata-se do rio:

a) Ganges.

b) Nilo.

c) YangTsé.

d) Mississipi.


2- Sobre as bacias hidrográficas mundiais analise o fragmento e assinale a bacia correspondente ao texto.

“localizada no nordeste da África, é uma indispensável fonte de água e alimento para milhões de pessoas que vivem ao longo de suas margens, principalmente no Sudão e no Egito. As variações no nível do rio ao longo do ano são particularmente importantes, pois as inundações periódicas causadas pelas cheias fertilizam os solos e possibilitam a prática da agricultura em uma região de clima desértico. O rio conta ainda com vários trechos navegáveis e com algumas usinas hidrelétricas para a geração de energia. Essas usinas são importantes para o desenvolvimento econômico da região, mas vêm alterando o regime de cheias e vazantes do rio, gerando impactos ambientais e sociais.”

Trata-se do rio:

a) Ganges.

b) Nilo.

c) YangTsé.

d) Mississipi.


3- Sobre as bacias hidrográficas mundiais analise o fragmento e assinale a bacia correspondente ao texto.

“Chamado de rio Azul, esse rio e seus tributários são de grande relevância histórica e econômica para a China. Boa parte do rio apresenta grau elevado de ocupação de suas margens, marcadas pela presença de cidades, regiões industriais e polos agrícolas importantes. Entretanto, o uso intenso de suas águas para abastecimento da população e para a irrigação de cultivos agrícolas, somado ao desmatamento e à presença de indústrias e áreas urbanas ao longo de suas margens, tem provocado diversos impactos ambientais no rio. Entre os graves impactos podemos citar a poluição de suas águas por agrotóxicos.”

Trata-se do rio:

a) Ganges.

b) Nilo.

c) YangTsé.

d) Mississipi.


4- Sobre as águas subterrâneas marque a alternativa Errada:

a) As águas subterrâneas correspondem a aproximadamente 30% de toda a água doce que compõe as águas continentais. 

b) Essas águas estão distribuídas por grandes extensões do subsolo e atingem profundidades que variam de dezenas até milhares de metros. 

c) Elas formam grandes reservatórios, os quais são chamados aquíferos ou lençóis subterrâneos. 

d) As águas subterrâneas correspondem a aproximadamente 90% de toda a água doce que compõe as águas continentais. 


5- Leia o texto.


O ESGOTAMENTO DO MAR DE ARAL


O Mar de Aral era, originalmente, um importante reservatório de água salgada, mas seu abastecimento era proveniente, principalmente, das bacias hidrográficas de dois importantes rios: o Amu Darya e o Syr Darya. Veja a localização no mapa.

O uso da irrigação é milenar na região do Mar de Aral, onde atuam os climas semiárido e desértico. No entanto, a exploração desenfreada das águas dos rios Amu Darya e o Syr Darya, a fim de ampliar a produção irrigada, gerou prejuízos socioeconômicos e, principalmente, ambientais incalculáveis. O nível do Mar de Aral foi baixando e, atualmente, bancos de sal e água contaminada por agrotóxicos predominam onde antes a atividade da pesca era fonte de alimento e renda para muitas pessoas.

Fonte: Reference atlas of the world. 9. ed. London: Dorling Kindersley, 2013. p. 144-145.


a) O que causou o rebaixamento e poluição no mar de Aral?


6- Leia o texto.


ATERRO SANITÁRIO


O Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública. Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte. [...] O aterro sanitário deve operar de modo a fornecer proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação das águas subterrâneas pelo chorume (líquido de elevado potencial poluidor, de cor escura e de odor desagradável, resultado da decomposição da matéria orgânica), evitando o acúmulo do biogás resultante da decomposição anaeróbia do lixo no interior do aterro. [...] 


COMPANHIA Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 2018. Disponível em: <https://cetesb. sp.gov.br/biogas/aterro-sanitario>. Acesso em: 23 set. 2018.


a) O abastecimento de água em seu município provém de aquíferos? 


b) Você já observou, no município em que vive, alguns dos problemas ambientais mostrados neste esquema e que podem contaminar as águas subterrâneas? O que é possível fazer para evitar que isso ocorra?


7- Podemos afirmar que as águas continentais e oceânicas estão presentes na mesma proporção em nosso planeta? Justifique sua resposta no caderno.


8- Descreva, no caderno, a relação existente entre latitude e temperatura das águas oceânicas.


9- O que são as correntes marítimas? Anote sua resposta no caderno.


10- Observe a bacia hidrográfica no mapa abaixo. Em seguida responda às questões no caderno. 


a ) Identifique o rio principal desta bacia. 


b ) Qual o nome de seus afluentes representados no mapa? 


c ) Em que estado brasileiro está localizada a nascente do rio principal? 


d ) Onde o rio principal deságua? 


e ) Diferencie a nascente da foz de um rio


 

GABARITO

 

1ª Questão

letra D

2ª Questão

letra B

3ª Questão

letra C

4ª Questão

letra D

5ª Questão

Resposta: a exploração desenfreada das águas dos rios Amu Darya e o Syr Darya, a fim de ampliar a produção irrigada, gerou prejuízos socioeconômicos e, principalmente, ambientais incalculáveis. O nível do Mar de Aral foi baixando e, atualmente, bancos de sal e água contaminada por agrotóxicos predominam onde antes a atividade da pesca era fonte de alimento e renda para muitas pessoas.

6ª Questão

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

7ª Questão

Resposta: Não. Possível resposta: as águas oceânicas existem em maior proporção em nosso planeta; elas correspondem a 97% do total de água na Terra, enquanto as águas continentais representam 3%.

8ª Questão

Resposta: A temperatura das águas dos oceanos varia de acordo com a latitude. Em latitudes mais baixas, ou seja, mais próximas à linha do equador, a temperatura da água é maior; e em latitudes mais elevadas, próximas aos polos, a temperatura das águas diminui.

9ª Questão

Resposta: São massas de água com características de temperatura e salinidade semelhantes, que se deslocam em meio aos oceanos.

10ª Questão

a ) rio Jequitinhonha.

b ) Rios Itacambiruçu, Araçuaí, Piauí, São Miguel, São Pedro e São Francisco.

c ) No estado de Minas Gerais.

d ) No oceano Atlântico

e ) Nascente é o local onde o rio nasce e inicia o seu curso. Foz é a parte do rio que deságua em outro rio, lago ou oceano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário