domingo, 6 de fevereiro de 2022

GLOBALIZAÇÃO - REVOLUÇÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA-INFORMACIONAL

 GLOBALIZAÇÃO

Atualmente, vivemos uma Nova Era do Capitalismo conhecida como Capitalismo Informacional. Esse período revolucionou nossa forma se comportar mediante aos aspectos naturais e sociais, influenciado pela evolução nos meios de comunicação e transporte, essa fase tem possibilitado a integração global como nunca houve antes.

Ao contrário do que muitos pensam, essa integração global começou há muitos séculos atrás, impulsionada pelas grandes navegações do século XVI, países europeus lançaram-se em alto mar em busca de novas rotas comerciais e, assim, criando elos econômicos, sociais e culturais entre nações de vários lugares do globo.

Anos mais tarde, a globalização foi impulsionada pela Revolução Industrial que, a priori, teve início no Reino Unido e, aos poucos, difundiu-se para outros países da Europa, como França, Itália, Alemanha e Bélgica, até atingir outros continentes como a América do Norte. O fato de o homem implementar seu trabalho com o auxílio de ferramentas e posteriormente com máquinas sofisticadas, fez com que modificássemos  nossa forma se comportar com relação ao consumo e as necessidades de alterar o meio. Juntamente  com a Revolução Industrial, surgiu uma nova forma de pensar economicamente e isso alterou a paisagem de cidades e meios naturais como nunca antes havia acontecido. As poluições se tornaram mais constantes, as vegetações foram sendo suprimidas, o ar nas grandes cidades já não era tão puro, a água passou a ser foco de grandes problemas sanitários, doenças foram se aglutinando a realidade dos centros urbanos e, aos poucos, esse espaço concretizou a ideia de desordenamento. 

No começo do Século XX, novas formas de produção se efetivaram, o fordismo reinava com sua produção em massa, e pouco a pouco era adotado como característica de grandes empresas. O consumismo exagerado aliou-se às novas tecnologias da época até os dias atuais e recebeu um grande aliado, a publicidade fortalecida pelo veículos de comunicação. Isso corrobora para um processo em cadeia que começa com a evolução do meios de produção, passa pela disseminação da publicidade ideológica de consumo, entra nos recursos naturais, muitas vezes, causando seu desgaste e culmina nos problemas ambientais gerados por toda engrenagem capitalista de consumo. 

No final do século XX e começo do atual milênio, a informação tem se tornado cada vez mais primordial ao nosso padrão de consumo, os meios de transporte tornaram-se mais sofisticados facilitando e favorecendo a exportação de produtos e mercadorias por todo o globo, o risco de influência cultural em cadeia se tornou cada vez mais evidente, uma vez que as nações desenvolvidas tecnologicamente impõem sua supremacia sobre as nações menos desenvolvidas tecnologicamente, a diversidade se tornou moda e a pseuda igualdade camufla o mundo obscuro da segregação e da desigualdade.

De fato, a globalização trouxe muitas vantagens ao mundo contemporâneo:
  • Intensificou e barateou os meios de transporte e telecomunicações.
  • Possibilitou o surgimento e Uso da Internet (Facebook, whatsapp, Instagram, tik tok, outros);
  • Tornou os meio de transporte mais eficientes (trem bala, aviões a jato);
  • Contribuiu para o surgimento do setor quaternário (Pesquisas, robótica e estudos científicos);
  • Favoreceu a expansão de capitais para obtenção do lucro através das multinacionais;
  • Possibilitou avanços na medicina (transplantes de órgãos, Cirurgias a laser, vacinas em tempo recorde, etc);
  • Promoveu melhorias em infraestrutura (redes ferroviárias e rodoviárias)
  • Gerou a robotização nas industrias, equipamentos eletrônicos, código de barras (QRCODE), moedas digitais, entre outros;
  • Criou facilidades do dia-a-dia como Fast-food e produtos industrializados;
Sem dúvidas a globalização, por meio da integração, revolucionou nossa forma de viver, porém, não devemos esquecer das consequências negativas que ela provocou à sociedade e ao meio. 

Por Diego Júlio Conrado Aragão
Licenciado em Geografia - UECE
Esp. Planejamento e Gestão Ambiental
Pós-Graduado em Gestão Escolar



Nenhum comentário:

Postar um comentário