sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

DINÂMICAS


Teatro sobre as matérias

Organizar representações teatrais pode ser uma ótima alternativa para trabalhar os conteúdos em sala de aula! É uma maneira criativa e divertida de os alunos terem contato com um fato histórico, por exemplo, e gravarem as informações mais facilmente por meio da encenação delas. Peça para interpretarem personagens importantes da história, reproduzirem estilos de vida do passado ou recitarem falas e pensamentos significativos. As peças de teatro também podem ser feitas em outras disciplinas, como biologia e química, mostrando as descobertas nessas áreas de estudo!

Sala de aula invertida

Essa dinâmica permite que os alunos sejam os “protagonistas” da aula. Com a matéria disponibilizada previamente pelos professores, em materiais como vídeos e textos de apoio, os estudantes verificam as informações necessárias e já chegam à sala de aula com as dúvidas e as informações que acham importante compartilhar com os colegas. Ou seja, o andamento da aula será dado pelos alunos! A dinâmica da sala de aula invertida desenvolve o trabalho em equipe e as habilidades de argumentar, já que os alunos devem mostrar seus pontos de vista sobre o assunto.

Ensinar a separar os lixos

Separar um momento da aula para ensinar os alunos a descartar os lixos de maneira correta é uma contribuição significativa para o meio ambiente e para o futuro dos alunos! É possível abordar assuntos relacionados às mudanças climáticas e à preservação da natureza, por exemplo, em disciplinas como biologia e geografia. Apresente materiais interativos que explicam a importância de jogar o lixo nos locais corretos e separar os materiais orgânicos dos recicláveis. Se a escola tiver lixeiras que permitem a separação do lixo, já é um ótimo exemplo, e isso permite que a atividade seja mais dinâmica. Se não, converse com os alunos para criarem um projeto que incentive a instalação delas!

Quem sou eu?

Usando papéis e adesivos, escreva palavras que tenham relação com o conteúdo que está sendo trabalhado em uma disciplina, como personagens famosos ou até processos biológicos. O aluno deve grudar o papel em sua cabeça, sem olhar o que está escrito nele, e tentar descobrir quem ele é com as dicas que os colegas darão.

Bola no polegar

Escreva várias perguntas sobre o conteúdo que está sendo estudado em uma bola ou cole papéis nela. Reúna os alunos em um círculo e jogue a bola para um. Quando um aluno pegá-la, ele deve responder a questão que está embaixo do seu polegar direito. Continue o jogo passando a bola para os colegas da turma e encerre quando todas as perguntas forem respondidas!

Verdade ou consequência

Os alunos devem fazer um círculo no chão e uma garrafa deve estar no centro. Sorteie alguém para girar a garrafa e a pessoa que for apontada pelo bico dela deve escolher “verdade” ou “consequência”. Na “verdade”, a pessoa para quem o fundo da garrafa está apontando deve fazer uma pergunta relacionada ao conteúdo da disciplina. Mas se a pessoa escolher “consequência” ou errar a resposta, ela será desafiada a pagar uma prenda escolhida pelo aluno responsável por fazer a pergunta inicial.

Jogo da mímica

Divida a sala em dois grupos. Um participante de uma equipe deve escolher uma palavra para a outra, relacionada com o tema que está sendo trabalhado na disciplina. O participante que sabe a palavra deve ficar no centro ou na frente da sala e fazer uma mímica para o seu grupo adivinhar o que é. Vá alternando os grupos e dê a oportunidade de todos participarem dessa atividade, que estimula a transmissão de pensamentos e emoções com os gestos. O grupo que mais acertar ganha!

FONTE: https://www.dombosco.com.br/noticias/7-dinamicas-para-os-professores-realizarem-em-sala-de-aula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário