Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2021

SIMULADO DE GEOGRAFIA SOBRE INDUSTRIA, ENERGIAS, POPULAÇÃO, URBANIZAÇÃO E ESPAÇO AGRÁRIO.

 1ª) (FGG-CH.2021) “A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.”

Disponível em: 

https://grupopreve.com.br/noticias/importancia-da-geografia#:~:text=A%20Geografia%20tem%20como%20objetivo,manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20vida%20em%20sociedade.

 Nesse sentido, a geografia assume um papel importante na sociedade

A)      tendo em vista, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive, porém, é incapaz de fazer projeções para o futuro.

B)      pois o espaço geográfico é definido apenas pelos processos humanos e suas consequências sobre o meio, desconsiderando os aspectos naturais e suas implicações.

C)      principalmente através da geografia humana que estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais, bem como suas implicações sobre o meio

D)      por meio da geografia humana que estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, dividindo-se em categorias que englobam clima, relevo, cartografia, hidrografia, meio ambiente, entre outros.

E)      pois os aspectos naturais não influenciam no trabalho nem na produção antrópica e suas implicações são irrisórias na construção do espaço geográfico.

 

2ª) (FGG-CH.2021) Analise as proposições e assinale a alternativa correta.

 

I- Mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas.

II- Indústrias que produzem papel e celulose, produtos químicos, borracha, plásticos, componentes elétricos e eletrônicos.

III- Automóveis, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

IV- Indústrias de alimentos, têxtil, farmacêutica e cosméticos.

 

A)      Em ( I ) são destacadas as indústrias de transformação que fornecem as mercadorias ao consumidor final.

B)      Em ( II ) estão representados os produtos semiacabados produzidos pelas indústrias de bens intermediários que abastece outros seguimentos industriais.

C)      Na proposição ( III ) estão destacados os produtos de bens de consumo não duráveis que chegam ao consumidor final.

D)      Em (IV) estão destacados os produtos de bens de consumo duráveis que chegam ao consumidor final.

E)      Na proposição ( II ) podemos identificar produtos produzidos pelas indústrias extrativas ou de base.

 

3ª) (FGG-CH.2021) Com base nas formas de produção Toyotismo e Fordismo, assinale a alternativa ERRADA.

A)      O Fordismo, criado por Henry Ford, tem como foco a produção em massa, por meio do uso e auxílio das máquinas. Além disso, dentro dele a lei é cultivar estoques, de modo a ter todo o produto a pronta entrega.

B)      No Toyotismo, por sua vez, a produção só começa a partir da demanda do cliente, o que evita os estoques e o desperdício de dinheiro

C)      No Fordismo o trabalhador conhece apenas uma função, no Toyotismo ele tem que saber de todo o processo do produto, ou seja, mão de obra multifuncional.

D)      O lema “Just In Time” se aplica à produção daquilo que é necessário, “apenas no tempo certo”, visando a qualidade do produto acima de tudo, bem como a maior satisfação dos clientes.

E)      Tanto o Fordismo como o Toyotismo, são modelos de produção ultrapassados, haja vista que foram desenvolvidos no século passado e, hoje, foram substituídos totalmente por outras formas de produção que acompanharam a evolução tecnológica informacional.

 4ª) (FGG-CH.2021) A imagem abaixo representa uma forma de energia renovável utilizada há muito tempo pela sociedade. Seu uso é a principal fonte energética do Brasil. Cerca de 60% da energia elétrica do território nacional advém dessas usinas, deixando 40% para outras formas de produção de energia. Isso se dá em virtude da grande quantidade de rios em todo o país. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta vantagens socioambientais de sua produção.

 


 

A)      Toda a área escolhida para a construção da usina precisa ser alagada, desapropriando os habitantes e acabando com a vegetação. O rio que provocará o alagamento tem seu fluxo modificado, o que pode alterar os níveis de oxigênio na água. Dito isso, a vegetação que cresce perto de suas margens é prejudicada.

B)      Embora a usina por si só não produza gases poluentes, a vegetação submersa após o alagamento gera um alto nível de metano enquanto decompõe. A concentração de água no reservatório provoca mudanças climáticas, alterando os regimes de chuva. Ademais, nos períodos de seca, ou seja, de baixo nível de água no reservatório, a produção energética cai, aumentando o preço pago pelo consumidor final.

C)      O desmatamento causado pela instalação das usinas hidrelétricas pode gerar desequilíbrios ecológicos, prejudicando a vida animal da região. O nível do reservatório pode variar não só com as épocas de chuva, mas também com a demanda energética. Assim, não apenas a vida terrestre é prejudicada, como também a vida aquática, de forma que as espécies de peixes e de plantas aquáticas do local são perdidas.

D)      Este tipo de usina não produz dióxido de carbono (CO2), ao contrário de outros tipos, como a usina termelétrica, que emitem inúmeros gases poluentes e subprodutos tóxicos. A água é uma fonte limpa e renovável e, embora os custos com a manutenção da usina sejam muito altos, o custo com a água é nulo.

E)      Entre suas características podemos citar: a realocação da comunidade local, o desmatamento, a produção de metano pela vegetação submersa que entra em decomposição, as mudanças climáticas e no regime de chuvas, a alteração do curso e do nível dos rios, prejudicando a vida aquática, o aumento do preço para o consumidor final em períodos de seca, a instabilidade no ecossistema, podendo destruir a fauna e a flora regional.

 

 5ª) (FGG-CH.2021) Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade. Sobre essa matriz energética é correto inferir que

A)      só passou a ser explorado em meados no século XX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel, se destacando como energia renovável.

B)      O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo, por isso, é considerado uma biomassa.

C)      Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o petróleo constitui uma mistura de hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio) que se encontram em estado líquido o que inviabiliza seu uso na indústria.

D)      Atualmente os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque, Emirados Árabes e Venezuela. O Brasil não possui reserva de petróleo por não abrigar bacias sedimentares.

E)      O petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria prima para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros.

 

6ª) (FGG-CH.2021) Abaixo seguem algumas características demográficas:

·         Culpa as desigualdades sociais e a concentração de renda pela existência da fome e outros problemas sociais.

·         O problema do aumento populacional é devido à falta de investimentos sociais

·         Solução: Investimentos governamentais em políticas públicas como saúde e educação.

 

A alternativa que corresponde a teoria demográfica apresentada nos tópicos é:

A)      Malthusiana.

B)      Neomalthusiana.

C)      Reformista.

D)      Ecomalthusiana.

E)      Apocalíptica.

 

7ª) (FGG-CH.2021) Sobre os fluxos populacionais mundiais e, de acordo com as imagens abaixo é possível inferir corretamente que

 


A)      São antagônicas, uma vez que o tipo de migração realizado na imagem 1 não influencia na imagem 2.

B)      São complementares pois a migração realizada na imagem 1 é uma das causas dos grandes inchaços urbanos.

C)      Não se complementam, pois, o processo de inchaços urbanos é típico de países desenvolvidos, e o êxodo rural é típico de países subdesenvolvidos de economia primária.

D)      que a imagem 1 reflete as migrações pendulares típicas de grandes cidades.

E)      A migração representada na imagem 1 é de característica sazonal e espontânea de pessoas buscam a tranquilidade dos grandes centros urbanos.

 

8ª) (FGG-CH.2021) Com base no processo de urbanização e suas principais características e ainda conforme seu processo histórico assinale o que for coerente.

A) Trata-se da transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanizados influenciado por fatores atrativos, portanto, exclui-se êxodo rural.

B) Existem relatos de cidade que datam 4mil anos a.C. como Suméria (Mesopotâmia), Assíria, Babilônia, na China e no Egito, retratando os moldes das cidades contemporâneas.

C) A maioria das cidades antigas apresentavam alto índice populacional como Roma, a maior parte da população vivia nas áreas urbanizadas.

D) O processo de urbanização foi intensificado com a 1ª Revolução Industrial (Inglaterra – séc. XVIII), mas apenas no séc. XIX teve mais de 50% da população vivendo nas cidades, sendo o primeiro país a se urbanizar.

E) Durante a Revolução Industrial, século XVIII na Inglaterra, as cidades tiveram o papel meramente coadjuvantes, por isso, cresciam de forma lenta e organizada.

 

9ª) (FGG-CH.2021) O constante deslocamento em busca de novas áreas férteis, caracterizada pelo uso de mão de obra familiar, onde a agricultura se desenvolve em áreas de matas, florestas e campos naturais, onde ocorre a aplicação de técnicas como a derrubada e a queima da vegetação, prática que leva o solo à exaustão e perde sua fertilidade, é conhecida como:

 

A)      Agricultura Itinerante.

B)      Agricultura intensiva.

C)      Agricultura de Jardinagem.

D)      Plantations.

E)      Agronegócio.

 

10ª) (FGG-CH.2021) A prática que consiste na utilização de mão de obra assalariada e qualificada (engenheiros agrônomos, veterinários e outros) apresenta um amplo aparato tecnológico (máquinas e sistemas computadorizados) com a utilização de técnicas modernas (biotecnologia) que favorecem a alta produtividade, visando um amplo mercado externo consumidor, é chamada de

 

A)      Agricultura Itinerante.

B)      Agricultura de subsistência.

C)      Agricultura de Jardinagem.

D)      Plantations extensivos.

E)      Agronegócio.

 

11ª) (FGG-CH.2021) Você já ouviu falar em Plano Diretor? Não faz ideia do que se trata? Caso não saiba mesmo, é bom ler este artigo, já que ele pode fazer toda a diferença para o futuro da sua cidade. Para que ofereça qualidade de vida para todos, o ideal é que uma cidade cresça de maneira equilibrada, com definições prévias acerca das prioridades do município e das destinações de uso de seu território. É para esse fim que foi criada a exigência de elaboração do Plano Diretor. Trata-se do documento-base de orientação da política de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O Plano Diretor está previsto na Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade. Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor, o que engloba boa parte dos municípios e população brasileiros.

 Disponível em: https://www.politize.com.br/plano-diretor-o-que-e/

 Suponha que você tenha que projetar uma cidade planejada para uma quantidade específica de pessoas com necessidades e características específicas. Como você construiria esse projeto de modo que a cidade crescesse com o mínimo de problemas possíveis e de forma ordenada?

 Obs: A resposta deve ser contextualizada e bem esplanada pensando nos anseios da população como todo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GABARITO DA 10ª (RESPOSTA PESSOAL)

A minha cidade seria construída de forma ordenada e planejada é necessário investimentos públicos e privados nos diversos setores da economia. Tais investimentos devem ser incorporados ao Plano Diretor que buscar organizar de forma equilibrada e eficiente o crescimento urbano através de projetos ambientais, conscientizando a população e dando o destino correto aos resíduos sólidos, combatendo os congestionamentos e a poluição atmosférica através de projetos que incentivem o uso de transporte coletivo, reduzindo a pobreza através de investimentos em educação, saúde e emprego, além de investir em conjuntos habitacionais visando a diminuição das moradias em áreas de risco, dentre outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário