segunda-feira, 11 de julho de 2022

QUESTÕES DE VESTIBULAR E ENEM SOBRE CARTOGRAFIA E ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO

1-  (Unicamp-SP–2018) A figura a seguir exibe uma representação estilizada do mapa do estado de São Paulo. As linhas pontilhadas horizontais e verticais indicam intervalos iguais de longitude e latitude, e o ponto preto representa a cidade de Campinas.


Considere que o Estado de São Paulo está, aproximadamente, entre as latitudes 20° e 25°Sul e entre as longitudes 44° e 54°Oeste. A partir da representação acima, conclui-se que Campinas se localiza entre 

A) as latitudes 24° e 25° Sul.
B) as latitudes 21° e 22° Sul.
C) as longitudes 46° e 48° Oeste.
D) as longitudes 50° e 52° Oeste.

2- (UFRGS-RS–2018) Observe o quadro a seguir.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado a seguir.

Examinando os horários de nascer e pôr do Sol em Porto Alegre, constata-se que o dia aumenta em número de minutos. Isso acontecerá até o dia ........ , quando então começará a decrescer.

A) 10 de fevereiro
B) 21 de março
C) 21 de junho
D) 23 de setembro
E) 21 de dezembro

3- (UFRGS-RS)


Restos de um navio foram localizados nas seguintes coordenadas geográficas: 20° de latitude sul e 10° de longitude leste. Leia os itens a seguir, que contêm possíveis indicações do local do naufrágio do navio.

I. Proximidades da costa oriental da África
II. Setor ocidental do Oceano Índico
III. Proximidades da costa ocidental da África
IV. Setor oriental do Oceano Atlântico

Quais estão corretos?

A) Apenas I e II.
B) Apenas I e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.

4- (UESPI) A Cartografia trata da confecção, produção e disseminação dos mapas e tem uma importância para a Geografia ao auxiliar no estudo do espaço geográfico tanto na localização como orientação. Sobre localização e orientação é correto afirmar que 

A) os povos antigos utilizavam-se dos astros para localização e orientação. 
B) a bússola foi a maior invenção para facilitar a localização e até hoje é o instrumento de orientação mais utilizado. 
C) os rádios, radares e satélites utilizam-se da mesma tecnologia de orientação da bússola.
D) a partir do conhecimento do norte que a bússola proporcionou surgiram os rumos-leste, oeste e sul. 
E) a localização e a orientação na superfície terrestre só foram possíveis a partir do sistema global de posicionamento GPS.

5- (UFMG) Analise este bloco-diagrama, em que estão representados o relevo de uma região, que se caracteriza pela presença de um vale estreito e profundo, e o movimento aparente do Sol, ao longo do dia:



A partir da análise e da interpretação desse bloco- -diagrama, é incorreto afirmar que 

A) o grande vale central, que se estende no sentido dos meridianos, recebe o menor número de horas de insolação da região. 
B) as diferenças de intensidade da insolação, nas várias partes da região representada, se acentuam ao meio- -dia local, quando o Sol está na altura máxima. 
C) as formas e a orientação do relevo, mais do que a latitude, criam importantes variações de insolação na região. 
D) as vertentes orientais recebem os raios solares mais diretamente durante a manhã, enquanto, nas ocidentais, essa incidência ocorre durante a tarde.

6- (UFMG) Observe o mapa.


Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Belo Horizonte a Luz, com a partida marcada para as 15h de um dia ensolarado, na véspera do Natal. Nessa viagem, com duração aproximada de duas horas e trinta minutos, o motorista irá receber mais intensamente os raios solares 

A) de frente e à sua esquerda. 
B) de frente e à sua direita. 
C) pelas costas e à sua esquerda. 
D) pelas costas e à sua direita.

7- (FUVEST-SP–2015) Diz-se que dois pontos da superfície terrestre são antípodas quando o segmento de reta que os une passa pelo centro da Terra. Podem ser encontradas, em sites da Internet, repre- sentações, como a reproduzida a seguir, em que as áreas escuras identificam os pontos da superfície terrestre que ficam, assim como os seus antípodas, sobre terra firme. Por exemplo, os pontos antípodas de parte do sul da América do Sul estão no leste da Ásia.


Se um ponto tem latitude x graus norte e longitude y graus leste, então seu antípoda tem latitude e longitude, respectivamente, 

A) x graus sul e y graus oeste. 
B) x graus sul e (180 – y) graus oeste. 
C) (90 – x) graus sul e y graus oeste. 
D) (90 – x) graus sul e (180 – y) graus oeste. 
E) (90 – x) graus sul e (90 – y) graus oeste.

8- (UFG-GO) Observe as figuras a seguir:


Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a Linha do Equador, ao meio-dia. A figura 2 mostra a incidência do Sol três meses após a situação ilustrada na figura 1. A figura 1 representa o 

A) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
B) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
C) equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
D) solstício de verão no Hemisfério Norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
E) solstício de inverno no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

9- (UERJ) Parece improvável, mas é verdade: o Polo norte magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos. O GLOBO. 08 mar. 2011 (Adaptação). O fenômeno natural descrito anteriormente não afeta os aparelhos de GPS – em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na 

A) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites. 
B) gravação prévia de mapas topográfi cos na memória digital. 
C) programação do sistema com as tabelas da variação do polo norte. 
D) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular.

10- (FMABC-SP–2015) Leia: “A bússola magnética, com as novas cartas [marítimas] e portulanos, abriu o caminho também para a exploração dos oceanos, além do mundo mediterrâneo. Durante a Era das Grandes Navegações, navegadores equipados com boas bússolas ocasionaram uma verdadeira revolução no comércio mundial. Essa revolução mudou o mundo.” ACZEL, A. D. Bússola: a invenção que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 103.


Considerando a forma de funcionamento da bússola e o papel que esse instrumento exerceu na história do mundo é correto afirmar que 

A) mais que mudar o mundo, pode ser dito que a bússola contribuiu para construir um novo mundo, com relações entre áreas continentais antes isoladas umas das outras. 
B) a bússola teve um papel histórico relevante na Era das Grandes Navegações, mas logo a seguir seu papel diminuiu com a chegada de novas tecnologias mais precisas. 
C) antes da bússola, a navegação só era possível no oceano aberto, já que, sem orientação, a navegação em mares estreitos apresentava grandes riscos de acidentes. 
D) a bússola funciona porque o planeta é um magneto gigante que orienta sua agulha, mas foi preciso chegar à era moderna para que o aparelho adquirisse de fato precisão. 
E) na Era das Grandes Navegações, tão importante quanto a bússola foram os portulanos, cartas náuticas desenvolvidas para a navegação atlântica.

11- (Enem) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do Sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

A) Achatamento de suas regiões polares.
B) Movimento em torno de seu próprio eixo.
C) Arredondamento de sua forma geométrica.
D) Variação periódica de sua distância do Sol.
E) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

12- (Enem) Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49° 49’ N, Longitude 23° 49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota. 
KLINK, A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (Adaptação). 

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é 

A) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada. 
B) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes. 
C) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfi co na superfície terrestre.
D) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador. 
E) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

13- (Enem) “Casa que não entra Sol, entra médico.” Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do Sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais 

A) norte / sul. 
B) sul / norte. 
C) leste / oeste. 
D) oeste / leste. 
E) oeste / oeste.

GABARITO:
1- C
2- E
3- E
4- A
5- B
6- A
7- B
8- C
9- A
10- A
11- A
12- C
13- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário