quinta-feira, 21 de abril de 2022

SIMULADO DE GEOGRAFIA COM TEMAS DIVERSOS: URBANIZAÇÃO, CARTOGRAFIA, IDH, ILHAS DE CALOR, MEIO AMBIENTE, TERREMOTOS E CLIMA.

 QUESTÕES DO SIMULADO DE GEOGRAFIA

1- Leia a letra da música e, em seguida, assinale a alternativa que associa corretamente os processos urbanos ao trecho da canção.
 

ENCANTO DA PAISAGEM

Zeca Pagodinho, Nelson Sargento

 Morro, és o encanto da paisagem

Suntuoso personagem de rudimentar beleza

Morro, progresso lento e primário

És imponente no cenário

Inspiração da natureza

Na topografia da cidade

Com toda simplicidade, és chamado de elevação

Vielas, becos e buracos

Choupanas, tendinhas, barracos

Sem discriminação

Morro, pés descalços na ladeira

Lata d’água na cabeça

Vida rude alvissareira

Crianças sem futuro e sem escola

Se não der sorte na bola

Vai sofrer a vida inteira

Morro, o teu samba foi minado

Ficou tão sofisticado, já não é tradicional

Morro, és lindo quando o sol desponta

E as mazelas vão por conta do desajuste social

  
a) No trecho “és chamado de elevação” faz, claramente, referência ao tipo de relevo representado na cidade, sem apresentar similaridade com outras formas topográficas.
b) No trecho “Se não der sorte na bola, vai sofrer a vida inteira”, indica que a única forma de ascensão social é voltada para o esporte tendo em vista que a pobreza não ocorre por falta de oportunidades.
c)  A representação da paisagem urbana de um morro ou comunidade, presente em áreas marginalizadas ou subúrbios, embora tenha passado por pavimentação e urbanização nas últimas décadas, em parte, é explicitada no trecho “Vielas, becos e buracos Choupanas, tendinhas, barracos”.
d) Na última linha, “E as mazelas vão por conta do desajuste social”, indica problemas de urbanização, mas não segregação e exclusão social.
e) No trecho, “Suntuoso personagem de rudimentar beleza, Morro, progresso lento e primário”, é sinônimo de crescimento e inchaço urbano, com técnicas aprimoradas de arquitetura, revelam o ordenamento urbano.

2- Observe o mapa e responda.



A Professora Patrícia reside no início da Av. das Graças, e diariamente realiza visita voluntário no Centro de Reabilitação de idosos, situado na rua Costa Bastos. Com base no mapa assinale o item que indica corretamente o percurso realizado pela professora para chegar ao destino.

a) Partindo em direção ao leste, seguindo ao norte, mudando para leste e voltando para sul.

b) Partindo em direção a oeste, seguindo ao norte, prosseguindo a oeste e finaliza a norte.

c) Partindo em direção a leste, seguindo ao norte, prosseguindo a oeste e finaliza ao sul.

d) Partindo a oeste, seguindo ao sul, prosseguindo ao nordeste e finalizando ao sul-sudoeste.

e) Partindo em direção a leste, seguindo ao norte, prosseguido a noroeste e finaliza a sudoeste.

 

 

3ª (FGG – CH) Observe o mapa sobre IDH mundial. 


 

Levando em consideração os dados referentes para o desenvolvimento das necessidades básica de uma população e, ainda, os dados apresentados no mapa, podemos concluir corretamente que *

A) Argentina e Arábia Saudita, apesar de apresentarem diversos problemas de ordem social, enquadram-se entre os países com o IDH muito elevado.

B) O único país da América do Sul a apresenta o IDH muito elevado é a Argentina.

C) Austrália, Estados Unidos e Canadá apresentam IDH muito elevado em virtude dos altos investimentos empregados em saúde e educação, não apresentam problemas sociais.

D) Brasil, China, Rússia e Índia apresentam baixo médio IDH, tendo em vista que ambos ainda apresentam diversos problemas sociais.

E) Níger, Chade e Sudão apresentam IDH médio em virtude dos problemas de ordem social, cultural e político.

 

4- Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. 

Uma das soluções para atenuar esse fenômeno climático é *



A) a impermeabilização do solo urbano favorecendo a capacidade de absorção de calor.

B) a concentração de edifícios favorecendo o processo de verticalização urbana.

C) diminuição de áreas revestidas de vegetação, minimizando o albedo e o poder refletor de determinada superfície.

D) a poluição atmosférica e a utilização de energia pelos veículos de combustão interna, pelas residências e pelas indústrias.

E) a criação de projetos que viabilizem o plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades, além da criação de parques e preservação de áreas verdes.

 

5- Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. No critério economia, os países desenvolvidos são caracterizados por apresentarem

 

A) pouca ou nenhuma infraestrutura em setores fundamentais como transporte, educação, saúde e saneamento básico.

B) saúde de baixa qualidade e alta taxa de mortalidade, o que faz a expectativa de vida ser baixa. São países instáveis com diversos conflitos sociais internos, corrupção exacerbada, grande desigualdade social, alto índice de desemprego o que alavanca a pobreza.

C) baixíssimo desenvolvimento econômico, social e tecnológico, além de obter IDH muito baixo, com investimentos precários em educação e, por isso, apresentam alta taxa de analfabetismo.

D) alto desenvolvimento econômico, social e tecnológico, elevado IDH, com destaque para um alto nível de escolaridade, grandes investimentos em pesquisa e tecnologia, alta expectativa de vida devido aos grandes investimentos em saúde e baixo índice de pobreza.

E) crescimento econômico elevado apesar de haver problemas sociais moderados, ao mesmo tempo que se desenvolvem tecnologicamente e economicamente, apresentam índices sociais médios, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

 

6- Muitas pessoas não sabem, mas, em alguns casos, o consumo exagerado pode se tornar uma doença, uma espécie de vício: a pessoa consumista só consegue obter prazer ou se sentir bem ao comprar coisas, mesmo que não tenha condições ou utilidade. Compram produtos de forma exagerada, sem ter a necessidade destes, e que muitas vezes nem serão utilizados. O descontrole e a falta de consciência fazem com que a pessoa seja levada pelo impulso da compra e o desejo de suprir suas necessidades, que na maioria das vezes, nem ela mesmo sabe quais são. O limite que separa o consumo exagerado de uma mera extravagancia é o prejuízo que este comportamento causa na vida da pessoa. 

 

 Entre as características de uma pessoa que não adota hábitos sustentáveis, estão: *

A) Reutilizar embalagens e objetos; Separar o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias; Ler os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo; Priorizar produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;

B) Colocar os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram; Planejar as compras de alimentos e de roupas; Compra produtos de produtores locais;

C) Comprar coisas sem necessidade ou utilidade; Comprar coisas que não usa ou o objeto se torna um obstáculo; Gasta mais do que ganha e compra mesmo que não tenha o valor; Sente alivio imediato e momentâneo no momento da compra;

D) Apaga as luzes ao sair dos ambientes; Fechar a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício; Desligar os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;

E) Aproveitar os papéis, utilizando frente e verso das folhas; Reduzir a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo; Optar, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado; Procurar utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;

 

 7- Observe o mapa sobre a ocorrência de chuvas ácidas. 

 

 

É possível inferir corretamente que a maior incidência do processo descrito ocorre em virtude *

A) dos incêndios florestais ocasionado de forma criminosa.

B) do baixo índice de desenvolvimento dos países periféricos.

C) da grande concentração urbana alinhada ao alto processo de industrialização.

D) da variação climática que provoca precipitações de alto volume, principalmente nas áreas tropicais.

E) do aumento considerável de áreas desmatadas preparadas para o agronegócio.

 

8- Leia o fragmento.

 

O “tsunami” que matou, em dezembro de 2004, milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. 

 

Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

A)    estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

B)    têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

C)    resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

D)    representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

E)    demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

 

9- Com relação à dinâmica populacional mundial assinale a alternativa INCORRETA.

a)    População absoluta está ligada a quantidade de pessoas de uma determinada área, mesmo que população total.

b)    Um país povoado está associado a população relativa, ou seja, a distribuição da população por área.

c)    Um povo está sempre associado ao poder de decisão político de uma população, associado a identidade cultural.

d)    Densidade demográfica refere-se à distribuição humana por Km², sinônimo de população relativa.

e)    A população mundial já alcançou a marca de 7,5 bilhões de habitantes e existe uma projeção para 2050 de que a população absoluta mundial não ultrapassará os 8 bilhões.

 

10- Leia o Texto.

 

Tendências globais em fecundidade

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.

Fonte: Population Reference Bureau, 2011.

 

Com base no texto, é CORRETO afirmar que

a)    as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.

b)    a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.

c)    o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar.

d)    a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países.

e)    uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja a evolução não altera a perspectiva econômica de um país.

 

11- Com base na imagem associe corretamente a numeração com as etapas do ciclo hidrológico.

Com base na imagem assinale a alternativa Correta. *

(A) 1- EVAPORAÇÃO, 2-PRECIPITAÇÃO , 3-ESCOAMENTO, 4-TRANSPIRAÇÃO

(B) 1- PRECIPITAÇÃO, 2- EVAPORAÇÃO, 3-ESCOAMENTO, 4-TRANSPIRAÇÃO

(C) 1- PRECIPITAÇÃO, 2- EVAPORAÇÃO, 3-TRANSPIRAÇÃO, 4-ESCOAMENTO

(D) 1-EVAPORAÇÃO , 2- PRECIPITAÇÃO , 3-TRANSPIRAÇÃO, 4-ESCOAMENTO

 

12- ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM MARIANA

O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais. Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.

Inicialmente a mineradora Samarco informara que duas barragens haviam se rompido - a de Fundão e a de Santarém. Porém, no dia 16 de novembro, a Samarco retificou a informação, afirmando que apenas a barragem de Fundão havia se rompido. O rompimento de Fundão provocou o vazamento dos rejeitos que passaram por cima de Santarém, que, entretanto, não se rompeu. As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região.

O rompimento da barragem de Fundão é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.

Ambientalistas consideraram que o efeito dos rejeitos no mar continuará por pelo menos mais cem anos, mas não houve uma avaliação detalhada de todos os danos causados pelo desastre. Segundo a prefeitura do município de Mariana, a reparação dos danos causados à infraestrutura local deverá custar cerca de cem milhões de reais.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana

 

Sobre os impactos socioambientais causados pelo rompimento da Barragem de Fundão assinale a alternativa que não indica uma consequência desse desastre.

(A) Foram espalhadas placas ao longo das praias informando que a água havia ficado imprópria para o banho.

(B) Em dois dias a mancha de lama se alastrou por mais de 15 quilômetros ao norte da foz do Rio Doce e mais sete quilômetros rumo ao sul.

(C) A lama de rejeitos afetou milhares de espécies da fauna e flora marinhas.

(D) A lama reduz os níveis de oxigênio na água, e, à medida que os sedimentos endurecem, podem alterar o curso das correntes e diminuir a fertilidade do solo.

(E) A tragédia não foi um acidente, tampouco fatalidade, mas erro na operação e negligência no monitoramento da barragem.

11- Leia o texto e, em seguida, responda os itens abaixo.

MONTE EVEREST

Coordenadas: 000 000 27° 59' 17" N 86° 55' 31" E

Altitude: 8848 m – Cordilheira do Himalaia

Países: Nepal e China -Continente Asiático

 

O monte Everest ou, na sua forma aportuguesada, Evereste, é a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8 848 metros acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias. A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autônoma do Tibete da China passa no cume. O Everest atrai muitos alpinistas, alguns deles experientes. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste, no Nepal (conhecida como a rota padrão) e outra pela face norte, no Tibete. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Everest apresenta perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, vento, bem como os perigos objetivos importantes, como avalanches. Em 2016, havia bem mais de 200 cadáveres na montanha, sendo que alguns deles chegam a servir como pontos de referência. Os primeiros esforços registrados para alcançar o topo do Everest foram feitos por alpinistas britânicos. Como na época o Nepal não permitia que estrangeiros fossem ao país, os britânicos fizeram várias tentativas na rota pelo lado norte, no território tibetano. Após a primeira expedição de reconhecimento pelos britânicos em 1921 chegar a 7 000 m pela encosta norte, uma expedição de 1922 chegou até 8 320 m, marcando a primeira vez que um humano esteve acima de 8 000 metros de altitude. Uma tragédia atingiu a equipe na descida, quando sete alpinistas foram mortos em uma avalanche. A expedição de 1924 resultou no maior mistério no Everest: George Mallory e Andrew Irvine fizeram uma tentativa de chegar ao cume em 8 de junho, mas nunca mais voltaram, o que provocou debate sobre se eles foram os primeiros a chegar ao topo. Eles haviam sido localizados no alto da montanha naquele dia, mas desapareceram nas nuvens e nunca mais foram vistos, até que o corpo de Mallory foi encontrado em 1999 a 8 155 metros de altitude na face norte da montanha. Em 1953, Tenzing Norgay e Edmund Hillary fizeram a primeira subida oficial do Everest usando a rota sudeste. Tenzing havia atingido 8 595 m no ano anterior como membro da expedição suíça de 1952. A equipe de montanhismo chinesa de Wang Fuzhou, Gonpo e Qu Yinhua fez a primeira ascensão relatada do pico pelo lado norte em 25 de maio de 1960.

 

Suponha que você esteja no alto do Everest, após uma longa escala, que alternativa indica as características corretas do tempo atmosférico e fatores climáticos do local?

a) Área de grande altitude, baixa temperatura, alta pressão atmosférica e clima frio de montanha.
b) Área de grande altitude, baixa temperatura, baixa pressão atmosférica e clima polar.
c) Área de pequena altitude, alta temperatura, baixa pressão atmosférica e clima frio.
d) Área de grande altitude, baixa temperatura, alta pressão atmosférica e clima polar.
e) Área de grande altitude, baixa temperatura, baixa pressão atmosférica e clima frio de montanha.

 

12- Os blocos econômicos, apesar de já terem sido apontados como movimento contrário a Globalização, representam, de fato, mais uma nuance desse processo, ao facilitar as trocas comerciais, a circulação de investimentos, de pessoas e a gestão comum de aspectos de interesse dos países membros, como defesa e o comércio com os países que não fazem parte do bloco. Analise as afirmativas a seguir:

I - O Mercado Comum e a Integração Econômica e Monetária são dois estágios distintos de integração, sendo diferenciado a partir da criação de uma moeda única e de instituições supranacionais responsáveis por coordenar o bloco, presente no segundo. 

II – A União Europeia, bloco mais avançado, concluiu a etapa de integração do Reino Unido, processo que ficou conhecido como Brexit. Os efeitos já são sentidos pelos britânicos, com estimativa de redução das importações de 40% por parte do bloco, que também deixam de ter livre circulação.

III – A União Europeia, apesar do avançado estágio de integração e da importância no comércio mundial, apresenta disparidades internas, representado por países com elevado PIB, a exemplo da Alemanha (US $ 3.8 tri.) e da França (US $ 2.7 tri.) e outros com PIB baixo, como Malta (US $ 14.9 bi) e Chipre (US $ 24.9 bi).

IV – O Mercosul, bloco que integra duas das maiores economias da América do Sul, chegou aos 30 anos em 2021 com diversos desafios, como a suspensão de um membro e disputas entorno da Tarifa Externa Incomum – TEC, envolvendo o Brasil que defende a redução e a Argentina, com posicionamento contrário.

V – O Brasil é o membro do Mercosul que concentra a menor parte das transações comerciais dentro e fora do bloco, sendo responsável por 76,7% de todas as exportações do Mercosul.

 Assinale a alternativa que contém somente itens corretos:

A)    II, IV e V.
B)    I, III e V.
C)    I, III e IV.
D)    II e IV.
E)    I, II e V. 

13- O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, vindo por fim a desaguar no Oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas alcança os 2 863 quilômetros quando medido a partir da nascente geográfica. Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados.

O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1 371 quilômetros de extensão, entre Pirapora (em Minas Gerais) e Juazeiro (na Bahia) / Petrolina (em Pernambuco), e o baixo, com 208 quilômetros, entre Piranhas (em Alagoas) e a foz, no Oceano Atlântico. Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora (em Minas Gerais), Januária (em Minas Gerais), e até mesmo em Carinhanha (na Bahia), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.

As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia, ali inserida, é de apenas 37% da área total. A área compreendida entre a fronteira Minas Gerais–Bahia e a cidade de Juazeiro (na Bahia), representa 45% do vale e contribui com apenas 20% do deflúvio anual. Mesmo quando penetra a zona sertaneja semiárida, consegue manter-se perene, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade, e dos afluentes temporários da margem direita. Tem seu volume d'água diminuto, mas não totalmente, graças ao mecanismo de retroalimentação proveniente de seu alto curso e de afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia. Nesse trecho, o período das cheias ocorre de outubro a abril, com altura máxima em março, no fim da estação chuvosa. As vazantes são observadas de maio a setembro, condicionadas à estação seca.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco

 De acordo com a bacia explicitada no texto assinale a alternativa correta.

A) A bacia mencionada apresenta grande importância hídrica para a região, porém, devido ao severo período de estiagem não favorece a fruticultura.

B) O rio São Francisco apresenta trechos de planaltos e trechos navegáveis que compromete e dificulta a instalação de usinas hidrelétricas por todo seu curso.

C) Por está localizado em um domínio morfoclimático marcado pelo clima semiárido, o rio São Francisco é de característica sazonal ou intermitente.

D) Devido a grande quantidade de usinas hidroelétricas o rio São Francisco não favorece a navegação.

E) Apesar de localizar-se em uma região de clima semiárido, a bacia do São Francisco é considerada a mais importante da Região Nordeste com forte potencial energético, além de favorecer a prática agrícola e o abastecimento hídrico urbano.

 

14- A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

 Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm

 A respeito desse inestimável recurso é coerente afirmar que

 a) existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% da água do mundo é doce, e apresenta-se acessível a utilização humana.

b) a água é fundamental para o planeta e, apesar das primeiras formas de vida surgirem na água, a evolução desses organismos não mais depende desse recurso.

 c) a água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.

d)  por não se distribuir de forma igualitária no globo, havendo regiões que possuem menos e outras mais, a água foi motivo de disputas ao longo da história, porém, com a evolução tecnológica, acabou se tornando acessível a todos.

e)  apesar dos conflitos regionais com relação a água, a previsão para o decorrer do século XXI é o enfraquecimento dos problemas ambientais mediante a tomada de práticas sustentáveis.

15- Uma das soluções para diminuir esse problema é a redução da emissão de poluentes atmosféricos em áreas urbanas. O plantio de árvores e a preservação de áreas verdes também são capazes de amenizar os seus efeitos. A cobertura vegetal, com capacidade natural de refletir e absorver uma parte do calor vindo da radiação solar também pode ser uma ótima alternativa. Outras soluções envolvem a utilização de materiais de construção com menor capacidade de reter calor e métodos de construção como telhados verdes e construções que utilizem cores claras. Superfícies escuras como o asfalto absorvem mais radiação eletromagnética.

 O fragmento acima explicita algumas soluções que auxiliam na redução da(o)s

A) chuvas ácidas.

B) Ilhas de calor.

C) Inversão térmica.

D) efeito estufa.

E) buraco na camada de ozônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário